Conheça as atividades do Pessoas@2020 para este ano

A agenda da associação para 2018 está bem recheada de eventos, com uma série de encontros, conferências, seminários, workshops formativos, visitas a organizações e partilhas de experiências — saiba quais são e quando acontecem.

Manuel Sousa Antunes, presidente da associação Pessoas@2020

A associação Pessoas@2020 – Fórum Pessoas e Organizações apresentou recentemente o seu plano de atividades para este ano durante o evento People Drink Sócios — se o perdeu, saiba que a iniciativa se repete já a 21 de Junho e 27 de Setembro. Desde o início do ano, a associação já levou a acabo duas iniciativas de relevo, o workshop “Desafios da Gestão de Pessoas nas PME’s”, em parceria com a Associação Empresarial da Região de Lisboa, e o seminário sobre Envelhecimento Activo, em parceria com a sociedade de advogados Garrigues. Mas há mais ações programadas, que importa conhecer, algumas das quais a acontecer já em breve.

— A 3ª edição do Meeting das Academias Corporativas está programada para 24 de maio e conta com a parceria com a Escola de Liderança e Inovação do ISCSP. Ainda este ano, também, a iniciativa vai ter uma 4ª edição a 22 de Outubro.

People Care Summit – Competências e Qualificações 4.0. Realiza-se já no próximo dia 7 de Junho, organizado em parceria com a Aerlis e o ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade), este evento anual de reflexão e partilha sobre os People Care Projects, que pretende discutir visões sobre os desafios da empregabilidade, sobretudo de jovens, gestores e profissionais “em transição”.

I Encontro Cluster do Turismo – “(Re)Pensar as Pessoas do Turismo em Portugal: Estratégias, Prioridades e Acções” está previsto para o mês de setembro, em data ainda a confirmar, e deve contar com a presença de 40 entidades a atuar neste setor.

— Setembro é também o mês previsto para o início do projecto Conversas com Significado, iniciativa que contará com workshops ministrados por profissionais de Recursos Humanos e que pretendem contribuir para o desenvolvimento profissional de outros diretores desta área. O objetivo é ajudá-los a construir um posicionamento estratégico nas suas organizações.

— Com organização do Núcleo Distrital de Braga do Pessoas@2020, o projecto Missão Técnica, programa de visitas a empresas que são exemplo de boas práticas no âmbito da Gestão de Pessoas, tem o seu evento inaugural já no próximo dia 16 de maio. A segunda visita deste ano está já agendada para 14 de Novembro. Também em Braga, mas a 12 de Outubro, no auditório do Museu D. Diogo, decorre a 2ª edição do Fórum Pessoas e Organizações, que terá como tema “Presente e Futuro: Que competências?”. Ainda neste núcleo, mantém-se o projecto “Conhecimento em Movimento”, que promove a partilha de experiências.

— Já o Núcleo Distrital do Porto vai dar continuidade à iniciativa “Nós Vamos lá”, com visitas a empresas como a Efacec, BA Vidros, Revigrés, I2S, Casa da Música e Salsa, que darão a conhecer os seus processos e práticas em Gestão de Pessoas.

— O IV Jantar Solidário Pessoas@2020 está já agendado para 28 de Novembro. As receitas revertem a favor de uma instituição de carácter social.

A associação estabeleceu-se ainda como parceiro de conferências de referência a acontecer este ano, como é o caso da Leadership Summit Portugal 2018, que este ano se realiza a 25 de setembro no Casino Estoril, dedicada ao tema “How Fast can we go?”. A 9 de outubro acontece também a Business Transformation Summit sobre “Customer Experience Transformation”, organizada pela Cegoc, no Centro de Congressos de Lisboa.

O Pessoas@2020 vai ainda marcar presença no CONARH’18, o 44.º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, que se realiza em agosto, em São Paulo. Iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Humanos, a edição deste ano intitula-se “Protagonista da Transformação” e também falará do programa Accelerate. Trata-se de um consórcio de entidades que apoiam a transformação digital das organizações e que, na sequência das linhas de acção resultantes do Quadro Estratégico para a Gestão de Pessoas em Portugal, prepara também um Barómetro da Produção e Desenvolvimento do Talento, que visa diminuir o ‘gap’ entre o talento necessário às empresas e aquele que é produzido pelas instituições de ensino.

Criado em 2015 e constituído como associação em Outubro de 2016, o projeto Pessoas@2020 – Fórum Pessoas e Organizações é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, que tem por missão tornar o desenvolvimento do talento humano como uma das prioridades das organizações portuguesas até 2020.