Já é praticamente impossível comunicar por mensagens no telemóvel ou no computador sem usar emojis, aquelas figuras que revelam as emoções por trás das palavras utilizadas. Mas se olharmos com alguma atenção para estas figuras é fácil constatar que a questão da igualdade de género não está retratada em nenhum dos símbolos. Apesar da profusão de opções, os únicos emojis femininos reduzem-se às princesas e às noivas.
Uma abordagem ultrapassada que quatro funcionários da Google quiseram atualizar com a apresentação de 13 novos emojis do sexo feminino (e 13 do sexo masculino para um total de 26) à Unicode Consortium, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve padrões para texto digital em muitas plataformas e linguagens e aprova cada novo lote de emojis.
78% das mulheres usa emoji, apesar de eles não serem do sexo feminino.
Os novos ícones retratam carreiras que vão desde a medicina à música e enfatizam postos de trabalho nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Os autores dos novos emojis explicaram esta opção dizendo: “Não interessa de que perspetiva se olha. As mulheres ganham cada vez mais visibilidade e reconhecimento. Não é altura de os emojis também refletirem a realidade delas que cada vez mais desempenham papeis fundamentais em todas as profissões?”.
A proposta também surge depois de se saber que 78% das mulheres usam frequentemente os emojis (e 60% os homens) e estas imagens são muito apreciadas por mulheres abaixo dos 30 anos. “Por isso, parece apropriado fornecer uma variedade de imagens de profissões femininas”, afirma a equipa da Google. “O melhor de tudo é que estas 26 novas opções vão dar aos empresários uma série de avatares à escolha independentemente da indústria e do sexo”, acrescentam.
Aos poucos a igualdade de género ganha terreno. Ainda recentemente, também nos EUA, uma empresa de higiene feminina – a Always – levantou esta questão e a primeira dama Michelle Obama apoiou-a com entusiasmo, conta o site Entrepreneur.
Voltando aos emojis, eles já estão por todo o lado e “pela primeira vez a palavra do ano no dicionário Oxford nem é uma palavra, é um emoji”, acrescenta a Entrepreneur. Concretamente a cara com lágrimas a chorar de alegria.
DESCUBRA AS DIFERENÇAS
EMOTICON é um termo criado a partir das palavras inglesas emotion (emoção) e icon (ícone) e serve para expressar emoções por meio de carateres tipográficos. Atualmente os internautas utilizam também os emoticons com imagens, que são inspiradas nos rostos criados a partir de sequências de caracteres de teclado, tais como :-), :-(, ou :’(.
SMILEY é o primeiro dos emoticons. O ícone foi criado em 1982 pelo professor Scott Fahlman, assistente de pesquisa de ciência da computação da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. A ideia surgiu para resolver um mal entendido. O grupo de discussões a que este professor pertencia tinha por hábito propor enigmas científicos para que os outros membros resolvessem. E o smiley tornou-se popular nas universidades.
EMOJI são figuras (mais de 845!) que também traduzem emoções, nascidas no Japão na década de 1990 e que já formam uma verdadeira biblioteca de imagens e cujo nome significa isso mesmo: imagem (“e”) e personagem (“moji”) mas que em português se pode traduzir por “pictograma”.