Carla Rebelo: A sabotagem como estratégia

Uma reflexão irónica de Carla Rebelo sobre a atualidade do Manual de Sabotagem de Produtividade de Organizações, publicado em 1944, com a finalidade de ensinar as pessoas a fazer mal o seu trabalho.

Carla Rebelo é diretora mundial do negócio de recrutamento da Adecco.

Carla Rebelo é diretora mundial do negócio de recrutamento permanente da Adecco.

 

Foi publicado em 1944 o Manual da Sabotagem de produtividade de organizações. Trata-se de um documento que ensina as pessoas a fazer mal o seu trabalho, e é um clássico produzido em 1944 pelos Serviços Estratégicos da Center Intelligence Agency (CIA), Estados Unidos

O manual simples de sabotagem foi distribuído pelos aliados aos cidadãos, dando-lhes instruções de como enfraquecer o seu País, reduzindo a produtividade dos seus locais de trabalho.

Na seção de conselhos gerais para interferir com as operações e produtividade, são listadas sugestões práticas, que parecem ter sido escritas nos dias de hoje, senão vejamos algumas delas:

  • Sempre que possível transfira os temas para decisão de comités, com a menção “para estudo e análise adicional”
  • Crie comités com o maior número de pessoas possível, nunca menos de 5
  • Faça discursos, fale o mais frequentemente possível e por muito tempo. Ilustre os pontos da sua mensagem com anedotas longas e relatos da sua vida pessoal
  • Traga assuntos irrelevantes o mais frequentemente possível
  • Seja mesquinho com as palavras que quer ver usadas nas comunicações, atas e resoluções
  • Refira-se a assuntos que já foram decididos em reuniões anteriores e tente reabrir a questão
  • Regateie a legitimidade de todas as decisões quanto à jurisdição da mesma

Avançando na complexidade do tema, existe também uma secção específica para managers e supervisores que sugere, com o mesmo objetivo, as seguintes ações:

  • Confunda as ordens, faça questões infindáveis ou envolva-se numa longa troca de mensagens sobre essas ordens
  • Quando definir as tarefas, priorize as tarefas menos importantes
  • Insista em obter a perfeição em produtos/etapas pouco importantes
  • Realize reuniões alargadas e conferências quando existir trabalho mais importante a ser desenvolvido
  • Multiplique o procedimento e as autorizações necessárias envolvidas nas instruções dadas

E por último, para que a lição seja bem aprendida são dadas também sugestões concretas a todos os outros colaboradores:

  • Informe as pessoas mais importantes que telefonam que o chefe está ocupado
  • Espalhe rumores perturbadores que pareçam provir de informação confidencial
  • Trabalhe lentamente e pense como aumentar o número de passos necessários
  • Invente o máximo de interrupções possíveis no seu trabalho
  • Faça o seu trabalho mal e culpe as ferramentas, equipamentos ou outras pessoas

A grande maioria dos gestores públicos e privados não precisaria deste manual de sabotagem, mas até hoje parece o ensinamento melhor aprendido e implementado em muitas empresas e instituições.

 Não fosse tão sério e dava vontade de rir a bandeiras despregadas.

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