Margarida Almeida: “As mulheres ainda não têm o lugar que deveriam ter no mundo empresarial”

Em plena crise económica, Margarida Almeida conseguiu salvar o grupo empresarial no qual era administradora, concluir todos os projetos que tinham em mãos e tornar-se CEO. Na Conferência de Empreendedorismo Feminino, a fundadora e CEO do Amazing Evolution vai partilhar a sua experiência.

Margarida Almeida , fundadora e CEO da Amazing Evolution.

Licenciada em Direito pela Universidade Lusíada, Margarida Almeida começou por exercer advocacia no início da vida ativa, passando pelas áreas jurídica, de licenciamento e de recursos humanos de várias empresas do ramo imobiliário, até que em 2005 acabou por integrar o conselho de administração da Imocom, um conjunto de empresas que viria, mais tarde, a ser afetado pela crise.

Numa altura em que o modelo de negócio foi dado como praticamente perdido, Margarida Almeida arregaçou mangas e fundou a Amazing Evolution, em 2012, num momento de plena crise económica e com o grupo a atravessar graves dificuldades financeiras. A sua “ vontade de fazer acontecer”, característica que Margarida Almeida considera essencial na hora de empreender, ajudou-a a inspirar a equipa e a levar aos projetos do grupo até ao fim. “Ter ideias é muito importante, mas concretizá-las é ainda mais importante”, revela a fundadora da Amazing Evolution, que presta serviços de gestão e consultoria, numa espécie de ‘one stop shop’ da gestão imobiliária e turística, pois reúne todas as competências pertencentes ao ciclo de investimento imobiliário e turístico (da aquisição do terreno, passando pelos licenciamentos necessários, à operação diária após a construção).

De administradora a empreendedora, Margarida Almeida salvaguardou os interesses dos trabalhadores e credores, mantendo de pé o grupo empresarial, e apesar de não ter experiência na área financeira, de construção ou de turismo, a empreendedora conseguiu manter na carteira de negócios projetos importantes como o Edifício Mythos, em Lisboa, o resort Conrad Algarve, na Quinta do Lago e a gestão do Hilton Vilamoura e do Monte Santo Resort.

Na Conferência Empreendedorismo Feminino, Margarida Almeida será oradora na mesa redonda “O sucesso não cai do céu: da luta ao crescimento”. A CEO da Amazing Evolution reconhece a importância da realização de conferências dedicadas a esta temática. “As mulheres ainda não têm o lugar que deveriam ter no mundo empresarial, por isso é importante chamar a atenção para este tema”, salienta. “É preciso dar a conhecer aquilo que as mulheres têm a dizer sobre o tema, também para que a sociedade perceba que, de facto, os contributos que as mulheres podem dar são tão ou mais valiosos quanto os dos homens”.

A Conferência Empreendedorismo Feminino realiza-se a 21 de março, entre as 9h e as 13h, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa.

Conheça o programa e garanta já o seu lugar aqui.

PROGRAMA

9h15 BOAS VINDAS

De jornalistas a empreendedoras: o que aprendemos em 4 anos

Isabel Canha e Maria Serina, fundadoras do Executiva.pt

9h30 TALKS

9h30 A situação e os desafios do empreendedorismo no feminino

Teresa Fragoso, presidente da CIG 

9h45 O novo mundo do trabalho: como recrutar as pessoas certas

Carla Rebelo, diretora-geral Adecco Portugal

10h00 Os segredos de um bom plano de negócios

Bárbara Barroso, fundadora Money Lab

10h15 Os aspetos legais que deve saber antes de criar a empresa

Ana Sofia Baptista, sócia Abreu Advogados

10h30 O que deve, e não deve, esperar dos investidores

Isabel Neves, presidente Lisbon Business Angels Club

10h45 Co-creating your business

Diogo Romão, CEO Monday

11h00  COFFEE BREAK

11h30  MESA REDONDA

O sucesso não cai do céu: da luta ao crescimento

Helena Vieira, fundadora e CEO UAU Homes

Filipa Munoz de Oliveira, fundadora e CEO Wink

Margarida Almeida, fundadora e CEO Amazing Evolution

Sara do Ó, fundadora e CEO Grupo Your

Helena Rodrigues, fundadora e CEO da Allby

12h30 FIM