A Mudey é uma nova plataforma inteligente de compra e gestão de seguros que permite simular, comparar, comprar e gerir diferentes tipos de seguros e de várias seguradoras. Com recurso a inteligência artificial, esta insurtech portuguesa permite, de forma independente e gratuita, avaliar as diferentes soluções de mercado e contratar os seguros pretendidos, descomplicando o processo de compra e gestão de seguros. O utilizador recebe sugestões personalizadas, de acordo com as suas necessidades, interesses, ocupação profissional e hobbies.
Ana Teixeira é cofundadora desta plataforma lançada em julho de 2020 como que é o primeiro mediador de seguros 100% digital em Portugal. Com uma ronda de investimento inicial de 720 mil euros, a MUDEY contou com financiamento de investidores sediados em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América.
Pode traçar em poucas palavras o seu percurso desde que terminou a faculdade?
Sou licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e pós-graduada em Análise Financeira. Em 2013, concluí o Executive MBA na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, tendo sido reconhecida com o Director’s Award.
Durante os cinco anos em que trabalhei em Portugal, integrei a área financeira de empresas multinacionais. Em 2012, optei por uma experiência profissional no estrangeiro, aceitando o convite de participar num projeto inovador no Reino Unido, o Beagle Street, que foi o primeiro distribuidor 100% online de seguros de vida naquele país. Mais tarde, juntei-me à equipa do HoyHoy.nl, um comparador de seguros na Holanda, para logo de seguida participar no lançamento do LesFurets.com, atualmente, o principal comparador de seguros em França, fazendo parte da sua liderança executiva. Em 2018, fui convidada para CFO do núcleo embrionário da DeadHappy, uma insurtech britânica de carácter irreverente e disruptivo no mercado de seguros de vida.
A minha experiência em lançar e fazer crescer projetos pioneiros, usando a tecnologia e o digital na área de seguros, contribuiu para a criação da MUDEY, em Portugal, em 2020.
Como surgiu a hipótese de uma carreira internacional e o que a levou a dar esse passo?
A vontade de uma carreira internacional surgiu no decurso da minha participação no Executive MBA na Universidade de Cambridge, onde contactei com colegas de diversos backgrounds profissionais e com diferentes formas de pensar e solucionar problemas. Isso fez-me repensar o meu percurso profissional.
Que aprendizagens fez em cada um dos mercados em que trabalhou?
No Beagle Street, primeiro distribuidor 100% online de seguros de vida no Reino Unido, aprendi o valor da desmaterialização e desburocratização dos processos, vistos como tradicionais e complicados. No LesFurets.com, o principal comparador de seguros em França, experienciei a relevância da disponibilização de um sítio único, online, acessível e de qualidade para compra de seguros. A simplicidade de linguagem nos seguros, assim como a forma irreverente e descontraída de comunicar são as mais-valias da minha passagem na DeadHappy. Toda esta aprendizagem, resultante da minha experiência internacional, pode ser encontrada no que é o hoje a MUDEY.
Como surgiu a ideia de negócio da Mudey?
A ideia que esteve na origem da MUDEY surgiu em 2017. Nessa altura, apesar de viver em Inglaterra, passei algum tempo em Portugal e decidi comprar um seguro de saúde online. Foi aí que me deparei com a oportunidade de negócio. Na verdade, a dificuldade em saber quais as opções disponíveis no mercado conjugada com a falta de informação, com a ausência da possibilidade de comparação de forma simples e ainda com a complexidade da linguagem usada, a burocracia e morosidade do processo de contratação (imprimir, assinar, enviar, etc.) mostraram-me que algo estava em falta – uma plataforma inteligente de compra e gestão de seguros, 100% digital e independente, que descomplicasse todo este processo.
Em 2019, decidimos avançar com a ideia e a MUDEY, a primeira plataforma digital de mediação de seguros em Portugal, chegou ao mercado nacional em julho de 2020. Através da MUDEY, os nossos utilizadores podem simular, comparar, comprar e gerir diversos tipos de seguros, de diferentes seguradoras, totalmente online, de forma gratuita e autónoma, com total controlo sobre o processo. Usando inteligência artificial e com o apoio constante da nossa equipa, cada utilizador consegue encontrar os seguros mais indicados para si, o que permite que esteja bem protegido a um preço justo.
Hesitou em dar o salto de trabalhadora por conta de outrém para investidora?
A decisão de avançar com uma startup requer uma predisposição para o risco, uma capacidade de aceitação da incerteza que daí decorre e também – não menos importante – um contexto familiar propício. Como tal, a minha transição de trabalhadora por conta de outrém para empreendedora/investidora requereu naturalmente ponderação.
Um fator determinante nessa reflexão foi o sentimento de que a MUDEY seria algo novo e disruptivo, que iria preencher uma falha de mercado e ser relevante para o setor e para os consumidores. Acreditei — e mantenho essa convicção — que com muita dedicação, trabalho e uma boa dose de criatividade iria ser uma experiência enriquecedora, com resultados a médio prazo.
Como lançou o negócio?
A fundação da MUDEY foi sempre idealizada e vivida em dupla com a minha irmã Sónia, que é responsável pela parte jurídica, de compliance e administrativa, tendo em conta a sua formação em Direito. Tivemos, claro, de rodear-nos de uma equipa diversificada para conseguirmos criar e desenvolver a nossa plataforma. Hoje em dia, a MUDEY tem sete colaboradores para garantir o seu funcionamento e crescimento, quer ao nível técnico quer ao nível dos serviços e do atendimento personalizado que prestamos.
Quanto ao investimento, a MUDEY contou com uma ronda inicial de 720 mil euros angariados junto de business angels que acreditaram no nosso potencial e crescimento.
Qual o balanço que faz hoje?
O balanço é muito positivo, já que há vários fatores que demonstram o crescimento alcançado em menos de um ano.
Passámos de dois para 14 tipos de seguros que podem ser comprados de forma 100% digital através da MUDEY: vida proteção, vida crédito, saúde, carro, casa, dentário, viagem, empregada doméstica, acidentes pessoais, criança, família, criança, bicicleta e trotinete. Ou seja, temos estabelecido um ritmo médio de um novo seguro por mês, um objetivo que queremos manter em paralelo com o crescimento dos serviços ligados à gestão da carteira de seguros.
Este crescimento também se verificou quanto ao número de seguradoras parceiras. Começámos com quatro e atualmente trabalhamos com 11 seguradoras, o que demonstra a confiança depositada pelas mesmas na MUDEY e neste novo modelo de distribuição de seguros, assente em tecnologia e no digital.
Por parte dos consumidores, tem sido visível, neste primeiro ano de atividade, a adesão a este modelo digital, enquanto uma alternativa viável, segura e confortável para a compra e gestão de seguros, já que, através da MUDEY, podem fazê-lo totalmente online, sem deslocações ou contactos presenciais desnecessários.
Definimos como meta para os primeiros 12 meses de atividade alcançarmos cinco mil utilizadores, objetivo que a MUDEY está próxima de concretizar na data do seu 1.º aniversário.
Quais os principais obstáculos com que se deparou e como os ultrapassou?
Um dos desafios com que nos deparamos no desenvolvimento da MUDEY, prende-se com a área tecnológica. As seguradoras estão cientes da importância do digital na distribuição de seguros. No entanto, ainda existe um caminho a percorrer pelas mesmas, no sentido de um maior uso de tecnologia e da desburocratização de processos que permitam a integração numa plataforma como a da MUDEY, de uma forma mais flexível, célere e eficiente.
Outros dos desafios relaciona-se com a literacia financeira e de seguros por parte dos consumidores. Através da MUDEY, estes podem comprar e gerir os seus seguros de forma autónoma e à sua medida. Como tal, para que tomem decisões informadas é importante terem informação acessível, com uma linguagem simples, clara e transparente. A MUDEY tem contribuído proativamente nesse sentido, nomeadamente, através do contínuo suporte via chat, dos artigos publicados no seu blogue e vídeos semanais no seu canal de Youtube.
Quais os planos e ambições para o futuro?
Estamos prestes a celebrar um ano desde que a MUDEY chegou ao mercado (julho de 2020). Estabelecemos como objetivo para o 1.º aniversário, como referi anteriormente, chegar aos cinco mil utilizadores. Estamos prestes a cumpri-lo, o que me deixa muito orgulhosa! Até 2023, queremos ir muito mais longe, alcançando a meta dos 20 mil utilizadores.
Vamos continuar a fortalecer o caminho da MUDEY em várias vertentes: aumentar o número de seguros com compra 100% online disponível na nossa plataforma, ampliar o número de seguradoras parceiras, bem como continuar a implementar mais funcionalidades e serviços na nossa plataforma de modo a responder às necessidades dos utilizadores MUDEY.
Nestes primeiros meses de atividade estivemos mais direcionados para uma distribuição direta ao consumidor final e essa vai continuar a ser a nossa aposta. Contudo, iniciámos recentemente um novo ciclo focado em parcerias empresariais que queremos desenvolver. Estas parcerias permitem que a MUDEY seja integrada nos websites ou plataformas de empresas ou mediadores de seguros parceiros, potenciando a satisfação dos seus clientes, utilizadores e/ou colaboradores.
Seja diretamente com o cliente final ou através destas parcerias empresariais, queremos que a missão da MUDEY chegue a cada vez mais pessoas: descomplicar o setor da distribuição de seguros, não só facilitando a sua compra e gestão, mas também promovendo a literacia nesta área. Neste objetivo de levar mais longe a MUDEY cabe ainda a ambição de internacionalizar a nossa plataforma num futuro próximo.