Um creme à sua medida, nem mais nem menos. Pode escolher qual a sua principal ação (hidratante, antirugas, antimanchas, calmante…), a textura e o aroma que mais lhe agradam e fazer a mistura em casa, mesmo sem qualquer veia de cientista. Se não tem a certeza do que realmente gosta, também há solução: faça um teste no site e no final tem a resposta.
A ideia da My.SkinMix nasceu no final de 2013, quando Ana Prata e Helena Vieira perceberam que existia no mercado da cosmética aquilo a que chamam “um monopólio da política one-fits-all”, ou seja, o mesmo creme serve um conjunto de pessoas com gostos e necessidades distintas. Perceberam que havia espaço para inovar: “Afinal, porque não haveríamos de poder escolher o que está dentro dos nossos cremes?”, recorda Ana Prata, 24 anos, que há quatro anos trabalha para tornar este sonho realidade. Licenciada em Ciências da Saúde e com um mestrado em Microbiologia Aplicada, a entrada de Ana Prata na área da cosmética não surpreende. Ao seu lado tem desde o início Helena Vieira, primeiro professora, e depois mentora e investidora, que foi fundadora em 2006 da Bioalvo, startup de biotecnologia 100% portuguesa, que explorava os biorecursos marinhos para criar produtos de valor acrescentado em mercados tão díspares como a saúde, o têxtil, o agroalimentar e a cosmética, e que acabaria por fechar portas em 2013, por decisão de um grupo de investidores que decidiu desinvestir na empresa. É com ela que Ana Prata “bate bolas” sempre que precisa de pensar alto e de um empurrão para dar mais um passo.
Depois da ideia seguiu-se a fase de perceber se eram as únicas a pensar assim ou se tinham seguidoras e concluiram que 70% das pessoas que questionaram mudariam alguma coisa no seu creme se pudessem. “A partir daí percebemos que estávamos no caminho certo”, reconhece.
Skincare à la carte com vertente tecnológica
O caminho foi conceber uma linha de cremes de rosto e de corpo à medida de cada pessoa, com uma vertente tecnológica. As texturas, os aromas e os ativos permitem nada mais nada menos do que quatro mil combinações diferentes! A tecnologia entra em cena para ajudar no processo de escolha. “A My.SkinMix desenvolveu dois algoritmos inteligentes para que seja possível fazer a sua combinação em qualquer parte do Mundo”, explica a empreendedora. O algoritmo MY.SKIN baseia-se no seu estilo de vida, necessidades e gostos para lhe sugerir a sua combinação. Já o MY.MIX é mais adequado para os clientes que já sabem o que precisam e gostam: baseado num sistema de filtros, permite-lhe descobrir quais dos produtos da My.SkinMix respondem ao conjunto das suas necessidades e gostos. Ou seja, tudo à distância de um clique, ou melhor de alguns cliques, pois chega a estes resultados através de um teste simples e agradável de fazer.
Todos os produtos My.SkinMix são feitos na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mas até chegar a esta fase foram necessários quatro anos de investigação e testes. Os primeiros três anos foram investidos no desenvolvimento do conceito com vários protótipos, que envolveram adaptações das fórmulas utilizadas. Finalizada esta parte e definida a imagem dos produtos, avançou-se para o desenvolvimento dos algoritmos. “Foi também desafiante, sobretudo pela complexidade de responderem a um conceito que, apesar de simples para o consumidor final, é altamente complexo em termos de processamento informático”, explica Ana Prata.
Próximo passo: conquistar o mundo
Agora que o produto está pronto e aprovado por mais de um milhar de clientes que já experimentaram, e muitas já encomendaram novas doses, é preciso angariar capital, conhecimento e parcerias para avançar com a expansão da marca e a internacionalização da empresa. É com esse objetivo que a My.SkinMix está neste momento em plena ronda de investimento. “Já não precisamos de provar que temos um bom produto”, diz Ana Prata, “agora só precisamos de capital para conseguir crescer em termos de marca e em vendas”. A jovem empreendedora está convencida que tal como acontece com as empresas que desafiam a forma como sempre olhamos para um determinado produto ou serviço, a My.SkinMix também tem potencial para mudar o paradigma do seu setor. “A My.SkinMix defende e luta por um mundo em que o que escolhemos e queremos é mais importante do que o que nos impõem, em que a nossa individualidade tem mais peso do que uma resposta em massa”, argumenta.
Se tem curiosidade em experimentar, descubra este conceito inovador em www.myskinmix.com e faça o teste para descobrir a combinação que se adequa às suas necessidades e gostos – uma textura, uma ação e um aroma. Se tiver dúvidas opte por um Kit Iniciação (para peles jovens ou para peles maduras) ou entre em contacto com a marca.