A ex-country manager do Nubank, no Brasil, Livia Chanes assume agora o cargo de CEO do maior banco digital do mundo. Esta função não existia oficialmente na casa-mãe brasileira, sendo desempenhada por Cristina Junqueira, cofundadora do banco e chief growth officer. Esta nomeação simboliza e reforça a ambição global da companhia e a presença de lideranças femininas no negócio, avança a Exame. Cristina Junqueira passa assim a focar-se mais na estratégia de expansão internacional, tendo recentemente aumentado a escala nas operações do México, que já conta com 4,3 milhões de clientes, e entrado na Colômbia, depois de receber a licença para operar como instituição financeira.
A chegada de Livia Chanes ao topo da liderança, espelha o sucesso do seu trabalho à frente da operação no Brasil. Desde que ingressou no Nubank, há quatro anos, depois de sair do poderoso Itaú, Livia Chanes soma sucessos. De country manager, em 2022, até ao novo cargo de CEO, conquistou mais 20 milhões de clientes, somando agora um total de 78 milhões, tornando assim o Nubank um dos maiores do país, em carteira de clientes, à frente do Banco do Brasil, a mais antiga instituição bancária brasileira.
“Quase metade da população adulta brasileira é cliente do Nubank, e estamos focados em continuar a avançar com o nosso market share em diversos produtos, alavancando a tecnologia a favor do consumidor”, afirma a CEO.
A cofundadora do Nubank é a mulher mais importante das fintech
Cristina Junqueira, a mente brilhante por trás do sucesso do maior banco digital do mundo, é uma figura icónica no mundo dos negócios. Com 2,9% das ações do Nubank, a executiva brasileira, de 42 anos, é a primeira mulher fundadora de uma empresa unicórnio no Brasil e pela primeira vez, uma mulher que construiu o seu património por mérito próprio, consegue entrar na lista dos multimilionários da América Latina. A sua fortuna cresceu 104% no último ano. Foi eleita a mulher mais importante no universo das fintech, o ano passado, pela FinTech Magazine, citada na página oficial do banco.
Engenheira de formação, trocou uma carreira executiva no banco Itaú, para cofundar o Nubank, em 2013, uma plataforma de serviços financeiros digitais, com o objetivo claro de contrapor as altas taxas bancárias no Brasil e oferecer aos clientes um serviço de qualidade. Desde a criação, em 2014, do primeiro cartão de crédito sem anuidade, à época uma raridade no Brasil, o Nubank, sob o comando de Cristina Junqueira, revolucionou e expandiu os seus serviços e cresceu rapidamente, conquistando outros mercados. Atualmente, possui uma carteira de 90 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia, tornando-se a maior empresa de fintech da América Latina, e agora o maior banco digital do mundo, revela o Quartz.
No ano passado, à boleia da popularidade do Nubank no seu mercado de origem, o Brasil, Cristina Junqueira liderou o lançamento de um novo conjunto de produtos para os clientes mexicanos, que registaram a adesão de mais de 1,3 milhões de pessoas, até ao final do segundo trimestre. “São inovações como estas que ajudam mais clientes a libertarem-se da complexidade financeira, ajudando-os a recuperar o controlo do seu dinheiro, o que se traduz numa maior inclusão financeira responsável no país”, explica.
O nascimento da sua terceira filha, em 2022, coincidiu com a estreia do Nubank na Bolsa de Nova Iorque, que conquistou o título de banco mais rentável entre os grandes de capital aberto que atuam no Brasil, superando os todo-poderosos Itaú Unibanco e Banco do Brasil.
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