Maria Inês Ribeiro, lead product manager da Farfetch, foi distinguida na prestigiada lista internacional Drapers 30 Under 30 2023. Com apenas 28 anos, e na Farfetch desde 2018, onde entrou através do programa de estágios Plug-in Graduates, Maria Inês Ribeiro integra uma das mais prestigiadas listas, que destacam jovens com carreiras promissoras, neste caso em tecnologia.
Depois de três anos a desenvolver as suas competências em Portugal, foi promovida a associate product manager em 2019 e a product manager em 2021. Em março de 2022 mudou-se para Londres e passou a senior product manager, tendo passado a gerir equipa em setembro desse mesmo ano. Desde então, Maria Inês Ribeiro esteve envolvida no lançamento de cinco soluções de e-commerce para marcas de luxo e trabalhou em projetos de sucesso como é o caso da aplicação da Farfetch usada em lojas físicas. Atualmente trabalha com clientes como a Harrods, a AMI Paris e a Off-White.
Uma executiva na tecnologia
“No mundo da tecnologia dominado pelos homens, os colegas também a apontam como uma figura que ajuda a impulsionar a mudança na representação do género no campo, e a moldar o futuro da indústria do luxo”, escreve a publicação. “Inês destacou-se imediatamente [quando se juntou à Farfetch] como um jovem talento cheio de energia e uma grande paixão pela indústria da moda”, diz à Drapers Cláudia Santos, directora de produto da Farfetch. “Durante a sua carreira no produto, ela já alcançou grandes feitos, tais como ajudar a moldar produtos heróis para o ecossistema de retalho de moda de luxo – como a aplicação Farfetch para associados de vendas – bem como ser o contacto de confiança dos parceiros da marca Farfetch para conceber e oferecer a melhor experiência de utilizador para os seus clientes nos seus canais digitais”.
No seu 14º ano, os Drapers 30 Under 30 celebram as personalidades jovens com potencial para impulsionar a indústria da moda e tecnologia. A lista de 2023 destaca empreendedores, merchandisers, especialistas em sustentabilidade, especialistas em redes sociais, entre outros.
A Farfetch é a plataforma tecnológica líder global para a indústria da moda de luxo. Fundada pelo empreendedor português José Neves em 2007 e lançada em 2008, a Farfetch começou como um marketplace de e-commerce para boutiques de luxo em todo o mundo. Hoje, o marketplace da Farfetch liga clientes em mais de 190 países a produtos de mais de 1400 das marcas, boutiques e lojas departamento do mundo, em mais de 50 países, assegurando a oferta da mais extensa seleção de luxo numa única plataforma.
Leia mais artigos sobre mulheres na tecnologia