Teresa Fragoso: “É fundamental que as mulheres possam aceder ao investimento”

O acesso ao investimento ainda é mais dificultado para as mulheres que querem empreender, diz a presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Teresa Fragoso irá falar sobre os desafios que enfrentam, na Conferência Empreendedorismo Feminino, a 21 de março.

Teresa Fragoso, presidente da CIG, será oradora na Conferência Empreendedorismo Feminino.

Para uma sociedade igualitária é fundamental que as mulheres possam participar na economia enquanto empreendedoras, a par com os homens, ao mesmo tempo que melhoram a sua autonomia financeira colocando-as, também aí, a par dos homens.” As palavras são de Teresa Fragoso, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que será a primeira oradora na série de palestras da Conferência Empreendedorismo Feminino, já no próximo dia 21, numa intervenção na qual abordará os principais desafios e oportunidades que se colocam hoje às empreendedoras.

A propósito do tema, e em jeito de antevisão, a presidente da CIG falou-nos nos principais obstáculos que as empreendedoras portuguesas ainda enfrentam. “Por um lado, é fundamental que as mulheres possam aceder a oportunidades de investimento e de concretização das suas ideias e objetivos. Por outro, há ainda uma percepção de que não têm tantas aptidões para o empreendedorismo, o que leva a que o acesso a essas mesmas oportunidades de financiamento e outros apoios lhes seja mais dificultado.”

Licenciada em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões (ISNP), Teresa Fragoso tem um mestrado em Género e Media, pela London School of Economics and Political Science (University of London), e é doutorada em Políticas Públicas pelo ISCTE -IUL (Instituto Universitário de Lisboa).

A sua experiência profissional está intimamente ligada à promoção da igualdade de género e da diversidade. Entre 1996 e 2001, foi diretora nacional da Intercultura/AFS, associação de juventude para a aprendizagem intercultural, integrando também o Conselho Nacional de Juventude e o European Federation for Intercultural Learning. Deu formação nas áreas da igualdade de género, aprendizagem intercultural, gestão organizacional e de projetos, liderança e gestão de equipas, entre 2003 e 2005. Em novembro desse ano assumiu o cargo de adjunta do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros para a área da igualdade de género e relações internacionais. Foi ainda assessora da Secretária de Estado da Promoção da Igualdade de Timor Leste, através da UNWOMEN, para a área da Igualdade de Género e Desenvolvimento, entre 2009 e 2010.

Em dezembro desse ano assumiu funções de secretária técnica para a igualdade da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), organismo ao qual presidiu pela pela vez, entre janeiro de 2011 e o início do ano seguinte. Antes de voltar a assumir de novo a presidência da CIG, em agosto de 2016, foi adjunta da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade para a área da igualdade de género e relações internacionais.

“Eventos como este são muito importantes porque dão visibilidade ao muito que as mulheres já alcançaram, bem como a quais são os financiamentos disponíveis e quais as boas práticas que levam ao sucesso”, diz Teresa Fragoso a propósito da Conferência Empreendedorismo Feminino. “Por essa via motivam-se outras mulheres interessadas em avançar com as suas ideias de negócio, que passam a ter mais informação sobre os passos que deverão dar. Ficam ainda com a referência de mulheres que conseguiram alcançar os seus objetivos, que além de servirem como ‘role-model’, podem inclusivamente contribuir, mais diretamente, com trocas de informação úteis que apoiem as novas empreendedoras.”

Conheça o programa e garanta já o seu lugar aqui.

PROGRAMA

9h15 BOAS VINDAS

De jornalistas a empreendedoras: o que aprendemos em 4 anos

Isabel Canha e Maria Serina, fundadoras do Executiva.pt

9h30 TALKS

9h30 A situação e os desafios do empreendedorismo no feminino

Teresa Fragoso, presidente da CIG

9h45 O novo mundo do trabalho: como recrutar as pessoas certas

Carla Rebelo, diretora-geral Adecco Portugal

10h00 Os segredos de um bom plano de negócios

Bárbara Barroso, fundadora Money Lab

10h15 Os aspetos legais que deve saber antes de criar a empresa

Ana Sofia Baptista, sócia Abreu Advogados

10h30 O que deve, e não deve, esperar dos investidores

Isabel Neves, presidente Lisbon Business Angels Club

10h45 Co-creating your business

Diogo Romão, CEO Monday

11h00  COFFEE BREAK

11h30  MESA REDONDA

O sucesso não cai do céu: da luta ao crescimento

Helena Vieira, fundadora e CEO UAU Homes

Filipa Munoz de Oliveira, fundadora e CEO Wink

Margarida Almeida, fundadora e CEO Amazing Evolution

Sara do Ó, fundadora e CEO Grupo Your

Helena Rodrigues, fundadora e CEO da Allby

12h30 FIM