Podem as mulheres fazer o trabalho do Pai Natal?

A pergunta foi feita a um grupo de crianças pela empresa inglesa Anomaly, que resolveu fazer uma “experiência social” e ficou “desconfortavelmente surpreendida”. As mulheres ficaram chumbadas.

Os mais novos preferem manter as tradições...

As respostas foram um unânime “Não”. As mulheres não podem fazer de Pai Natal porque “chocam com os trenós”, “perdem-se no céu”, “têm dificuldade em equilibrar o trabalho de Pai Natal com a maternidade”, e “são melhores a cozinhar”. Estas são algumas das respostas, arrepiantes e desconcertantes, que foram dadas por crianças de ambos os sexos quando a empresa multinacional de marketing e comunicação Anomaly, em parceria com a produtora RSA Films, lhes perguntou se as mulheres conseguiriam fazer o trabalho do Pai Natal.

“Tudo começou com uma brincadeira”, explica Stuart Smith, o diretor criativo e de estratégia da Anomaly. “Testámos a ideia pedindo aos nossos filhos que respondessem a esta pergunta e o resultado foi desconfortavelmente surpreendente”, diz ele.

E agora ficou uma nova questão a pairar no ar: “Quem anda a moldar as perceções de género dos nossos filhos?”. Para já há uma conclusão: as crianças responderam de acordo com estereótipos de longa data sobre as mulheres. Uma das crianças, um rapaz, respondeu que “as mulheres têm de ir ao ginásio”, como tal não têm tempo para trabalhar na noite de Natal. Uma menina temia que as mulheres não conseguissem gerir bem o trabalho e a maternidade pois “se a mulher tivesse um bebé teria de tratar dele, dar-lhe leite, e ir comprar os presentes”.

Mas há um herói nesta história: um rapazinho não teve dúvidas de que o trabalho na noite de Natal podia ser realizado por uma mulher. Respondeu assim: “Talvez ela pudesse ser como as senhoras mais fortes do mundo. As meninas não são diferentes dos meninos”. A esperança não está perdida, remata o Business Insider, talvez o primeiro meio a divulgar esta pérola de diálogos. Agora, que já sabe ao que vai, veja o vídeo.

Parceiros Premium
Parceiros