Qual o segredo das mulheres líderes?

As mulheres fazem um bom trabalho e aguardam pacientemente pelo reconhecimento. Mas esta estratégia raramente é bem-sucedida. Afinal, o que distingue as mulheres líderes?

Há um conjunto de comportamentos e hábitos perante a carreira e a vida que são comuns às mulheres líderes.

Não basta ser competente e trabalhadora para chegar às funções que ambiciona. É preciso reunir um conjunto de comportamentos e hábitos perante a carreira e a vida que são comuns às mulheres líderes, seja qual seja a formação de base, a forma como a carreira evoluiu, o setor de atividade em que trabalham ou o facto de terem ou não feito carreira internacional. A boa notícia é que depende em grande parte de nós conseguir pô-los em prática.

1. Trabalham com e por paixão

Estas mulheres perseguem um sonho e não desistem desse fito. Têm paixão por aquilo que fazem: seja pela liderança de equipas, seja por pessoas, pelos projetos em que estão envolvidas, pelo setor em que trabalham… são todas pessoas com uma energia, uma força e um entusiasmo que impressionam. Sempre que perguntamos qual o segredo do sucesso, o fator transversal a todas as respostas é “muito trabalho”. Trabalhar muito e bem, com brio e dedicação. A regra básica para ter sucesso profissional é, ser-se competente, ter um bom desempenho, entregar valor e resultados à empresa. Não há atalhos.

2. Investem na sua visibilidade

Fazem-se ouvir mais nas reuniões, participam, com conteúdo e conhecimento, não receiam emitir opiniões que vão contra a maioria, oferecem-se para iniciativas, dentro e fora da empresa, em que ganhem exposição – tudo isto é preciso para ficarem no radar de quem decide e serem um nome a ter em conta quando surge uma nova oportunidade.

3. Ganham confiança e arriscam, agarrando as oportunidades

Podem ter medo, mas não se deixam paralisar por ele: aceitam a promoção ou o projeto importante que lhes pedem para liderar, agarram as oportunidades e não recusam um desafio, se ele representar uma oportunidade de se desenvolverem — e por vezes, em alturas críticas, como licenças de maternidade ou em fases da carreira em que, finalmente, estavam a desfrutar do esforço de se adaptarem a uma nova função e têm de começar tudo de novo. Um profissional não se aprimora sem que haja tarefas de maior dimensão, num setor diferente (passar das telecomunicações para o retalho, ou de uma tecnológica para uma petrolífera) ou numa área funcional diferente (das finanças para o marketing, dos recursos humanos para a sustentabilidade). Só desta forma se acumulam experiências e ensinamentos. Estas mulheres saem da zona de conforto, nem sempre porque são inquietas e precisam de desafios constantes, mas porque sabem que é aí que o crescimento acontece.

4. Conciliam a carreira com a vida profissional, sem complicar

As mulheres que chegam ao topo não querem ser supermulheres. Sabem que umas vezes dão mais à carreira, outras vezes à família, e que os filhos crescem equilibrados e orgulhosos da mãe que têm. São organizadas e recrutam uma rede de apoio. E aprenderam a não se culpabilizar por não conseguir estar em todas as frentes com a mesma intensidade ao mesmo tempo.

5. Fazem networking

Não investir no networking é um ponto fraco comumente apontado às mulheres em geral. Elas próprias o reconhecem, dizendo que não têm tempo nem disposição para fazer contatos em eventos fora da hora de trabalho. Mas neste livro trazemos-lhe casos de mulheres que reconhecem a importância de construir redes profissionais, desinteressadamente, e de tirar proveito delas, e indicamos-lhe formas menos óbvias, mas eficazes, de fazer networking.

6. Têm mentores

Assim como o talento não é suficiente para o desempenho de excelência dos desportistas ou dos artistas, são precisos treinadores, professores ou mestres, também os executivos (homens ou mulheres, é indiferente) para chegarem ao topo ou melhorarem o seu desempenho profissional ou enquanto líderes precisam de mentores que os ajudem a desenvolver todo o seu potencial e a fazer as opções certas em determinadas fases da carreira.

7. Gerem as suas energias e procuram o equilíbrio

Tal como um atleta de alta competição, um gestor de empresas (mais uma vez, o género não influi) precisa de saber gerir as suas energias até ao final da maratona, com períodos de descanso e recuperação de forças. Evitar o burnout é fundamental.

 

Este é um pequeno resumo dos 7 segredos do sucesso das mulheres líderes que Isabel Canha e Maria Serina identificam no livro De Trainee a CEO. Recheado com muitos testemunhos e exemplos de mulheres reais, portuguesas e estrangeiras, este é um livro indispensável para mulheres com ambição, seja qual for a fase da carreira em que se encontram.  Compre o seu exemplar aqui.

livro De trainee a CEO, de Isabel Canha e Maria Serina

rodapé livro De trainee a CEO

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