Filipa Muñoz de Oliveira: “É bom mostrar que é possível empreender”

A fundadora e CEO da Wiñk será uma das oradoras na mesa redonda "O sucesso não cai do céu: da luta ao crescimento", onde irá partilhar a sua história de empreendedorismo.

Filipa Muñoz de Oliveira é fundadora da Wiñk.

A Wink surgiu por necessidade, quando a sua fundadora, Filipa Munoz de Oliveira, se deparou com um problema: encontrar a forma perfeita para as suas sobrancelhas. Corria o ano de 2006 quando numa tarde, em Londres, onde trabalhou durante cinco anos, viu duas mulheres indianas “fazerem qualquer coisa com fio” nas sobrancelhas de umas senhoras. Ao perceber que se tratava de uma técnica de depilação, experimentou e ficou completamente rendida.

Por essa altura, o threading (depilação com fio) estava a dar os primeiros passos em Nova Iorque e Londres e Filipa Muñoz de Oliveira sabia que tinha que trazer a ideia para Lisboa. Conseguiu instalar o primeiro quiosque no seu centro comercial de eleição, o Amoreiras Shopping, em 2007, porém, até lá, teve dificuldade em encontrar quem dominasse esta técnica ancestral em Portugal e fosse capaz de formar as primeiras funcionárias da Wiñk. Colocou anúncios em jornais e percorreu as zonas do Martim Moniz e da Almirante Reis, até encontrar a formadora certa. Hoje, quase 12 anos depois, gere cerca de cinquenta quiosques e lojas, espalhados por Portugal, Espanha e Brasil.

Antes de se aventurar pelos meandros do empreendedorismo, passou pela Jerónimo Martins, em Portugal, pela Christie’s, em Nova Iorque, e pela British Sky Broadcasting, em Londres, aprendendo a importância da qualidade do serviço — Filipa sabe controlar a qualidade de todos os serviços que a Wiñk oferece.

“Penso que a maior dificuldade, enquanto empreendedora, é conseguir transmitir aos outros tudo aquilo que idealizamos.”

Na Conferência Empreendedorismo Feminino, Filipa Muñoz de Oliveira será uma das oradoras na mesa redonda “O sucesso não cai do céu: da luta ao crescimento”, onde irá partilhar a sua jornada enquanto empreendedora. “Acho que há pouco empreendedorismo feminino; ele ainda está muito mais ligado aos homens e às startups, aos novos negócios. Por isso acho ótimo mostrar empreendedoras femininas e que é possível conjugar a vida familiar, que pesa sempre em cima da vida das mulheres, com a parte do negócio”, diz a fundadora da Wiñk. “É bom partilhar e mostrar que é possível empreender” Ainda assim, mesmo tendo o seu negócio consolidado, Filipa Muñoz de Oliveira continua a sentir algumas dificuldades enquanto empreendedora. “Penso que a maior dificuldade é conseguir transmitir aos outros tudo aquilo que idealizamos. Por exemplo, na formação que damos aos Recursos Humanos, podemos ter uma ideia do que queremos e não conseguir concretizá-la, ou porque as pessoas não correspondem exatamente ao que estávamos à espera, ou por questões operacionais não é possível fazer aquilo naquele momento”, explica.

A Conferência Empreendedorismo Feminino realiza-se a 21 de março, entre as 9h e as 13h, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa

Conheça o programa e garanta já o seu lugar aqui.

PROGRAMA

9h15 BOAS VINDAS

De jornalistas a empreendedoras: o que aprendemos em 4 anos

Isabel Canha e Maria Serina, fundadoras do Executiva.pt

9h30 TALKS

9h30 A situação e os desafios do empreendedorismo no feminino

Teresa Fragoso, presidente da CIG 

9h45 O novo mundo do trabalho: como recrutar as pessoas certas

Carla Rebelo, diretora-geral Adecco Portugal

10h00 Os segredos de um bom plano de negócios

Bárbara Barroso, fundadora Money Lab

10h15 Os aspetos legais que deve saber antes de criar a empresa

Ana Sofia Baptista, sócia Abreu Advogados

10h30 O que deve, e não deve, esperar dos investidores

Isabel Neves, presidente Lisbon Business Angels Club

10h45 Co-creating your business

Diogo Romão, CEO Monday

11h00  COFFEE BREAK

11h30  MESA REDONDA

O sucesso não cai do céu: da luta ao crescimento

Helena Vieira, fundadora e CEO UAU Homes

Filipa Munoz de Oliveira, fundadora e CEO Wink

Margarida Almeida, fundadora e CEO Amazing Evolution

Sara do Ó, fundadora e CEO Grupo Your

Helena Rodrigues, fundadora e CEO da Allby

12h30 FIM