Muitas vezes a solução para ultrapassar, ou pelo menos minorar, os grandes problemas da nossa vida depende de nós. No livro ‘Fazer do medo coragem’, que lançou recentemente, a coach Teresa Marta deixa sete conselhos para a ajudar a libertar-se dos pensamentos negativos e ser mais feliz.
A nossa vida é aquilo que dizemos que é. Se passamos o tempo a dizer que somos infelizes, por certo, mesmo que a felicidade esteja ao nosso lado, não conseguiremos vê-la. Crie as suas frases no presente e use verbos e adjectivos positivos quando as verbaliza. Não se esqueça de que aquilo que dizemos torna-se verdade para nós, pois é nisso que acreditamos.
O facto de acreditarmos em algo negativo sobre nós mesmos ou sobre a nossa vida não significa que tal seja verdadeiro. Tome atenção permanente àquilo em que acredita. Se for negativo, dê-se a oportunidade de duvidar dessa crença. Enquanto acreditarmos que algo não está bem… esse algo dificilmente irá melhorar.
Se alguma coisa não está a funcionar bem na sua vida, verbalize-a de outra maneira. Por exemplo, não diga que acordou sem vontade de ir trabalhar. Diga: “Vou aproveitar este dia o melhor que conseguir! Eu mereço que tudo me corra bem!”. É uma boa forma de trocar pensamentos negativos por positivos.
Todos os processos precisam de tempo para se revelarem. Persista e conseguirá.
Os nossos pensamentos são afirmações não verbalizadas. Para ter um diálogo positivo, deve começar por mudar o que pensa para alguma coisa nova e positiva.
Mudar aquilo que dizemos significa escolher, de forma consciente, palavras que nos ajudam a alterar os nossos padrões negativos e, com isso, a forma como nos sentimos. Que é, no fundo, a base de qualquer mudança que desejemos na nossa vida. Ou seja, quando mudamos a forma como nos sentimos, a forma como agimos também muda.
Use o negativo ao contrário. Isto é, em vez de focar o seu cérebro no que não funciona, foque-se no que funciona! Por exemplo, em vez de centrar o seu pensamento na doença, dirija-o para a saúde.
Quando iniciar a programação dos seus pensamentos e do seu diálogo interior, dê a si mesmo tempo e espaço para a concretização. Não limite o fluxo da vida com pensamentos negativos do tipo: “Ainda não aconteceu nada! Isto não resulta comigo! Já sabia que era assim!” Estes são pensamentos de carência, queixa e limitação que em nada ajudarão na mudança que deseja. Todos os processos necessitam de tempo para se revelarem. Não seja você a quebrar essa linha temporal. Persista e conseguirá.