As profissões nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia ou matemática ainda contam com pouca participação feminina. O Fórum Económico Mundial estima que o mercado de trabalho precisa de mais 136 anos para que o mundo atinja a igualdade de género. Esta é uma realidade que a EDP quer ajudar a mudar. Com esse objetivo lança o #REBELSFORCHANGE, uma campanha global para sensibilizar e promover a participação de mais mulheres em carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, no acrónimo inglês).
A iniciativa da EDP, que será desenvolvida em todo o grupo, corre em simultâneo com a própria ambição da empresa, que visa aumentar a representação feminina para, pelo menos, 30% até 2025. “Temos essa responsabilidade com a sociedade e é um compromisso que assumimos”, explica, em comunicado, Miguel Stilwell d’Andrade, presidente executivo da EDP e da EDP Renováveis. “Campanhas como esta são fundamentais para ajudar a eliminar obstáculos que impedem as mulheres de ter acesso a carreiras nestas áreas de conhecimento para fazer do mundo um lugar melhor e igualitário para todos”, reforça.
Tendo como símbolo um capacete branco, a campanha digital #REBELSFORCHANGE prevê, ao longo dos próximos três meses, várias intervenções nas redes sociais do grupo EDP, incluindo testemunhos de colaboradoras em carreiras técnicas na empresa e outras ações. Está ainda prevista a associação à campanha de duas reconhecidas figuras públicas – a cantora Marisa Liz e a atriz Madalena Aragão – que se têm envolvido ativamente em ações de promoção da mulher em diferentes áreas profissionais. Saiba mais aqui.
Leia a entrevista com Vera Pinto Pereira, administradora da EDP, aqui.