“Voar drena energia”, dizem especialistas em gestão de tempo e também as executivas e os executivos que sentem na pele as horas que passam nas cadeiras dos aeroportos e dos aviões. Descansar na hora certa pode ajudar depois a render melhor. Mas as horas que se passam em viagem, ou parte delas, podem ser também aproveitadas para tirar o máximo partido deste tempo aparentemente morto.
Mesmo não havendo ligação à internet pode aproveitar para escrever e-mails (que ficam prontos a enviar logo que a ligação seja possível), organizar a agenda, preparar uma apresentação e até mesmo fazer networking. Tudo o que acrescente valor ao seu trabalho é sempre bem vindo. Além de que alivia a ansiedade própria destas alturas. As dicas apresentadas abaixo ajudam a manter o foco no trabalho e a saúde (física e mental).
Chegue com antecedência
Chegar em cima da hora, com correrias para embarcar, filas no check in e no raio-x, já com pouco espaço disponível para as malas dentro do avião, só vai aumentar o nervoso e a irritação.
Leve os dispositivos carregados e prepare-se para trabalhar sem internet.
Mantenha-se hidratada
Beber água com frequência mantém o corpo desperto. Embalar algumas refeições ou pequenos lanches ajuda a que o ritmo do corpo se mantenha e não se fique tão dependente dos horários e do tipo de refeição servidos nos aviões.
Assegure-se que pode trabalhar sem internet
A rede de internet nos aviões pode ser muito irregular, por isso há que confirmar que todos os documentos necessários estão disponíveis no desktop para trabalhar sem estar “ligada”. Já em terra pode enviar rapidamente e-mails que foram escritos durante a viagem.
Carregue os aparelhos na véspera
É fácil esquecer-se de carregar o “laptop-com-tudo-o-que -é-preciso” e depois não poder aproveitar convenientemente as horas de viagem. Convém também colocar os dispositivos (computadores, tablets, telemóveis) em “modo de voo”, para economizar bateria, e levar na pasta os carregadores.
Nunca deixe os cartões de visita em terra. Os aviões e aeroportos são ótimos para conhecer pessoas e fazer networking.
Leve cartões de visita
Nunca se sabe quem estará sentado ao seu lado no avião ou na sala de espera, por isso é previdente ter um cartão de visita sempre a postos para apresentar. Outra dica: quando se trabalha os olhos estão postos nos papeis ou no ecrã mas não descure o networking.
Estabeleça metas
É importante estipular o que se quer fazer durante a viagem e este item deve ser dos primeiros a ser delineado. Assim sabe que tarefas devem estar prontas antes do avião aterrar.
Faça pausas
Depois de estarem hierarquizadas as prioridades deve estimar o tempo reservado a cada tarefa. Isto resulta melhor respeitando os seus ritmos. Por exemplo, se precisa de uma pausa a cada meia-hora é importante que o faça para manter os níveis de concentração.
Escolha bem o vizinho
Quem viaja com frequência em negócios sabe como isto é importante. Os mais experientes preferem ficar sentados ao lado de homens, que vão menos vezes à casa-de-banho. Atenção também aos bebés e aos grupos de amigos que não param de falar.
Aproveite este tempo para pensar naqueles assuntos que por serem importante mas não urgentes, nunca encontram espaço na sua agenda.
Utilize as salas VIPs
Especialmente para voos de longo curso pode compensar pagar a taxa extra. O ambiente é mais tranquilo, com bebidas de cortesia, comida, wifi, revistas e jornais. Vale a pena investir na fidelização de uma companha aérea para aproveitar os benefícios.
Evite saltar refeições
Especialmente nas viagens que obrigam a fusos horários distintos. “Isso desregula a produtividade”, explicam os especialistas. Faça uma refeição antes da viagem e recorra a uma barrita energética a cada três horas, por exemplo.
Tenha um hobby na agenda
Não é aconselhável trabalhar sem parar. Em vez disso aconselha-se a “trabalhar fora do cérebro”: dormir um pouco, meditar, ler uma revista ou um livro, olhar pela janela, ouvir a lista de músicas preferidas, traçar os objetivos pessoais para o próximo ano.
Aproveite para pensar
Uma outra forma de rentabilizar bem estas horas de viagem é aproveitar para pensar naqueles assuntos para os quais normalmente não tem tempo. Qual o perfil da assistente que precisa de contratar, decidir o programa da próxima conferência da empresa, preparar a sua apresentação à turma de MBA da escola onde se formou, planear a calendarização das consultas médicas obrigatórias que deve fazer no início de 2016.
Faça exercício físico
Até em viagem ele é necessário, para ajudar o sangue a circular melhor e controlar os níveis de stresse. Exemplos: esticar as pernas no corredor do avião, subir e descer escadas no aeroporto, dar umas voltas pelo terminal antes de embarcar.