Executiva à conversa sobre… Liderança Feminina: M. Cândida de Oliveira

Ficou conhecida como a dama de ferro do vidro graças ao trabalho e à fibra que demonstrou à frente da Barbosa & Almeida. Maria Cândida de Oliveira é uma das oradoras no evento da Executiva de dia 6 de março, no Porto.

Maria Cândida de Oliveira é presidente da Inovagaia.

Num tempo em que as mulheres escolhiam a via do ensino como carreira, Maria Cândida nunca abandonou o sonho de se tornar gestora. Licenciada em Economia pela FEUP, começou por ser professora do ensino técnico, mas como gosta “de ação, de indústria e de gestão” não desistiu de as procurar e encontrou-as na Sogrape, onde entrou por mérito próprio, numa vaga disputada por muitas cunhas.

A sua fibra serviu-lhe para enfrentar operários e sindicalistas, mesmo quando recebia ameaças, no período quente do pós-25 de Abril, já como administradora da fábrica de vidro Barbosa & Almeida, que liderou entre 1979 e 1998. Casada e mãe de dois filhos, fez uma carreira exemplar – que lhe valeu várias distinções públicas -, que passou também pela Lusomundo Media, no final da década de 1990.

Em entrevista concedida para o livro “Memórias de Executivas“, escrito por Isabel Canha e Maria Serina, a gestora diz que nunca se sentiu discriminada no trabalho por ser mulher. Sempre teve o apoio dos acionistas, mas não em casa. “Foi essa falta de apoio que me fez andar para a frente”, confessou às autoras. Hoje recusa a vida de dolce farniente que poderia ter. É vereadora sem pelouro da Câmara de Vila Nova de Gaia e presidente da Inovagaia para satisfazer o seu vício pelo trabalho e manter o contacto com a realidade dos negócios, através do apoio ao empreendedorismo das novas gerações.

A entrada para assistir a este evento é livre, mas sujeita a inscrição. Garanta o seu lugar enviando um email para [email protected].

“Executiva à conversa sobre… Liderança Feminina”

6 de março 2017, 18h,

Auditório Carvalho Guerra, Católica Porto Business School

18h30

Apresentação da Executiva

Isabel Canha e Maria Serina (fundadoras do site Executiva.pt)

18h45

Key note speaker

Maria Antónia Torres (membro da Comissão Executiva da PwC)

‘Como as empresas podem acelerar a progressão das mulheres’

19h

Mesa redonda

Sofia Salgado (dean da Católica Porto Business School), Isabel Barros (diretora de Recursos Humanos da Sonae MC), Maria Cândida Oliveira (presidente da InovaGaia) e Sara do Ó (CEO do Grupo Your)