A marca de cosmética francesa não se poupa a esforços para encontrar as plantas capazes de dar à pele os ingredientes de que ela precisa para se manter saudável, por isso anualmente são investigadas, em média, mais de 400 plantas. Os fitoquímicos da marca investigam caules, folhas, flores, frutos e sementes, e extraem as suas substâncias mais ativas na sua melhor concentração, mas usando apenas ‘métodos verdes’, amigos do ambiente.
Quando criou a Clarins em 1954, Jacques Courtin-Clarins acreditava no poder das plantas para dar às mulheres os melhores produtos de beleza e a sua visão revelou-se tão acertada que quase 70 anos depois os seus descendentes mantêm-se fieis a ela. Hoje, o pilar deste gigante da beleza, que está 100% nas mãos da família Courtin-Clarins, é “cuidar das pessoas e cuidar do planeta”, ou seja, as plantas continuam a ser a base das suas fórmulas.
Desde 2016, a Família Courtin-Clarins está a fazer um forte investimento nos Alpes franceses. A 1400 metros de altitude situa-se aquilo a que chamam o Domínio Clarins, 10 hectares longe de toda a poluição, onde são seguidas rigorosamente as regras da agricultura biológica. Ali não são utilizados fertilizantes químicos nem pesticidas, e a colheita das plantas é feita à mão e a terra é arada por cavalos. A marca garante uma produção 100% bio para elaborar os extratos de plantas, puros e naturalmente eficazes, mantendo-se fiel à visão o fundador.
Hoje, três fórmulas da marca já utilizam ingredientes extraídos de plantas deste verdadeiro laboratório a céu aberto.
A preocupação da Clarins com a sustentabilidade não se resume aos Alpes. Nos laboratórios, as suas equipas de investigação procuram desenvolver produtos tão eficazes quanto naturais, com o máximo respeito pelo planeta e pelas pessoas.
Ingredientes de alta qualidade e de origem sustentável
Além de trabalhar com os melhores ingredientes, o seu fornecimento sustentável é uma prioridade. Clarins tem objetivos ainda mais ambiciosos até 2025: garantir 100% de abastecimento sustentável, que 80% dos extratos de plantas usados sejam de agricultura biológica (o dobro dos valores de 2019) e reforçar os seus programas de comércio justo.
Formulações que garantem segurança-eficácia-sensorialidade
“Fazer mais, fazer melhor e gostar de o fazer” é o lema que inspira a Clarins na procura de inovação contínua — isso aplica-se ao desenvolvimento de novas fórmulas e também à melhoria das existentes. No desenvolvimento de novos produtos a marca francesa privilegia os ingredientes de agricultura biológica, enquanto nos já existentes, procura substituir os ingredientes sintéticos por outros de origem natural. Atualmente, 80% dos ingredientes utilizados são de origem natural e a marca só usa ingredientes sintéticos quando não tem (ainda) um ingrediente alternativo de origem natural que garanta a segurança, eficácia e sensorialidade das fórmulas. O objetivo é chegar a 100% de ingredientes naturais.
A segurança é a prioridade número um e é respeitada desde o início de desenvolvimento de um produto — que é geralmente submetido a mais de 250 controlos de qualidade — até que ele é colocado no mercado, continuando a ser monitorizado pela marca.
A sensorialidade é um dos must da Clarins que combina textura, fragrância, conforto e aplicações agradáveis com resultados eficazes.
PROTETORES QUE CUIDAM DE SI E DO AMBIENTE
Os protetores solares Clarins são, desde 2019, coral-frendly, o que significa que além de eficazes na proteção solar também respeitam a vida marinha e os recifes de coral, em especial.
Processo de embalagem de produção sustentáveis
Cada vez os consumidores se preocupam mais com o impacto ambiental das embalagens. Conscientes disso, as marcas traçam objetivos ambiciosos, como os que a Clarins definiu para 2025: ter 100% das embalagens recicláveis e tornar-se neutra em termos de plástico.
Também no processo de produção a marca francesa está sempre atenta a novas formas de enchimento de produtos ou de recolher resíduos que poupam ao máximo o ambiente. Em França, 100% da energia que consome provém de fontes de energia renovável, os seus produtos são desenvolvidos e fabricados num circuito curto de produção, e a sua expedição é feita principalmente por estrada e por mar.
VISITA GUIADA
Faça uma visita ao Domínio Clarins na companhia do filho mais velho do fundador, Christian Courtin-Clarins, hoje presidente do Grupo Clarins.