É licenciada em Filosofia pela Universidade de Coimbra, mas foi durante os 12 anos em que trabalhou no setor farmacêutico que Helena Rodrigues adquiriu competências de gestão, marketing e consultoria, não só no dia a dia profissional, mas também com mestrado em Marketing e uma especialização em Estratégia e Gestão de Grandes Contas. O seu percurso enquanto empreendedora iniciou-se em 2013, ao fundar a Think Strategic, prestando serviços de consultoria a empresas dos mais variados setores, como a Chefs Agency, o Grupo Your ou ainda a Merck. Desde a sua criação até início de 2016, a Think Strategic existiu para alguns projetos pontuais e só em 2016 é que Helena Rodrigues, juntamente com mais dois colaboradores, decidiu torná-la mais do que um projeto. Ainda assim, em apenas dois anos, conseguiu fazer com que a empresa crescesse de três para 23 pessoas. Finalmente, em 2017, a Think Strategic passou a ter a marca comercial AllBy, como é hoje conhecida e da qual Helena Rodrigues é CEO, e passou a abranger quatro diferentes áreas de negócio: Arquitetura, Consultoria, Captação de Investimento e Criatividade.
Em paralelo é Chapter Chair da Women Presidents’ Organization em Portugal desde 2016, uma organização com a missão de acelerar o crescimento dos negócios, aumentar a competitividade e promover a segurança económica das empresas que têm mulheres na sua presidência, e venceu o prémio Enterprising Women Of The Year em 2018. “Pertenço a várias organizações nacionais e internacionais de mulheres empresárias e a nomeação veio por uma delas, a United Sucess”, refere Helena Rodrigues, que venceu na categoria “até $1 milhão de receita anual”.
Na Conferência Empreendedorismo Feminino, Helena Rodrigues irá partilhar a sua história de empreendedorismo na mesa redonda O sucesso não cai do céu: da luta ao crescimento. “Tudo aquilo que nos permita chamar a atenção para o trabalho real e excecional que muitas empresárias fazem no nosso país é uma mais-valia. Digo “real” porque falamos em mostrar o trabalho de empreendedoras e empresárias, as dificuldades que têm e como é que as superam e acho que podem servir como role model para outras mulheres que queiram seguir o mesmo caminho”, salienta Helena Rodrigues, que retira da sua experiência enquanto empreendedora uma grande lição. “A empresa que tenho hoje não foi o primeiro projeto que desenvolvi, houve outros que criei e que correram bem, outros menos bem. Daqueles que correram menos bem, aprendi a dosear aquilo que fazemos, no timing em que é feito. É preciso gerir muito bem e dosear a informação que passamos quando desenvolvemos os nossos próprios projetos”, conclui.
A Conferência Empreendedorismo Feminino realiza-se a 21 de março, entre as 9h e as 13h, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa
Conheça o programa e garanta já o seu lugar aqui.
PROGRAMA
9h15 BOAS VINDAS
De jornalistas a empreendedoras: o que aprendemos em 4 anos
Isabel Canha e Maria Serina, fundadoras do Executiva.pt
9h30 TALKS
9h30 A situação e os desafios do empreendedorismo no feminino
Teresa Fragoso, presidente da CIG
9h45 O novo mundo do trabalho: como recrutar as pessoas certas
Carla Rebelo, diretora-geral Adecco Portugal
10h00 Os segredos de um bom plano de negócios
Bárbara Barroso, fundadora Money Lab
10h15 Os aspetos legais que deve saber antes de criar a empresa
Ana Sofia Baptista, sócia Abreu Advogados
10h30 O que deve, e não deve, esperar dos investidores
Isabel Neves, presidente Lisbon Business Angels Club
10h45 Co-creating your business
Diogo Romão, CEO Monday
11h00 COFFEE BREAK
11h30 MESA REDONDA
O sucesso não cai do céu: da luta ao crescimento
Helena Vieira, fundadora e CEO UAU Homes
Filipa Munoz de Oliveira, fundadora e CEO Wink
Margarida Almeida, fundadora e CEO Amazing Evolution
Sara do Ó, fundadora e CEO Grupo Your
Helena Rodrigues, fundadora e CEO AllBy
12h30 FIM