A Farfetch já lançou a 2.ª edição do Plug-In Mentoring for Girls, o programa que oferece mentoria a alunas que se preparem para entrar em cursos superiores de Tecnologia, Engenharia ou Matemática, ainda este ano. Esta iniciativa arrancou no ano passado com dez alunas e dez mentoras da Farfetch em Portugal. Este ano, o programa ganha nova dimensão e terá mentoras também no Brasil, China e Reino Unido.
“Depois de uma primeira edição com resultados muito positivos, decidimos continuar com o programa fazendo uso de toda a experiência das mulheres brilhantes que temos na Farfetch, não só em Portugal, mas em todos os países onde a área de tecnologia tem mais representatividade. Faz todo o sentido que nos disponibilizemos para apoiar as gerações de talento jovem, dando-lhes a oportunidade de estarem mais próximas da realidade prática, e contribuindo com conhecimento que elas mais tarde poderão aplicar na vida profissional”, explica Ana Sousa, VP People da plataforma líder global para a indústria da moda de luxo.
As dez jovens selecionadas durante o primeiro ano do curso serão acompanhadas pela empresa através de sessões formais trimestrais com as mentoras, coaching e acesso permanente e informal, que pretende fazer a diferença numa fase inicial e determinante do percurso de cada uma, com uma mentoria construída à medida das suas ambições académicas e profissionais. As mentoras são profissionais com vários anos de experiência e lideram projetos globais em diversas áreas, como Data, Security, Product ou Mobile.
“Este apoio não é importante só do ponto de vista do conhecimento técnico e da experiência de mulheres que estão envolvidas em projetos inovadores, capazes de mudar o futuro da indústria. É também determinante o facto de estarmos a falar de mulheres que apoiam outras jovens mulheres, e que são a prova viva de que é possível ter um papel de relevo no futuro da evolução científica e tecnológica. As estatísticas dizem-nos que a tecnologia ainda é um mundo com baixa representação feminina, mas acreditamos que, com este programa, estamos a estimular e a ser motor de mudança”, acredita Ana Sousa.
A Farfetch está a receber candidaturas a partir de hoje em farfetchcareers.com. As interessadas deverão incluir na candidatura uma apresentação inovadora e criativa em vídeo, onde expliquem porque serão as candidatas ideais. O programa arranca em junho.