Carla Rebelo é diretora mundial do negócio de recrutamento permanente da Adecco.
Foi publicado em 1944 o Manual da Sabotagem de produtividade de organizações. Trata-se de um documento que ensina as pessoas a fazer mal o seu trabalho, e é um clássico produzido em 1944 pelos Serviços Estratégicos da Center Intelligence Agency (CIA), Estados Unidos
O manual simples de sabotagem foi distribuído pelos aliados aos cidadãos, dando-lhes instruções de como enfraquecer o seu País, reduzindo a produtividade dos seus locais de trabalho.
Na seção de conselhos gerais para interferir com as operações e produtividade, são listadas sugestões práticas, que parecem ter sido escritas nos dias de hoje, senão vejamos algumas delas:
- Sempre que possível transfira os temas para decisão de comités, com a menção “para estudo e análise adicional”
- Crie comités com o maior número de pessoas possível, nunca menos de 5
- Faça discursos, fale o mais frequentemente possível e por muito tempo. Ilustre os pontos da sua mensagem com anedotas longas e relatos da sua vida pessoal
- Traga assuntos irrelevantes o mais frequentemente possível
- Seja mesquinho com as palavras que quer ver usadas nas comunicações, atas e resoluções
- Refira-se a assuntos que já foram decididos em reuniões anteriores e tente reabrir a questão
- Regateie a legitimidade de todas as decisões quanto à jurisdição da mesma
Avançando na complexidade do tema, existe também uma secção específica para managers e supervisores que sugere, com o mesmo objetivo, as seguintes ações:
- Confunda as ordens, faça questões infindáveis ou envolva-se numa longa troca de mensagens sobre essas ordens
- Quando definir as tarefas, priorize as tarefas menos importantes
- Insista em obter a perfeição em produtos/etapas pouco importantes
- Realize reuniões alargadas e conferências quando existir trabalho mais importante a ser desenvolvido
- Multiplique o procedimento e as autorizações necessárias envolvidas nas instruções dadas
E por último, para que a lição seja bem aprendida são dadas também sugestões concretas a todos os outros colaboradores:
- Informe as pessoas mais importantes que telefonam que o chefe está ocupado
- Espalhe rumores perturbadores que pareçam provir de informação confidencial
- Trabalhe lentamente e pense como aumentar o número de passos necessários
- Invente o máximo de interrupções possíveis no seu trabalho
- Faça o seu trabalho mal e culpe as ferramentas, equipamentos ou outras pessoas
A grande maioria dos gestores públicos e privados não precisaria deste manual de sabotagem, mas até hoje parece o ensinamento melhor aprendido e implementado em muitas empresas e instituições.
Não fosse tão sério e dava vontade de rir a bandeiras despregadas.
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