Suzana Curic, da Amazon: Ideias para abordar a diversidade e a inclusão nas organizações

Suzana Curic, head of Enterprise da Amazon Web Services para Espanha e Portugal, sugere cinco elementos chave para implementar um ambiente mais inclusivo, de forma a atingir o equilíbrio entre colaboradores.

Suzana Curic, head of Enterprise at Amazon Web Services Iberia.

Engenheira industrial, a sueca Suzana Curic trabalhou durante duas décadas nas indústrias de IT, Telecomunicações e Media. Juntou-se à Amazon Web Services em 2017 como head of Digital Native e Independent Software Vendors Business, e hoje é head of Enterprise at Amazon Web Services Iberia. 

 

A diversidade e inclusão nos negócios é um tema que tem vindo a ser abordado há bastante tempo. E apesar do progresso ter sido exponencial, o facto de ainda continuarmos a debater este assunto significa que ainda há um longo caminho a percorrer. A diversidade é um parâmetro que precisa de ser trabalhado para ser aperfeiçoado e, tal como outros indicadores semelhantes, como por exemplo a sustentabilidade que irá melhorar o sucesso de uma empresa. E quando falamos de diversidade, estamos evidentemente a falar de género, mas também de muitas  outras dimensões, incluindo raça, etnia, idade, capacidade física e mental, orientação sexual, crenças  religiosas, cultura, língua e educação, bem como experiência profissional e pessoal. Desta forma, gostaria de discutir algumas ideias sobre como avançar na integração da diversidade e da inclusão nas empresas.

Reavaliar os requisitos de recrutamento. A empresa pode perceber que determinadas funções seriam melhoradas através da contratação de candidatos de diversas origens, experiências de vida e competências. Por vezes, temos tendência a escolher pessoas que aparentam, pensam e agem como nós, em vez de introduzir a diversidade de pensamento e experiência. Também é importante considerar a vontade dos candidatos de aprender novas competências e ter a capacidade de mudar, ou seja, a sua agilidade, que na era digital é fundamental.

Explorar e conceber novas táticas de forma a promover uma maior inclusão.  Ter em consideração a formação e educação, não só para os colaboradores recém-contratados, mas também para os que já estão inseridos na organização, é primordial. Além disso, é fundamental verificar o nível de equidade e assegurar o acesso justo às oportunidades dentro da organização. O objetivo é assegurar que todas as políticas, práticas e sistemas proporcionem a todos os colaboradores acesso às oportunidades, recursos e reconhecimento para o sucesso.

Encontrar novos locais para procurar candidatos para os cargos disponíveis na organização. Se procurarmos sempre candidatos nos mesmos espaços, vamos encontrar sempre o mesmo tipo de pessoas que já temos na organização. O trabalho à distância facilita esta tarefa, pois podemos procurar perfis em geografias diferentes que trazem diversidade à empresa.

Fazer avançar a diversidade e a inclusão a todos os níveis dentro da organização. É importante estabelecer objetivos de diversidade a todos os níveis, desde a equipa de gestão até aos colaboradores da linha da frente; caso contrário, poderemos ter dificuldade em reter diversos talentos a níveis inferiores, uma vez que conseguem constatar que não existe ninguém com o mesmo perfil a níveis superiores. Podemos também considerar a criação de programas para identificar talentos de alto potencial em áreas onde precisamos de maior diversidade e investir nestas pessoas para as preparar para novas oportunidades.

Prestar atenção à implementação de objetivos de diversidade e inclusão. Se estivéssemos a tentar resolver problemas de latência, por exemplo, uma página web que leva 20 segundos a carregar, ambicionando um tempo de carregamento de 10 segundos, seria ineficaz, pois perderíamos clientes de qualquer forma. Da mesma maneira, estabelecer objetivos de diversidade baseados na duplicação da representação de uma determinada população pode ser um grande objetivo, mas se representarem 1% da mão-de-obra, a duplicação para 2% pode não contribuir significativamente para o nosso objetivo de diversidade e inclusão. Por outro lado, estabelecer objetivos baseados na representação desses grupos na comunidade em que a organização opera pode constituir um ponto de partida mais vantajoso.

Colocar este tipo de ações no plano de uma organização permitirá que estes objetivos sejam alcançados. A próxima etapa passa por colocá-los em prática para que, passo a passo, avancemos no nosso compromisso com a diversidade e a inclusão.

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