Vanessa Lima tinha a carreira típica em publicidade: muita criatividade e ainda mais adrenalina provocada pelos desafios constantes, prazos apertados, e dias intermináveis. Gostava do que fazia, mas faltava-lhe tempo para viver e para estar com a filha de 5 anos, que começou a verbalizar as saudades provocadas pelas suas muitas ausências. Um dos projetos profissionais que desenvolveu já a tinham colocado entre a cidade e a natureza durante uns meses e gostou de tal forma da experiência que, em 2014, decidiu mudar-se para Setúbal, por causa da ligação à natureza e pela qualidade de vida. Foi nesta cidade que lançou a Sea Life Lovers, uma agência de eventos que começou pelo turismo náutico, mas que hoje oferece programas no mar e na natureza, para empresas e particulares. Admite que continua a ser workaholic, mas num ambiente muito mais natural e com imensa qualidade de vida, que lhe permite acompanhar o crescimento da filha.
Licenciada em Relações Públicas e Publicidade e pós-graduada em Comunicação e Marketing, pelo Instituto Superior de Novas Profissões, já tinha 13 anos de carreira em agências de publicidade internacionais em Portugal, no Brasil e em Angola — Y&R, DDB, Master e Grupo TBWA — quando se aventurou por conta própria. A experiência em gestão de grandes marcas, nacionais e internacionais, a nível estratégico e de implementação em diferentes categorias e segmentos de mercado, foram indispensáveis no lançamento da Sea Life Lovers. A celebrar 10 anos de atividade como empreendedora, Vanessa Lima começa a preparar a empresa para a internacionalização.
Como surgiu a ideia de lançar a Sea Life Lovers e porquê nesta região?
A Sea Life Lovers surgiu por causa do meu amor ao mar e à natureza de uma forma geral. Era publicitária, diretora de contas em agências de publicidade internacionais e viajava consideravelmente em trabalho, estando alguns períodos fora do país. Quando a minha filha começou a sentir e a verbalizar saudades, com aproximadamente 5 anos, decidi mudar de vida, vim viver para Setúbal, uma cidade rodeada de natureza, mar, rio, praias, e assim surgiu a Sea Life Lovers, em 2014.
Escolhi Setúbal por causa da ligação à natureza e pela qualidade de vida, sem dúvida que é o melhor lugar para educar e estar próxima do crescimento da minha filha.
Como se preparou para se lançar numa área completamente diferente e por conta própria?
Na verdade, não preparei. Foi instinto. Um dos projetos que marcou a minha vida e que me fez dar o salto para a Sea Life Lovers, foi o lançamento da Rota Vicentina na Costa Sudoeste. Ganhei estrategicamente em termos de comunicação e ainda finalizei a produção, enquanto diretora de contas na agência, mas posteriormente o cliente convidou-me para integrar o projeto diretamente e fazer parte da equipa no lançamento internacional da Rota Vicentina. E passei a viver entre Lisboa e a Zambujeira semanalmente, durante aproximadamente 8 meses. Este equilíbrio entre viver e trabalhar, a natureza e a cidade, o ruído e o silêncio, catapultaram e despertaram a minha essência e a minha vontade de ter alguma qualidade de vida, e mudar o rumo da mesma. Continuo a ser workaholic, mas num ambiente muito mais natural e com imensa qualidade de vida.
As aprendizagens [que fiz na publicidade] não só me prepararam para as necessidades da nova fase da vida, mas também me proporcionaram uma base sólida para continuar a evoluir e alcançar novos objetivos no desenvolvimento dos meus próprios produtos/serviços e/ou projetos.
Que aprendizagens trazia no currículo que lhe foram verdadeiramente úteis nesta nova fase da vida?
Sem dúvida, a maturidade a nível profissional, nomeadamente em termos estratégicos e de gestão de grandes clientes e lançamento de grandes marcas a nível nacional e internacional. Além disso, tinha uma grande capacidade de gestão de tempo e organização, essencial para lidar com novas responsabilidades e prazos apertados; o trabalho e gestão de equipas, onde as experiências anteriores ensinaram-me a importância da colaboração, empatia e capacidade de trabalhar com diferentes personalidades. Outro ponto foi o da comunicação eficaz. As competências de comunicação, tanto escrita quanto verbal, que trazia dos trabalhos anteriores foram cruciais. Saber como expressar ideias claramente, dar e receber feedback construtivo, e comunicar de maneira profissional ajudou-me a navegar em novos ambientes de trabalho, a construir relações sólidas e a explorar uma nova área de negócio, numa nova cidade.
Estas aprendizagens não só me prepararam para as necessidades da nova fase da vida, mas também me proporcionaram uma base sólida para continuar a evoluir e alcançar novos objetivos no desenvolvimento dos meus próprios produtos/serviços e/ou projetos.
Quais os principais desafios que a sua empresa enfrenta?
Como todas as PME’s enfrentamos muitos desafios. Começa logo pela sazonalidade, pois os meses de verão são os mais fortes para nós, depois abranda nos seguintes. Temos ainda o facto de em termos de eventos corporativos, team buildings e grupos de incentivos, os clientes ainda escolherem maioritariamante a zona de Lisboa e Sintra, por desconhecimento, não só do cliente final como de agências de eventos e DMC [empresas de gestão de destinos, que oferecem uma vasta gama de serviços, como transporte, alojamento, entretenimento e actividades. É um desafio em constante crescimento, considerando que as nossas agendas, iniciativas e desafios são todos feitos à medida e em exclusividade de grupo.
Qual o momento mais stressante que passou e qual aquele de que verdadeiramente se orgulha?
Orgulho-me acima de tudo de ter tido a coragem para mudar a minha vida, e de ser resiliente e persistente ao ponto de persistir e inovar em termos de categorias de negócio, o que faz com que vá tendo um crescimento sustentável, apesar de todos os desafios que tenho vindo a atravessar e ultrapassar.
O futuro é promissor e cheio de oportunidades. O nosso foco para os próximos anos está também na internacionalização. Pretendemos expandir as operações para novas comunidades e países, levando as nossas experiências para um público ainda maior.
Que tipo de oferta tem para empresas e qual a mais-valia dos seus programas?
A Sea Life Lovers começou como uma empresa de turismo náutico, mas neste momento é uma empresa com maior foco no mercado corporativo, que opera maioritariamente entre Azeitão, Setúbal, Arrábida, Comporta, criando, desenvolvendo e implementando iniciativas e eventos náuticos, de praia e de natureza, não só privados como corporativos ou direcionados para grupos de incentivos. Nestes dois últimos anos apostámos na vertente digital, criando o Back on Track – a nossa marca de caça ao tesouro digital com team challenges, na José Maria da Fonseca, Herdade da Comporta, ruínas de Troia, praia da Arrábida.
Os nossos eventos corporativos são todos ligados à natureza — no mar ou em terra — e ao desenvolvimento da região entre Azeitão, Arrábida, Setúbal, Alcácer, Troia, Comporta, mas, sem dúvida, que o nosso Back on Track é um dos mais procurados, fora os passeios de barco com jam session a bordo.
É uma atividade que alia a natureza ao digital e à gastronomia, numa app própria e exclusiva criada por nós em termos de conteúdo e desafio, com um parceiro a nível tecnológico, que integra conteúdos do próprio lugar e da região de uma forma muito lúdica, desafiante e motivacional para quem participa. Assim como o nosso Bizz Quizz.
Temos ainda os outros programas, como atividades náuticas e de praia, incluindo passeios de barco, com almoço e jam session a bordo, que também são bastante apelativos para corporate fun days.
Em que medida a empresa tem contribuído para a dinamização das zonas em que atua?
A empresa tem desempenhado um papel significativo na dinamização das zonas em que atua através da colaboração com fornecedores e parceiros locais, fortalecendo a economia regional. Ajuda ainda na promoção do turismo e cultura da região, atraindo visitantes e gerando receitas adicionais para a região, dando a conhecer as características únicas e a herança cultural das áreas onde atua.
Estas ações demonstram o compromisso da nossa empresa com a melhoria das regiões em que está presente, contribuindo para o desenvolvimento económico e social, consolidando a sua posição como um agente positivo e transformador na comunidade.
Como vê o futuro da Sea Life Lovers?
O futuro é promissor e cheio de oportunidades. Vejo a Sea Life Lovers a continuar a evoluir e expandir as suas operações e o seu impacto positivo nas comunidades em que se insere, aumentando e fortalecendo a sua oferta de produtos/serviços e parcerias na região.
O nosso foco para os próximos anos está também na internacionalização. Pretendemos expandir as operações para novas comunidades e países, levando as nossas experiências para um público ainda maior.
A nível de tecnologia e inovação também queremos continuar a investir e a criar produtos e experiências cada vez mais imersivos e interativos para os nossos clientes.
A Sea Life Lovers ensinou-me que posso usufruir da vida enquanto trabalho. A não trabalhar apenas, mas sim a trabalhar enquanto vivo.
Deixou a publicidade para ter mais tempo para a sua filha. Com um negócio próprio consegue gerir melhor o seu tempo?
Consigo ter tempo para viver e, acima de tudo, poder estar nos momentos importantes da vida da minha filha. Continuo a ter uma agenda difícil e muitos compromissos profissionais, mas consigo agora gerir muito melhor os meus horários e, muitas vezes, ser eu a fazê-los e ter mais tempo para momentos importantes da minha vida pessoal. Hoje, o maior luxo é termos tempo para nós e para os nossos.
Do que mais sente saudades do mundo da publicidade e o que é que a Sea Life Lovers trouxe de mais positivo à sua vida?
Tenho saudades da adrenalina da publicidade, dos raciocínios estratégicos constantes para desenvolver novos conceitos e novas marcas, e da constante procura da disrupção estratégica para entrar em mercados full of brands e vencer.
A Sea Life Lovers ensinou-me que posso usufruir da vida enquanto trabalho. A não trabalhar apenas, mas sim a trabalhar enquanto vivo.
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