Bárbara Barroso: “Um plano de negócios não tem de ser muito institucional”

Aos 13 anos já trabalhava para ganhar o seu dinheiro, mas foi bem mais tarde, quando descobriu a paixão pela educação financeira, que se tornou uma verdadeira empreendedora. Bárbara Barroso será oradora na Conferência Empreendedorismo Feminino, onde vai partilhar os segredos de um bom plano de negócios.

Bárbara Barroso é fundadora do MoneyLab e do blogue As Dicas da Bá.

Bárbara Barroso é licenciada em Ciências da Comunicação e Cultura e trabalhou enquanto jornalista e editora de Economia em vários jornais, mas é na área da formação financeira que mais tem dado cartas. Os números estiveram sempre muito presentes na sua vida e desde cedo começou a dar provas do seu espírito de empreendedora. Aos 13 anos já dava explicações de matemática, aos 15 anos fundou um jornal, que depois vendia aos vizinhos, tinha o hábito de montar banquinhas de limonada, bolinhos ou rifas e passava as férias a trabalhar. Tudo servia para fazer o seu próprio dinheiro.

Acabou por enveredar pela área do jornalismo, mas foi mais tarde, já no 2.º ano da faculdade e numa fase em que se sentia desmotivada com o curso, que os números chamaram por ela, depois de numa aula ter sido era a única em quase 100 alunos a saber explicar o que é recessão. Ainda ponderou mudar para Contabilidade, mas acabou por terminar o curso e começou a estagiar na área do jornalismo económico. À medida que foi avançando, apercebeu-se de que as pessoas não se interessavam por determinados assuntos porque eram escritos de forma complicada. Ao perceber que conseguia compreender e escrever sobre os temas de uma forma mais simples, começou a interessar-se cada vez por temáticas sobre dinheiro e poupança, e decidiu complementar a sua formação: frequentou a certificação em consultoria financeira pessoal, na Universidade de Boston, fez um curso intensivo no setor da banca, através do Instituto de Formação Bancária, tem certificação profissional de coaching e fez formações em Luxury Brand Management, Marketing Digital e Social Media Management e Consultoria de Imagem.

“Ao promover uma conferência de empreendedorismo feminino, estamos a desbravar caminho e a mostrar a outras mulheres que é possível empreender e atingir o sucesso com as suas próprias ideias.”

Depois de ter trabalhado em vários jornais – Diário de Notícias, Dinheiro Vivo, Diário Económico, Jornal i e Jornal de Notícias -, hoje, é conhecida pelo seu blogue, As Dicas da Bá, e por ter fundado o laboratório de literacia financeira MoneyLab, um projeto que conta já com cinco anos de existência e que quer provar que a educação financeira não tem de ser aborrecida: através de workshops, formações, masterclasses ou de projetos como o Roadshow Financeiro (orientado para alunos de secundários com o objetivo de combater a desinformação entre os jovens no que respeita à literacia financeira), o MoneyLab quer demonstrar que o tema das finanças pessoais não precisa de ser um “bicho-de-sete-cabeças”. Em paralelo, Bárbara Barroso continua a ser presença assídua em programas de televisão enquanto comentadora de matérias económicas e de poupança e conta com quatro livros sobre finanças pessoais já lançados: “Tempos Complicados, Soluções Simples – Saiba Como gerir Melhor o Seu Dinheiro”, “19 Passos para Sobreviver à Crise”, “Agenda da Poupança 2017” e “De endividado a investidor em 7 passos”, este último em formato digital.

Na Conferência Empreendedorismo Feminino, Bárbara Barroso irá falar sobre os segredos de um bom plano de negócios. “Existem algumas perguntas ‘poderosas’ às quais devemos conseguir responder e há pontos que não são relevados, mas que são relevantes”, alerta. Nesta conferência, que considera “um excelente meio de desbravar caminho e mostrar a outras mulheres que é possível empreender e atingir o sucesso com as suas próprias ideias”, o objetivo é usar a sua experiência de empreendedora para abanar um pouco a estrutura de quem tem um plano de negócio muito institucional.

A Conferência Empreendedorismo Feminino realiza-se a 21 de março, entre as 9h e as 13h, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa.

Conheça o programa e garanta já o seu lugar aqui.

PROGRAMA

9h15 BOAS VINDAS

De jornalistas a empreendedoras: o que aprendemos em 4 anos

Isabel Canha e Maria Serina, fundadoras do Executiva.pt

9h30 TALKS

9h30 A situação e os desafios do empreendedorismo no feminino

Teresa Fragoso, presidente da CIG 

9h45 O novo mundo do trabalho: como recrutar as pessoas certas

Carla Rebelo, diretora-geral Adecco Portugal

10h00 Os segredos de um bom plano de negócios

Bárbara Barroso, fundadora Money Lab

10h15 Os aspetos legais que deve saber antes de criar a empresa

Ana Sofia Baptista, sócia Abreu Advogados

10h30 O que deve, e não deve, esperar dos investidores

Isabel Neves, presidente Lisbon Business Angels Club

10h45 Co-creating your business

Diogo Romão, CEO Monday

11h00  COFFEE BREAK

11h30  MESA REDONDA

O sucesso não cai do céu: da luta ao crescimento

Helena Vieira, fundadora e CEO UAU Homes

Filipa Munoz de Oliveira, fundadora e CEO Wink

Margarida Almeida, fundadora e CEO Amazing Evolution

Sara do Ó, fundadora e CEO Grupo Your

Helena Rodrigues, fundadora e CEO da Allby

12h30 FIM