Em 2022, a Cidade do Rock volta a transformar-se numa Academia, abrindo as portas dos seus bastidores para dar as boas-vindas a executivos e profissionais de todos os segmentos do mercado que queiram transformar os seus projetos — e a si próprios. Esta é a proposta do Rock in Rio Academy, uma iniciativa pioneira, com uma metodologia inovadora, que após várias edições de sucesso em Portugal e no Brasil regressa ao Parque da Bela Vista, no dia 22 de junho, para a sua 6.ª edição — a 3.ª em Portugal.
Realizado em parceria com a SFORI, consultora dedicada à formação experiencial em Portugal, e com o patrocínio do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG), o Rock in Rio Academy é inspirado no modelo de negócio do próprio Rock in Rio, um projeto de sucesso a nível internacional e uma das mais valiosas marcas no mercado do live entertainment. Através de uma metodologia live case study, que permite ao participante experienciar o caso de estudo de forma prática, no ambiente em que acontece e com as pessoas que o realizam, o programa vai explorar diferentes narrativas que compõem a edição de 2022 do festival, colocando os “alunos” em contacto direto com a equipa que organiza o festival, assim como com as últimas corporate trends, através de palestras, rodas de conversa, desafios de equipa que fomentam a criatividade na resolução de problemas e atividades de networking.
“O modelo de negócio do Rock in Rio nasceu da combinação intuição-valor-necessidade, foi alimentado pela crença de que nada é impossível e guiado pelo profundo respeito ao consumidor. Mesmo sendo um negócio muito específico, curiosamente, vemos os nossos desafios reproduzirem-se dentro de muitas empresas e a nossa vontade é que, com leveza e entretenimento, consigamos partilhar as nossas experiências de forma a inspirar os executivos que participam desta jornada com a gente”, explica Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio.
Rock in Rio Academy aposta na formação imersiva
Uma das principais novidades desta 3.ª edição em Portugal é o facto de o Rock in Rio Academy estar mais imersivo que nunca. São 11 horas de formação ao vivo, real e interativa, com uma proposta de multiexperiência: os conteúdos estarão distribuídos por diferentes espaços da Cidade do Rock, permitindo assim aos participantes ter maior interação e contacto no terreno com os temas que vão sendo abordados.
“Considero muito especial esta edição do Rock in Rio Academy pois, após os desafios que o mundo viveu nos últimos anos (e ainda vive), abordaremos questões que surgiram ou que ganharam extrema relevância não só para a nossa marca, mas para qualquer segmento de mercado, onde negócios e pessoas tiveram que se reinventar e assumir um sério compromisso com a aprendizagem contínua e com a geração de valor para a sociedade.”, explica Agatha Arêas, vice-presidente de Learning Experience do Rock in Rio.
No que respeita aos temas, nesta edição o Rock in Rio Academy vai usar os desafios vividos pela marca e pela sua equipa nos últimos quatro anos como base para provocar os participantes – de segmentos diversos do mercado – a gerar insights sobre temas como sustentabilidade, inovação e regeneração; parcerias que constroem valor compartilhado; experiência enquanto elemento crucial do negócio; conteúdo como ferramenta para fidelização e construção de comunidades; diversidade cognitiva; digitalização da experiência, entre outros. As várias conversas ao longo do dia serão desenvolvidas por oradores como Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio; Luís Justo, CEO do Rock in Rio; Agatha Arêas, vice-presidente de Learning Experience do Rock in Rio; Ricardo Acto, vice-presidente de Operações do Rock in Rio; aos quais juntar-se-ão diretores e responsáveis de departamentos como Sustentabilidade, Ticketing, Marketing, Parcerias e Artístico, bem como Filipe Ferreira e Alexandre Real, co–founders da SFORI.
Para Alexandre Real, co–founder da SFORI, “esta edição do Rock Rio Academy será a edição mais experiencial de todas as edições. Teremos uma completa imersão na Cidade do Rock e acesso a conteúdos exclusivos partilhados pelos executivos do Rock in Rio. Como é hábito, existirão vários momentos práticos e que promovem de uma forma natural o networking nos mais de 250 participantes.”
Parceira do Rock in Rio Academy desde a primeira edição, SFORI é uma consultora de topo em Portugal na área da formação experiencial, enriquecendo com uma forte componente metodológica esta formação, com integração de saberes e intervenções dinâmicas dos formadores após as diferentes exposições dos executivos do Rock in Rio. O alinhamento pedagógico conseguido, bem como a sua metodologia, garante um programa de elevado impacto, certificado pela DGERT, com horas de formação e desenvolvimento profissional.
“Após dois anos de isolamento social, o regresso do Rock in Rio é celebrado no ISEG – lá estaremos na Rock in Rio Academy para partilharmos aquilo que sabemos melhor que ninguém. Esta parceria é um bom exemplo da nossa postura de proximidade a casos reais: a boa gestão é decisiva para o sucesso de qualquer negócio. E aprende-se!”, afirma Clara Raposo, presidente do ISEG a respeito desta iniciativa.
Os bilhetes para o evento que abre a porta da Cidade do Rock a executivos e scholars já se encontram disponíveis no site da Rock in Rio Academy. Além de todas as experiências incluídas nestas 11 horas de formação, o bilhete para o Rock in Rio Academy dá ainda acesso a um dia de festival no segundo fim de semana (25 ou 26 de junho) do Rock in Rio, para que o participante possa ver em funcionamento os conceitos aprendidos.
Leia mais sobre o surgimento da Rock in Rio Academy aqui.