O consumo tem sexo?

Cada vez mais a miscigenação de géneros é maior mas um estudo da consultora Gfk diz que as compras para a família ainda estão muito entregues às mulheres.

Homens e mulheres têm diferentes motivações quando vão às compras.

Há um consumo masculino e outro feminino? Parece que já não tanto e que estamos a “voltar às origens enquanto seres humanos: não somos 100% homens nem 100% mulheres”, explicou o presidente do Fórum do Consumo, José António Rousseau, que é também professor universitário e investigador. A conclusão foi referida no decurso da apresentação de um estudo sobre comportamentos de consumo que analisou 1200 portugueses sobre este tema e revelou que “os instintos têm influência nos hábitos de consumo”.

Este investigador defende que o sexo feminino ainda é visto como o mais consumista mas a divisão da sociedade em géneros já não está tão dividida. “No passado recente havia uma fronteira muito bem definida que não permitia usar ou fazer coisas que pertencessem ao género oposto. Hoje isso não acontece, há uma miscigenação cada vez maior do consumo, o consumidor é cada vez mais andrógino. O mesmo consumidor é homem e mulher”. E acrescenta: “a distinção por sexos é muito moderna, sobretudo se olharmos para o que foi a evolução da vida na Terra”.

As diferenças começam a esbater-se e já há cadeias a lançar linhas de roupa “género neutro”.

A verdade é que já se fazem produtos unissexo que podem ser usados tanto por homens como por mulheres. Exemplos? A moda é um excelente exemplo da miscigenação atual e importantes cadeias de roupa estão a seguir esta tendência. “Já há jovens que compram calças na secção feminina porque são mais justas e isso demonstra que quer o homem quer a mulher já não levam em consideração a distinção na hora de comprar o produto”, esclareceu José António Rousseau. A Zara, por exemplo, acaba de lançar uma coleção ‘género neutro’.

Caçadores e coletoras

A tipificação do consumo, ou não seja ele considerado um dos maiores fenómenos económicos, tem sido debatida e um estudo, recentemente divulgado pela consultora Gfk, caraterizou o consumidor masculino como “caçador” e o feminino como “coletor”. Pensa-se que os hábitos de compra dos homens estão estereotipados e são definidos da seguinte forma: os homens compram com rapidez (Grab and Go) de forma a passar o mínimo tempo possível nas superfícies comerciais; acompanham as mulheres mas não têm um papel ativo na compra (Wait and/or Whine); acreditam que gostar de ir às compras pode representar uma ameaça à sua masculinidade porque o ato de compra está associado apenas ao sexo feminino (Fear of the Feminine).

Os homens encaram as compras como uma competição, enquanto as mulheres se deixam levar pela emoção.

Mas os atuais comportamentos de compra de homens e mulheres são uma adaptação das competências ancestrais de caçadores e de coletores, explica o estudo da Gfk. “As competências de ‘caçadores’ conferem-lhes a capacidade de caçar rapidamente e em silêncio, preferindo fazê-lo, normalmente, sozinhos. Os hábitos de consumo das mulheres revelam capacidades de escolher as melhores opções e voltar aos mesmos locais (lojas), proporcionando-lhes um ambiente de convívio”. Mas, atenção, avisa este estudo: os homens são mais complicados do que aquilo que pensamos.

Quem compra o quê e como

Como é que os homens e as mulheres compram, inquiriu a Gfk. E as respostas são esclarecedoras.

  • As mulheres dedicam o dobro do tempo em compras para o lar
  • Elas preferem as manhãs de sábado e eles as tardes
  • As mulheres incluem mais as compras para o lar nas suas rotinas
  • Os homens preferem fazer todas as compras para o lar numa só loja e as mulheres gostam de diversificar
  • Os homens são Buyers e as mulheres são Shoppers. Eles entram na loja já com um propósito, compram o que tinham planeado e saem. Elas gostam de estar nas lojas
  • Eles têm mais noção das marcas que querem do que elas
  • Mais homens do que mulheres dizem que fazem listas mentais do que vão comprar
  • As mulheres preferem fazer compras sozinhas, tanto para o lar como para as outras pessoas
  • Mais mulheres afirmam que fazem compras pessoais e para o lar simultaneamente
  • Também são as mulheres que quando vão às compras para elas se lembram de comprar algo que fará feliz alguém da família
  • As mulheres admitem que demoram muito mais tempo do que tinham planeado a fazer compras, especialmente quando solteiras
  • Elas arrependem-se mais de não ter comprado alguma coisa de que gostaram do que os homens
  • Os homens compram para ganhar – encaram a compra como uma competição com os vendedores, compram roupa para marcar a sua identidade, compram bens de qualidade superior para afirmar o seu status junto dos restantes homens
  • As mulheres compram com emoção – são mais dadas a fazer compras para a família e entes queridos, deixam-se influenciar pelos seus estados de espírito e quanto melhor se sentem com elas próprias mais facilmente vão às compras, ir às compras é uma forma de recompensar o esforço feito em casa.
  • São as mulheres que mais compram todos os produtos e os homens apenas corroboram. Só no vinho e nas bebidas alcoólicas há discórdia, com os homens a considerarem que compram mais do que as mulheres.
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