São estas as Mais Poderosas de 2018, para a Fortune

A CEO da Lockheed Martin lidera a lista das norte-americanas que mais se destacaram nos negócios, enquanto a espanhola Ana Botín, presidente executiva do Grupo Santander, volta a ocupar o primeiro lugar no ranking das mais poderosas no resto do mundo.

Ana Botín lidera a lista internacional da Fortune, aos comandos do grupo Santander.

A revista Fortune revelou as suas duas listas anuais das Mulheres Mais Poderosas, nos Estados Unidos e no resto do mundo, um ranking de liderança empresarial feminina que analisa critérios como a dimensão do negócio no mercado global, a estratégia e rumo dos negócios que dirigem, a sua carreira e influência social e cultural.

A liderar a lista norte-americana (a que a publicação dá destaque) está a CEO da Lockheed Martin, Marillyn Hewson, depois de três anos em que Mary Barra, CEO da General Motors, ocupou o 1º lugar. Já no ranking internacional, a mais poderosa volta a ser a espanhola Ana Botín, presidente executiva do Grupo Santander, o maior banco da Europa em valor de mercado e 73º classificado na lista global ‘Fortune 500’ deste ano.

Marillyn Hewson chega ao topo da lista norte-americana da Fortune numa altura em que o governo daquele país pretende investir mais na defesa militar. Este ano, a CEO já assegurou mais de mil milhões de dólares em contratos para a sua empresa, conseguindo ainda aumentar o valor de mercado da Lockheed Martin para quase 100 mil milhões de dólares.

Para o primeiro lugar de Ana Botín na lista global da Fortune contribuiu o facto de o Grupo Santander ter visto os seus lucros aumentarem 24% durante o primeiro semestre do ano, bem como o seu valor em bolsa, que subiu 31%, segundo esta publicação. Ana é a quarta geração da família Botín à frente daquele banco, que conta hoje com mais de 200 mil colaboradores, 131 milhões de cliente e 13.800 sucursais em todo o mundo.

A lista de executivas norte-americanas inclui outros nomes sonantes como Ginni Rometty, da IBM, Sheryl Sandberg e Oprah Winfrey, em 51º posto — uma espécie de menção honrosa desta lista. Presença assídua durante anos, Oprah saiu do ranking depois de terminar o seu popular programa de televisão diário, mas regressou este ano graças ao investimento na Weight Watchers, que tem vindo a subir o seu valor de mercado.

Já na lista das mais poderosas no resto do mundo, destaca-se a forte presença de executivas asiáticas, sobretudo originárias da China (13 em 50 mulheres) e Singapura, bem como de líderes britânicas. Segundo a Fortune, se até aqui a maioria das mulheres que figuravam na lista internacional estavam à frente de empresas familiares ou tinham sido nomeadas pelos governos dos seus países, este ano são mais comuns aquelas que se destacam pelo impressionante trajeto de progressão profissional, como é o caso de Emma Walmsley, CEO da GlaxoSmithKline (que subiu do 33º para o 2º lugar), de Isabel Ge Mahe, responsável pelas operações da Apple na China, ou de Jessica Uhl, CFO da Shell.

Fique a conhecer quem está nos lugares cimeiros dos rankings norte-americano e internacional compilados pela Fortune.

 

Top 10 das mulheres mais poderosas dos EUA, em 2018:

  1. Marillyn Hewson, Presidente, CEO e Chairman da Lockheed Martin
    2. Mary Barra, Chairman e CEO da General Motors
    2. Abigail Johnson, Chairman and CEO da Fidelity Investments
    4. Ginni Rometty, Chairman, President e CEO da IBM
    5. Gail Boudreaux, President e CEO da Anthem
    6. Sheryl Sandberg, COO do Facebook
    7. Safra Catz, Co-CEO da Oracle
    8. Phebe Novakovic, Chairman e CEO da General Dynamics
    9. Ruth Porat, Senior Vice-president e CFO da Alphabet e da Google
    10. Susan Wojcicki, CEO do YouTube

 

Top 10 das mulheres mais poderosas no resto do mundo:

  1. Ana Botín, Presidente executiva do Grupo Santander
  2. Emma Walmsley, CEO da GSK
  3. Isabelle Kocher, CEO da Engie
  4. Dong Mingzhu, Chairwoman e Presidente da Gree Electric Appliances
  5. Chanda Kochhar, Managing director e CEO do ICICI Bank
  6. Chua Sock Koong, CEO do grupo Singapore Telecommunications
  7. Sun Yafang, Chairwoman da Huawei Technologies
  8. Alison Cooper, CEO da Imperial Brands
  9. Wang Fengying, Executive director e General manager da Great Wall Motor
  10. Ho Ching, CEO e Executive Director da Temasek
Parceiros Premium
Parceiros