Sara do Ó: “O maior desafio como empreendedora é aprender a crescer”

Desistiu de uma promissora carreira numa Big Four para criar o seu próprio negócio, a Your. Mais de uma década depois gere um grupo de 11 empresas. Sara do Ó será uma das oradoras na mesa redonda "O sucesso não cai do céu: da luta ao crescimento".

Sara do Ó é fundadora e CEO do Grupo Your.

Sara do Ó tinha apenas 26 anos quando decidiu despedir-se da KPMG, onde trabalhara em auditoria durante dois anos, para lançar o seu próprio negócio: a Your, uma empresa focada em dar apoio especializado a PME, em áreas como contabilidade ou consultoria financeira. Com licenciatura em Controlo e Gestão Financeira pelo ISCAL e uma especialização em Fiscalidade pelo ISCTE-IUL, foi na consultora holandesa que teve a ideia de negócio e percebeu onde poderia impactar. Com ela levou quatro clientes que conquistara por recomendação de alguns amigos e familiares e, poucos meses depois, Filipa Xavier de Basto, amiga e ex-colega, juntou-se ao projeto, que começou numa sala de 12 metros quadrados, com apenas duas meses e dois computadores, e a valiosa ajuda do pai de Sara e do marido de Filipa.

O posicionamento disruptivo e inovador face às tradicionais empresas de contabilidade (com a escolha de um logótipo cor-de-rosa choque, por exemplo), o facto de um cliente lhes ter aberto as portas para conquistar a conta da Vodafone e a entrada, em 2011, para o ranking das Empresas Gazela, da revista Exame (que avalia as empresas jovens com maior crescimento em Portugal) provaram ser ótimas ferramentas de marketing e contribuíram para a rápida expansão da Your.

Treze anos após a sua criação, o Grupo Your integra 11 empresas que prestam serviços especializados de contabilidade, recursos humanos e administrativos, atuando em áreas como a consultoria fiscal, estratégica e financeira, e tem uma carteira de mais de 1700 clientes, com escritórios em Lisboa, Porto, Cascais e Luanda.

Na Conferência Empreendedorismo Feminino, Sara do Ó vai estar à conversa com mais três empreendedoras na mesa redonda O sucesso não cai do céu: da luta ao crescimento. “É sempre um orgulho participar nas conferências da Executiva porque há sempre algo mais a contar, mais histórias a partilhar que podem ser um exemplo para outras pessoas”, revela a fundadora do Grupo Your. “Estamos a percorrer um caminho que já não é de início, que já se faz longo, mas que é sempre necessário. Precisamos destes momentos de paragem, para refletir e partilhar histórias de vida, exemplos de pessoas que passaram por processos, que falharam, que voltaram a levantar, que foram bem-sucedidas. Não há nada mais enriquecedor do que partilhas verdadeiras.”

Apesar do sucesso, Sara do Ó não esquece os desafios que enfrentou e que continua a enfrentar todos os dias. “O maior desafio [como empreendedora] é aprender a crescer. É crescer e aceitar a mudança como inevitável, admitir os erros, algo que não é fácil, aceitar o fracasso, e quando cair, levantar, mas com mais força. Com o crescimento deixa-se de ser empreendedor e passa-se a ser simultaneamente líder e empreendedor. É um processo complexo porque temos de continuar a alimentar a roda, a dinamizar e a trazer ideias novas, mas também temos de estar focados nos outros, fazê-los crescer e conseguir retirar o melhor de cada um”, enfatiza.

A Conferência Empreendedorismo Feminino realiza-se a 21 de março, entre as 9h e as 13h, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa

Conheça o programa e garanta já o seu lugar aqui.

PROGRAMA

9h15 BOAS VINDAS

De jornalistas a empreendedoras: o que aprendemos em 4 anos

Isabel Canha e Maria Serina, fundadoras do Executiva.pt

9h30 TALKS

9h30 A situação e os desafios do empreendedorismo no feminino

Teresa Fragoso, presidente da CIG 

9h45 O novo mundo do trabalho: como recrutar as pessoas certas

Carla Rebelo, diretora-geral Adecco Portugal

10h00 Os segredos de um bom plano de negócios

Bárbara Barroso, fundadora Money Lab

10h15 Os aspetos legais que deve saber antes de criar a empresa

Ana Sofia Baptista, sócia Abreu Advogados

10h30 O que deve, e não deve, esperar dos investidores

Isabel Neves, presidente Lisbon Business Angels Club

10h45 Co-creating your business

Diogo Romão, CEO Monday

11h00  COFFEE BREAK

11h30  MESA REDONDA

O sucesso não cai do céu: da luta ao crescimento

Helena Vieira, fundadora e CEO UAU Homes

Filipa Munoz de Oliveira, fundadora e CEO Wink

Margarida Almeida, fundadora e CEO Amazing Evolution

Sara do Ó, fundadora e CEO Grupo Your

Helena Rodrigues, fundadora e CEO da Allby

12h30 FIM