CONSELHO EDITORIAL DA EXECUTIVA
O Conselho Editorial do site Executiva é constituído por profissionais de elevado prestígio, reconhecida competência profissional e desmesurado entusiasmo com a ideia de um meio de comunicação social na Internet inteiramente dedicado a ajudar a carreira profissional das mulheres e fomentar o empreendedorismo feminino. É um órgão cujos membros são convidados pela direção do site Executiva a acompanhar o seu trabalho e trazerem comentários, sugestões. críticas… e também elogios. Reúne, pelo menos, duas vezes por ano, mas a comunicação está sempre aberta.
Ana Fontoura é diretora de Comunicação da Fidelidade Seguros. Com uma licenciatura pelo ISLA – Escola Superior de Linguas e Administração e formação complementar em gestão e public affairs, fez toda a sua carreira na área do Marketing e Comunicação, liderando programas estratégicos e operacionais no segmento da banca, indústria de informática e seguradora, a trabalhar para organizações multinacionais sedeadas em países como o Brasil, Europa e Estados Unidos.
Começou a sua carreira profissional no Chemical Bank, no Rio de Janeiro, em 1976, como Assistente Junior do Assistant Vice President. Esteve durante dez anos (de 1978 a 1988) no Bank of America, onde desempenhou funções de marketing assistant. De regresso a Lisboa ingressou na (hoje extinta) Digital Equipment Corporation, como comunications specialist. Ao longo de uma década, Ana Fontoura foi Communications manager e Iberia & Brand Manager, membro do European Communicatiosn Forum na sede europeia, em Genebra, representando Portugal, Espanha, Grécia e Turquia. Em 1988 transitou pata a Mundial Confiança, como directora de Comunicação, companhia que em 2002 seria fundida com a Fidelidade Mundial, daí resultando a Fidelidade Seguros, de que é Responsável pela Comunicação Institucional e pelo Programa de Responsabilidade Social que abraça oito companhias da FIDELIDADE Grupo Segurador (Fidelidade, Multicare, OK! teleseguros, Fidelidade Property, Fidelidade Assistance, Safemode, GEP e Car Service), liderando um grupo transversal de 25 pessoas.
Carla Rebelo é diretora mundial do negócio de recrutamento da Adecco, com responsabilidades por esta área em 48 países. É a primeira portuguesa a assumir uma função de responsabilidade global na Adecco. Carla Rebelo conta com oito anos de experiência internacional, 31 anos de carreira em empresas multinacionais e uma experiência, nos últimos 19 anos no setor de consultoria de recursos humanos, incluindo recrutamento e seleção especializado, outsourcing e trabalho temporário. Além deste setor, conta com experiência sólida no setor de FMCG, indústria farmacêutica e serviços profissionais de consultoria de gestão e auditoria. É doutora em Ciências da decisão, pós graduada em Estratégia, black belt em lean six sigma, licenciada em controlo financeiro e coach internacional certificada.
Filipe S. Fernandes, jornalista, colabora com o Jornal de Negócios, o Diário Económico e o Correio da Manhã. Já escreveu nos jornais Semanário, Expresso e nas revistas Fortunas & Negócios e Exame. É autor de Fortunas & Negócios – Empresários do Século XX (Oficina do Livro, 2003), Organizem-se! A Gestão Segundo Pessoa (Oficina do Livro, 2007), Homem Sonae (Academia do Livro, 2008), 20 Anos do Diário Económico (Diário Económico, 2009), O Segredo Não é A Alma do Negócio (Matéria-Prima, 2012), À Minha Maneira – Como Salazar Resolveu o Grande Escândalo Financeiro do Estado Novo (Matéria-Prima, 2013), Alexandre Soares dos Santos (Matéria-Prima, 2014), Livro de Estilo do Diário Económico, 2014, As Vítimas Do Furacão Espírito Santo (Oficina do Livro, 2015) e Isabel dos Santos – Segredos e poder do dinheiro (Casa das Letras, 2015). Em co-autoria: com Hermínio Santos, Excomungados de Abril (Dom Quixote, 2005), com Luís Villalobos, Negócios Vigiados (Oficina do Livro, 2008) e com Isabel Canha, António Champalimaud: Construtor de Impérios (A Esfera dos Livros, 2010). Selecionou e editou os textos de Estratégia Empresarial, (Diário Económico, 2001) e fez a coordenação de Memórias de Economista (Exame, 2006). Filipe S. Fernandes é licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1985) e tem uma Pós-graduação em Cultura, Comunicação e Tecnologias pelo ISCTE (1995).
José António de Sousa, consultor independente de empresas é licenciado em Administração e Negócios pela Universidade do Porto, acumula 42 anos de experiência de gestão de topo e de liderança (diretor executivo, country manager, regional manager, CEO e presidente) em três multinacionais seguradoras e resseguradoras (Gerling, Zurich e Liberty) de relevo mundial (Fortune 100 Companies). José António de Sousa trabalhou em Espanha, México, Brasil, Suíça e Venezuela antes de regressar a Portugal, em 2003, como presidente e CEO da Liberty Seguros em Portugal, cargo que exerceu durante 15 anos.
Marta Carvalho Araújo, cofundadora do Neonia, define-se como uma cientista que se transformou em executiva. Tem um doutoramento em Química, formações executivas realizadas na Harvard Business School (Estados Unidos) e na IESE Business School (Espanha), e um MBA pela Porto Business School. Quando terminou o doutoramento, Marta Carvalho Araújo sonhava com uma carreira académica, mas acabou por aceitar o convite para diretora de marketing, comunicação e vendas da Castelbel, onde desempenhou o cargo de CEO entre 2018 e 2020. Sob a sua liderança as marcas próprias Castelbel e Portus Cale passaram a ser vendidas em mais de 60 mercados e a valer cerca de 75% da faturação da exportadora nortenha. Entre 2020 e 2022 foi administradora não executiva da Castelbel, fundou uma startup e aceitou o desafio da Saint Gobain para CEO da Saint-Gobain Sekurit Service Portugal e diretora-geral da Glassdrive. Desde o início de 2024 que é cofundadora do Neonia, um espaço de entretenimento no Porto que usa as novas tecnologias para contar a história do Porto.
Pedro Janela é fundador e CEO do WYgroup, o maior grupo independente de serviços de marketing digital em Portugal, com 190 colaboradores, e com escritórios em Lisboa, Porto, São Paulo e Boston. A sua função é juntar tecnologia e criatividade, conhecendo em profundidade os campos de marketing digital e interativo, desenvolvimento web e mobile, SEM, social media, performance marketing. Pedro Janela é também partner da eggNEST, um fundo de seed capital com 1 milhão de euros de capital e oito empresas já investidas, e administrador da Make-A-Wish Portugal, ONG que realiza sonhos de crianças doentes.
Sara do Ó é co-fundadora e CEO do Grupo Your, que integra 11 empresas prestadoras de serviços especializados de contabilidade, recursos humanos e administrativos, atuando ainda em outras áreas, como a consultoria fiscal, financeira e estratégica.
Formada em Controlo e Gestão Financeira pelo ISCAL, Sara do Ó fez ainda uma especialização em fiscalidade no ISCTE. Começou a carreira em 2004, na KPMG até que, dois anos depois e com apenas 26 anos, decidiu deixar a consultora, juntando-se a duas colegas e amigas para criarem a Your, que começou como empresa de contabilidade dirigida ao mercado das PME. Em 2011 a Your já figurava no ranking das Gazela (empresas de crescimento elevado que têm no máximo cinco anos de idade) e doze anos mais tarde, a jovem empresa tornou-se num grupo que conta já com uma carteira de mais de 1700 clientes e escritórios em Lisboa, Porto e Cascais.
Soledade Carvalho Duarte é managing partner da Invesco/Transearch. Foi pioneira na área de executive search (pesquisa direta de executivos) quando, após a licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em Outubro de 1989, ingressou na empresa que Gonçalo Vaz Pinto fundara em 1986, com o objectivo de avaliar currículos e candidaturas. Em 1992, com a reforma do fundador, adquiriu a empresa e prosseguiu o trabalho de acompanhar e gerir de perto processos de recrutamento de alto nível, em Portugal mas também no estrangeiro, para empresas portuguesas e internacionais. Em 1996 foi convidada a adquirir acções da rede Transearch PLC, entrando no capital de uma multinacional na área dos Recursos Humanos.
Paralelamente à sua atividade profissional, Soledade Carvalho Duarte foi voluntária da Associação Vale d’Acór, instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), dedicada à recuperação de toxicodependentes, e na Maternidade Alfredo da Costa. Fundou o Banco Alimentar Contra a Fome da península de Setúbal, de que foi presidente da direcção durante dois mandatos, a que se seguiram mais dois mandatos na Mesa da Assembleia Geral.
Teresa Cardoso de Menezes é diretora geral da Informa D&B, empresa especialista no conhecimento e análise de informação empresarial. Nasceu em Lisboa e licenciou-se em Relações Internacionais, na vertente de relações políticas e culturais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa. Teresa Cardoso de Menezes trabalhou durante três anos na área da consultoria de gestão tendo ingressado na Dun & Bradstreet (atualmente Informa D&B) em 1990, onde desempenhou várias funções executivas e de chefia até se tornar diretora geral em 2000. Em 2008, concluiu o Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) na AESE, Escola de Direção e Negócios.