Não há verão sem Algarve

Há umas semanas disse ao meu marido: “Estou deserta de chegar ao Algarve, nunca mais vamos de férias!”, ao que ele responde: “Ana, há muita gente que tem férias e não vai para o Algarve.”

Desde que me lembro que venho de férias de verão para Armação de Pêra, mas nem sempre tenho consciência deste privilégio. Para mim, não há verão sem Armação.

Foi aqui que passei a maioria dos meus aniversários. Lembro-me de uns patins cor de rosa que os meus pais me ofereceram e de estar a estreá-los num dia chuvoso de Julho. Foi no verão que comecei a ir à discoteca e a ficar até de manhã no Club K. Cheguei a cruzar-me com o meu pai no elevador do prédio, ele, madrugador a sair para ir à praça e, eu, a chegar de uma noitada com direito ao nascer do sol! Agora, noitadas é acordar às 5 da manhã para dar de mamar! Este ano, o verão volta a ser especial! Tenho a certeza de que daqui a 10 anos me vou lembrar das sestas que o Frederico fez à sombra do chapéu, dos pézinhos na água fria do mar, da primeira sopa de batata e cenoura feita com tanto carinho pela minha mãe. É aqui que consigo verdadeiramente desligar do mundo. Eu, uma toalha e um livro. Sou uma sortuda por ter passado tantos verões felizes no Algarve. Eu sei que há verão sem Algarve, mas é aqui que continuo a criar as melhores memórias de férias!

 

Ana Cadete @ncscientist é cientista em Boston. Doutorada em Nanomedicina e Inovação Farmacêutica, foi viver para os EUA em 2016 para fazer o seu postdoc no MIT. É atualmente Project Leader na área de produção de vacinas de RNA mensageiro no mRNA Center of Excellence da Sanofi e a fundadora da The Non-Conformist Scientist (NCS), uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos partilhar conhecimento científico a nível global, impulsionar a carreira dos cientistas e motivar mais mulheres na ciência a serem líderes. 

Leia mais artigos de Ana Cadete.

Publicado a 19 Julho 2024

Partilhar Artigo

Parceiros Premium
Parceiros