O poder dos media para ajudar a quebrar os estereótipos de género é de tal forma importante que a Getty Images lança neste Mês da Mulher, uma campanha que incentiva os utilizadores do seu banco de imagens a pensarem duas vezes antes de escolher uma foto.
Criada pela agência AlmapBBDO, a ideia é simples. As fotos mais compradas, quando se pesquisa pela palavra “CEO” no banco de imagens, são, na maioria das vezes, fotos de homens – embora existam milhares de fotos de mulheres como CEO disponíveis. Da mesma forma, quando se pesquisa pelas palavras “compras em supermercado”, a maioria de fotos descarregadas ou compradas são de mulheres a fazer compras, embora a Getty Images tenha inúmeras outras possibilidades de fotos de homens na mesma tarefa.
Nesta campanha, em cada compra de uma imagem como, por exemplo, a de um homem CEO, a Getty vai incentivar o consumidor a usar antes a foto de uma mulher na mesma função. E o conrário acontecerá com as compras no supermercado.
Esta iniciativa pretende contribuir para que todos repensem as suas opções na hora de ilustrar o que ainda se imagina como papéis “masculinos” e papéis “femininos”.