A maior serial glass-ceiling breaker nos Estados Unidos

 

A não perder na Executiva

 

Carmo Palma, Axians

Carmo Palma é managing director na Axians Portugal.

Carmo Palma é managing director na Axians Portugal, uma das empresas que tem estado na linha da frente para acelerar a transformação digital em tempos de pandemia. Nesta entrevista fala sobre os desafios do seu setor, igualdade de género, e os skills que a conduziram ao lugar que hoje ocupa. Leia aqui.

 

O nosso top 10 da web

. Janet Yellen é a mulher mais bem preparada de Washington, segundo a Fortune (edição de fevereiro/março), que a apelida de serial glass-ceiling breaker. Ela foi a única mulher a concluir um doutoramento em Economia na Universidade de Yale e durante algum tempo a única mulher professora
de Economia na Harvard University. Chefiou o Council of Economic Advisers da Administração Clinton e, em 2014, na Administração Obama, foi confirmada como a primeira mulher a presidir à Reserva Federal, sucedendo a Ben Barnanke. Ao ser nomeada Secretária do Tesouro por Joe Biden, tornou-se na primeira pessoa (homem ou mulher) a completar a “Santíssima Trindade” do poderoso circuito financeiro norte-americano.

Jane Fraser tem de recuperar o Citigroup e não vai ser um trabalho fácil,como escreve oThe New York Times, que traça o percurso da nova CEO e a sua ambição de imprimir uma abordagem mais global ao banco e de expandir os seus serviços aos americanos mais pobres, ao mesmo tempo que tem de pôr as contas em ordem. Será a primeira mulher a liderar um dos quatro maiores bancos de Wall Street e Catherine Tinsley, professora de Gestão na Universidade de Georgetown, recorda que os boards têm tendência a indicar mulheres para a liderança apenas quando as empresas estão em apuros (é o chamado precipício de vidro). Jane Fraser junta-se, assim, às corajosas Ginni Rometty e Mary T. Barra, escolhidas para fazer o turnaround à IBM e à GM, respetivamente, em períodos particularmente difíceis.

Whitney Wolfe Herd, de 31 anos, a CEO da app de encontros Bumble, que já está na Bolsa tornou-se bilionária de um dia para o outro. Depois de ter participado no desenvolvimento do site de encontros Tinder – consta que o nome foi proposto por ela – criou a Bumble, uma app de encontros que tem a particularidade de serem as mulheres a dar o primeiro passo, e que já conta com 75 milhões de utilizadores em 150 países. No dia 11 de fevereiro a sua empresa estreou-se em Bolsa com um valor de mercado que rondou os 8 mil milhões de dólares! Tendo em conta que Herd detém quase 12% da empresa, esta operação deu-lhe entrada direta no seleto clube dos bilionários.

. A tradicional lista da Forbes The World’s 100 Most Powerful Women inclui mulheres inspiradoras de 30 países e quatro gerações diferentes. Há dez chefes de Estado, que estão a combater a pandemia, e 38 CEO que lidam com a COVID-19 nos seus negócios.

. Na sequência da demissão de Yoshiro Mori, de 83 anos, presidente do Comité das Olimpíadas de Tóquio e ex-primeiro ministro, devido aos comentários sexistas que proferiu, num país em que dominam os homens mais velhos, a nomeação de uma mulher de 56 anos, Seiko Hashimoto, ministra encarregada dos Jogos e ex-atleta olímpica, é uma mudança assinalável. Seiko Ashimoto traz para a sua nova função experiência e contactos no desporto e na política. Mas foi com relutância inicial que aceitou este papel.

Em que países é mais provável ter uma mulher como chefe? Não será certamente no Japão, nem nos “óbvios”, como Estados Unidos, Alemanha ou um dos países da Europa do Norte. O ranking apresentado pela Organização Internacional do Trabalho, referente a 2019, coloca no topo a Jordânia, com 62% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. Em apenas 5 dos países analisados há igualdade de género e garantimos que continua a não ser nenhum daqueles em que está a pensar. Portugal tem um score de 37,5%, ficando à frente de muitos dos seus vizinhos europeus. Veja a listacompleta.

. Longe da vista, longe do coração é um ditado que com a devida adaptação se aplica aos emails. Enquanto a sua caixa de correio estiver cheia é difícil concentrar-se nas restantes tarefas. Felizmente, há solução e ela chega-nos no artigo Por que razão ter uma inbox zero é mais fácil do que imagina. Siga estas dicas e melhore a sua produtividade.

“Estima-se que anualmente, se perdem entre 15 mil e 30 mil milhões de dólares no mundo, por causa das meninas que não terminam a escolarização”, afirma Duni Sawadogo, doutorada em Farmácia e em Biologia Celular e Hematologia, em entrevista ao El Mundo. A cientista, que foi distinguida com o Prémio Harambee 2021 para a Promoção e Igualdade da Mulher Africana, fala sobre a importância de haver mais mulheres com formação superior e na área da ciência, o que faz para que isso aconteça e também sobre o flagelo dos medicamentos falsos no mundo, mas especialmente em África. Segundo Duni Sawadogo, o tráfico de medicamentos ilegais gera 20 vezes mais dinheiro do que a heroína e mata anualmente mais de 300 mil crianças até aos 5 anos em África. “Segundo a OMS um em cada 10 medicamentos vendidos no mundo pode ser falso”.

. Para nos ajudar a lidar com o confinamento e outras medidas de contenção da COVID-19, a Time foi saber o que os astronautas nos podem ensinar sobre isolamento e quarentena. Uma coisa que temos em comum é que mantermo-nos ocupados ajuda muito: “Uma tripulação ocupada é uma tripulação feliz – e uma tripulação aborrecida é um desastre”, diz o ex- astronauta da NASA Terry Virts. Esta é, pois, a oportunidade para fazer tudo o que tem adiado até agora, como organizar o álbum de fotografias.

. Se há muito que ambiciona passar ao nível seguinte, deixamos-lhe sete passos para conseguir uma promoção mais cedo ou mais tarde. Nenhum deles é limitar-se a fazer o seu trabalho e esperar que alguém repare em si e lhe ofereça uma nova função de bandeja, mas qualquer deles parece ser bastante eficaz para conseguir a promoção que deseja e merece. Exemplo: cultive uma presença executiva. Fale com convicção e inspire os membros da sua equipa a superarem sempre as expectativas.

 

Talento português na Engenharia

A engenheira bioquímica Paula Alves foi eleita membro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos, soube-se no Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, que se celebra anualmente a 11 de fevereiro. Aproveitando a efeméride, a CEO do iBET, investigadora principal do ITQB NOVA e Professora na Universidade Nova de Lisboa defendeu que é necessário “trabalhar para cativar mais jovens mulheres para o mundo das engenharias”, onde continua a haver “um grande desequilíbrio de género”.

 

É tendência!

Se a Covid-19 provou que conseguimos fazer mudanças da noite para o dia, por que razão a semana de trabalho de 4 dias ainda não é uma realidade? Este artigo revela que a profecia de Keynes, de que até 2030 trabalharíamos apenas 15 horas por semana, está cada vez mais perto. Depois de vários estudos apontarem que a semana de 4 dias aumenta a produtividade, várias empresas estão a testá-la para perceber os desafios que este objetivo coloca e como ultrapassá-los. A Unilever na Nova Zelândia é uma delas.

 

Quem diria?!

Segundo a Monocle, há poucas semanas, uma das lojas The Newsroom, que vende jornais e revistas, no animado Bairro de Dupont Circle, em Washington, recebeu uma visita inesperada: Jill Biden. A Primeira Dama comprou um monte de revistas e jornais, deixando o vendedor surpreendido e a pensar que dificilmente Melania Trump teria sido capaz de algo do género.

 

Work hard, play hard!

O LIVRO QUE ESTAMOS A LER

It’s a man’s world! Sabia que em caso de acidente automóvel tem mais 47% de probabilidade de sofrer de ferimentos graves do que um homem porque os testes de colisão foram feitos apenas com manequins da corpulência de homens? Fazia ideia de que os medicamentos que toma podem estar a fazer-lhe mal porque… sim, os ensaios foram feitos exclusivamente com homens? Caroline Criado Perez mostra que o mundo foi construído por homens e para homens e ignora sistematicamente metade da população. A frequência e a amplitude deste enviesamento é chocante. Este livro bem fundamentado e muito premiado deveria ser leitura obrigatória para todos — mulheres e homens. Veja a TALK da autora aqui.

 

VALE A PENA EXPERIMENTAR

Somos fãs de cremes e os de mãos são fundamentais para manter a pele e as unhas bem hidratadas. Este creme da Rituals acompanha-nos desde que nos cruzámos e não temos vontade de o trocar por outro. Hidrata sem ficar pegajoso e a sua ação é também visível nas unhas e nas cutículas. Veja a revista aqui.

 

Parceiros Premium
Parceiros