Executiva entrega o Prémio Executivas do Ano 2024

A 2.ª edição do Prémio Executivas do Ano, que distingue a capacidade de gestão, de liderança e de empreendedorismo das mulheres em Portugal, decorreu dia 21 de novembro no ISEG. Conheça as cinco vencedoras nas categorias Gestora, Empresária, Empreendedora, Gestora Estrangeira e Revelação.

Isabel Canha, Chitra Stern, Vera Bastos, Isabel Vaz, Purificação Tavares. Ana Arié e Maria Serina.

A Executiva atribuiu ontem os Prémios Executivas do Ano 2024,  que reconhece a capacidade de gestão, de liderança e de empreendedorismo feminino, e que distinguiu as cinco mulheres de negócios que mais se destacaram em 2024, nas seguintes categorias: Gestora, Empresária, Empreendedora, Gestora Estrangeira e Revelação.

As premiadas são escolhidas por um júri, composto pelos membros do Conselho Editorial da Executiva, que pela sua experiência e funções, conhecem bem o tecido empresarial português.

As Executivas do Ano 2024 são:

Gestora: Isabel Vaz, CEO, Luz Saúde

Empresária: Cláudia Azevedo, CEO, Grupo Sonae

Empreendedora: Purificação Tavares, fundadora, CGC Genetics Unilabs

Gestora Estrangeira: Chitra Stern, fundadora e CEO, Martinhal Family Hotels & Resorts

Revelação: Ana Arié, diretora-geral, Grupo Capricciosa

 

“Não queremos que este Prémio Executivas do Ano seja apenas mais um evento em que se distribuem troféus. O que pretendemos com esta cerimónia é uma manifestação do nosso compromisso muito firme, da missão da Executiva, que é a de promover a valorização do papel das mulheres na economia e na sociedade”, afirmou Isabel Canha, cofundadora da Executiva, na sua mensagem de abertura da cerimónia de entrega do Prémio, que decorreu no Salão Nobre do ISEG.

Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde, e distinguida na categoria Gestora, destacou “o grande sentido de responsabilidade com que recebo este Prémio, para que as mulheres sintam que têm capacidade e que podem e devem ser líderes, para a progressão do país. Que é possível chegarem a cargos de liderança, compatibilizar com a família e fazer aquilo gostam.”

A empresária Cláudia Azevedo, CEO do Grupo Sonae, que não esteve presente, e fez-se representar por Vera Bastos, diretora de Relações com Investidores, que agradeceu o prémio, sublinhando que a empresária “é uma role model, uma líder que nos inspira imenso todos os dias.”

A empreendedora Purificação Tavares, fundadora da CGC Genetics Unilabs, salientou que “o prémio da Executiva, que dedico ao Grupo e às pessoas que sempre trabalharam connosco, dá visibilidade ao trabalho que se faz, que de outra forma não a teria.”

O prémio Gestora Estrangeira foi atribuído a Chitra Stern, fundadora e CEO do Martinhal Family Hotels & Resorts, que se mostrou feliz pela distinção, afirmando que “estamos em Portugal desde 2001, ultrapassámos vários períodos difíceis, e por isso, é uma honra e um marco na minha vida profissional receber este Prémio.”

Ana Arié, diretora-geral do Grupo Capricciosa, distinguida na categoria Revelação, sublinhou que “2024 foi um ano muito turbulento para a empresa, abrimos quatro restaurantes, criámos duas marcas novas, e ter esta distinção é um grande orgulho. Sou disléxica, o que faz com que tenha de correr um pouco mais, o que me deu a capacidade de esforço e de entrega nos desafios que proponho a mim e à minha equipa.”

João Duque, presidente do ISEG, instituição que acolheu e se associou pelo segundo ano consecutivo a este Prémio, destacou, na sua intervenção, que a mais antiga escola de Economia e Gestão do país, “está bem desperta para as questões da igualdade de género, por uma questão de cidadania e de posicionamento. Ainda temos uma quota baixa de mulheres e estamos a fazer um esforço para colmatar o diferencial.” Acrescentou que na carreira académica “o período de maior capacidade de produção científica coincide com uma fase difícil na conjugação da vida profissional com a vida pessoal, e para as mulheres é ainda mais complicado. Percebemos isso, e estamos profundamente motivados para que haja uma maior equidade e representatividade de género.”

O ISEG, a Porto Ferreira e a White associaram-se  e apoiam o Prémio Executivas do Ano, atribuído anualmente às executivas que desenvolvam a sua atividade profissional em Portugal, e que durante o ano em análise se tenham distinguido pela sua relevância económica, inovação ou performance.

O que pensam as Executivas do Ano 2024

Quer saber do que mais se orgulham estas mulheres no percurso profissional, o que consideram que foi fundamental para chegar às funções que hoje ocupam e o que significa terem sido distinguidas com este prémios? Veja as suas respostas em vídeo:

Gestora: Isabel Vaz, CEO, Luz Saúde

Empreendedora: Purificação Tavares, fundadora, CGC Genetics Unilabs

Gestora Estrangeira: Chitra Stern, fundadora e CEO, Martinhal Family Hotels & Resorts

Revelação: Ana Arié, diretora-geral, Grupo Capricciosa

(Não temos o testemunho de Cláudia Azevedo, distinguida como Empresária 2024, que não pode estar presente na cerimónia)

Saiba tudo sobre o Prémio Executivas do Ano 2024

Parceiros Premium
Parceiros