Biblioteca Executiva: Livros para inspirar e incentivar à mudança

A experiência dos outros permite-nos aprender com os seus erros e conquistas, mas também refletir sobre se estamos a fazer tudo o que podemos para alcançar os nossos objetivos, de carreira e de vida. Os livros da Biblioteca Executiva reúnem entrevistas, conselhos, histórias reais capazes de a ajudar a dar um passo em frente na sua vida e na carreira.

Quando idealizámos a Executiva como meio de dar palco a mulheres capazes de inspirar outras mulheres decidimos que as levaríamos até si através do site, mas também através de eventos e de livros. Cada um destes meios tem as suas virtudes e limitações, mas não há dúvida de que os livros têm uma grande vantagem: estão sempre à mão.

A prova de que não estamos enganadas é o sucesso dos livros que temos publicado com a chancela da nossa editora Redcherry, dois estão esgotados, um vai na 4,ª edição e outro já alcançou a 2.ª edição. Em Novas Lições de Liderança de CEO Portuguesas, O Sucesso Não Cai do Céu e Best of Executiva tem a oportunidade de aprender com a experiência de outras mulheres, não precisando de passar por o que elas passaram para retirar as mesmas lições, ao mesmo tempo que percebe que talvez não seja tão diferente das que lideram empresas. Também elas têm sonhos e receios, têm de tomar decisões difíceis e por vezes erram, como qualquer pessoa. Também elas enfrentam desafios diários como profissionais, como mulheres, como mães, como filhas e, ainda assim, seguem em frente, não apenas pelo desejo de chegarem aos lugares que ambicionam e merecem, mas também pela vontade de contribuir para tornar o mundo melhor. Nestes livros tem acesso aos seus percursos de carreira, contados pelas próprias, sem esconder nada na manga. São entrevistas francas com a missão de dar ferramentas e inspiração às mulheres que as leem.

Como Chegar a Líder, Storytelling para Líderes e Segredos dos Melhores Profissionais são livros sem género, capazes de motivar mulheres e homens a serem melhores e a darem o seu máximo a cada dia.

Saiba mais sobre cada um deles e, se quiser, pode adquiri-los aqui.

Novas Lições de Liderança de CEO Portuguesas

Lições de liderança de dez conceituadas líderes empresariais portuguesas. Um grupo restrito de mulheres das mais variadas áreas de negócio que gerem equipas talentosas e de alto desempenho, orçamentos milionários e marcas reputadas. Ao longo das conversas com Carla Rebelo, diretora geral do Adecco Group, Carmo Sousa Machado, chairman da Abreu Advogados, Clara Raposo, presidente do ISEG, Cristina Campos, presidente do Grupo Novartis, Cristina Rodrigues, administradora delegada da Capgemini, Dulce Mota, CEO do Montepio, Marta Carvalho Araújo, CEO da Castelbel, Paula Panarra, country manager da Microsoft, Ruth Breitenfeld, vice-presidente da Cepsa e Vera Pinto Pereira, administradora executiva do Grupo EDP, partilham-se experiências, revelam-se desafios, transmitem-se conselhos e antecipam-se soluções que são muito valiosas para todas as mulheres que ambicionam construir uma carreira de sucesso.

Em Novas lições de liderança de CEO portuguesas vai ficar a saber como é que estas executivas chegaram aos cargos que hoje ocupam, como ultrapassaram os momentos mais difíceis, como se destacaram entre os melhores, em que pensaram diante de cada novo desafio, como lidam com os erros e o que valorizam nas pessoas que recrutam.

Este não é um livro apenas para quem tem como objetivo um cargo de CEO, mas para todas as mulheres que ambicionam ser sempre melhores nas suas carreiras. Conversas francas, com conselhos muito práticos para as mulheres com talento e ambição que querem conduzir as suas carreiras ao nível seguinte.

 

O Sucesso Não Cai do Céu

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino e de inspirar e dar ferramentas à próxima geração de mulheres de negócios, pedimos a 10 empresárias ou empreendedoras que desvendassem o segredo do seu êxito. Nestas entrevistas, partilham os fatores que as catapultaram para o topo do empreendedorismo feminino em Portugal, e também quais foram as principais dificuldades que enfrentaram e como as ultrapassaram, os erros cometidos e o que aprenderam com eles. Ao longo destas dez conversas desfiam-se experiências, transmitem-se conselhos e antecipam-se soluções muito valiosas para todas as mulheres que ambicionam lançar um negócio de sucesso.

As entrevistadas são de áreas de negócio diferentes, para que os seus conselhos tenham mais ampla aplicabilidade, e elucidam em particular uma área da criação e desenvolvimento do negócio:

  • Negociar com investidores, Cristina Fonseca, Talkdesk
  • Criar uma rede de lojas, Filipa Munoz Oliveira, Wink
  • Dar a volta ao negócio da família, Ana Paula Rafael, Dielmar
  • Criar uma marca de luxo, Maria Cunha, Josefinas
  • Trabalhar com os mais exigentes, Sónia Calado, DRT Moldes
  • Superar um fracasso, Helena Vieira, Bioalvo
  • Brilhar numa rede de franchising, Regina Alves, McDonald’s
  • Empreender nos Estados Unidos, Daniela Braga, DefinedCrowd
  • Construir um grupo de empresas, Sara do Ó, Grupo Your
  • Crescer à sombra dos grandes, Virgínia Abreu, Crispim Abreu

 As autoras, fundadoras e diretoras da Executiva.pt, não se furtaram a partilhar a sua experiência enquanto empresárias, revelando as 12 lições que aprenderam desde que criaram o site.

 

Como Chegar a Líder – 600 Conselhos de Carreira (Vindos de Quem Sabe)

Convidámos 62 profissionais para colaborar neste livro Como Chegar a Líder – CEO, gestores, empresários, empreendedores, especialistas em Recursos Humanos, coaches e académicos -, criteriosamente selecionados para que os seus contributos sejam uma mais-valia para a nova geração que ambiciona chegar à liderança das empresas, sem perder de vista o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional.

Numa linguagem muito direta e objetiva, os textos estão recheados de conselhos muito práticos para que, num primeiro momento, provoquem a reflexão e, de seguida, incentivem à ação.

Um guia útil para quem está a dar os primeiros passos no mundo do trabalho, mas também para os mais experientes que procuram a forma mais equilibrada de ter sucesso. Pode ver os temas aqui.

 

Best Of Executiva 2015-2020

Pretende inspirar e incentivar as mulheres que ambicionam chegar a funções de maior responsabilidade na carreira. Com estes testemunhos, as leitoras ficam a conhecer alguns dos desafios que é necessário enfrentar, como se ultrapassa o medo e a dúvida em momentos-chave, como se lideram e motivam equipas, como se lida com o erro, como se conquista visibilidade dentro e fora da empresa, e como é possível manter o equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar.

Esta é uma edição premium que celebra o 5.º aniversário do site Executiva, preparada a pensar em todas as mulheres que nos têm seguido ao longo destes cinco anos.. Reunimos em 200 páginas conteúdos que estão dispersos no site, e alguns em livros por nós editados, e que ficam assim na sua mão para serem mais fáceis de ler e para poder voltar a eles sempre que precisar de inspiração. O Best of Executiva 2015-2020 é uma edição para guardar e também para oferecer.

 

Storytelling para líderes

Este livro reúne 18 histórias reais comentadas, que ajudam os líderes a transmitir mensagens relevantes como a importância de ter um propósito, como a concorrência nos torna melhores, ou sobre a importância de ter objetivos claros para atingir as metas, ajudando a inspirar os seu liderados.

Escrito por Isabel Canha com Carminda Canha é um livro indispensável para líderes, gestores, académicos, formadores, coaches e todos os interessados pela Gestão e Liderança, mas que também será uma poderosa inspiração no seu dia-a-dia. Ao longo das suas 112 páginas encontrará lições exemplares de estratégia, adaptação cultural, inovação, gestão de tempo, carreira internacional, síndrome do impostor, organização pessoal, liderança, motivação, enviesamentos, entre muitas outras.

 

Segredos dos Melhores Profissionais

O que faz com que umas pessoas se distingam e outras não?  É sorte? Talento? Persistência? 

Este livro faz um levantamento das competências, estratégias e (bons) hábitos para aprender com os melhores. Entrevistámos 52 pessoas, entre cientistas, músicos, gestores, humoristas, empreendedores, artistas, professores, desportistas, bloggers e chefs de cozinha.

Soledade Carvalho Duarte, managing partner da Transearch . Rui Veloso, músico . Rui Nabeiro, fundador da Delta . Rodrigo Leão, músico . Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio . Pedro Pina, gestor na Google . Paulo Furtado aka The Legendary Tigerman, músico . Paula Rego, artista plástica . Onésimo Teotónio Almeida, professor  . Olga Roriz, coreógrafa . Octávio Mateus, professor paleontólogo . Nuno Bernardo, autor e realizador . Maria Manuel Mota, cientista . Maria do Carmo Fonseca, cientista . Maria de Fátima Carioca, dean da AESE . Marcelino Sambé, bailarino . Manuel Aires Mateus, arquiteto . Ljubomir Stanisic, Chef . Kees Eijrond, restaurateur e hoteleiro . José Rodrigues dos Santos, jornalista e escritor . José Mourinho, treinador . José Moura, professor aposentado . José Avillez, Chef . Joaquim de Almeida, ator . João Garcia, himalaísta . Joana Vasconcelos, artista plástica . Joana Marques, humorista e guionista . Joana Astolfi, designer e arquiteta . Isabel Stilwell, jornalista e escritora . Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome Lisboa . Inês Santos Silva, managing partner da Aliados Consulting . Inês Lima, diretora-geral da McDonald’s  . Hugo Veiga, diretor criativo global da AKQA . Herman José, humorista e entretainer . Helena Sacadura Cabral, economista e escritora . Elvira Fortunato, cientista . Elisabete Jacinto, piloto todo-o-terreno . Eduarda Abbondanza, fundadora e presidente da ModaLisboa . Domitília dos Santos, executive director e gestora de portfólios em Wall Street . Daniela Braga, fundadora e CEO da DefinedCrowd . Daniel Traça, dean da Nova SBE . Cristina Rodrigues, administradora-delegada da Capgemini . Chitra Stern, co-fundadora do The Elegant Group (Martinhal) . Carla Rebelo, CEO do Adecco Group . Carla Caramujo, cantora lírica . Aquiles Barros, fundador da Castelbel . António Félix da Costa, campeão mundial de Fórmula E . António Câmara, professor e empreendedor . Antonia Rosa, maquilhadora . Ana Garcia Martins aka A Pipoca Mais Doce, bloguer . Alexandre Farto aka Vhils, artista visual . Alexandra Machado, fundadora do Girl Move

 

A todos colocámos as mesmas seis questões:

. Que comportamentos, hábitos ou atitudes que contribuíram para chegar à posição que hoje ocupa?
. Qual a mudança/investimento que teve mais impacto na sua vida?
. Como é que um fracasso o colocou no caminho do sucesso?
. Que mestres teve e que ensinamentos lhe deram
. Qual o livro que mudou a sua vida
. Que conselho daria a um jovem que queira fazer carreira na sua área

As suas respostas são, naturalmente, muito diferentes, mas há imensas aprendizagens que pode fazer com todos eles, seja qual for a idade, fase da carreira ou da vida. Este livro representa uma nova oportunidade de mudar a sua vida para melhor, incorporando no seu dia-a-dia hábitos e atitudes usados pelos melhores profissionais para construir percursos de sucesso.

Parceiros Premium
Parceiros