Quando se cruzou a Area9Lyceum num evento nos Estados Unidos, Sara Batalha, CEO da MTW Portugal, rapidamente percebeu que encontrara a resposta à pergunta que os seus clientes lhe colocavam há muito: como levar a qualidade da sua formação a mais colaboradores e a novas geografias ao mesmo tempo? Fechada a parceria, nasceu a MTW Adaptive Learning, que veio revolucionar a aprendizagem corporativa. Sara Batalha explica em que consiste o novo método e o que traz realmente de novo ao mercado.
Em que consiste o novo projeto?
Com a parceria que celebrámos com a dinamarquesa Area9Lyceum trouxemos para o mercado de Portugal, Angola e Moçambique a plataforma de aprendizagem adaptativa mais avançada do mundo, a Area9Rhapsode. Este é um projeto que começou a ser construído há dois anos e que se tornou oficial com o lançamento da nova unidade de negócio MTW Adaptive Learning, que vai ser liderada pelo Nuno Veiga.
Durante anos, os nossos clientes colocaram-nos o mesmo desafio: “Queremos a vossa qualidade em larga escala e diferentes geografias, ao mesmo tempo”. Mas nós não tínhamos como, nem sabíamos como. A relação humana do um para um, ou a capacidade da figura do ‘tutor’ adaptar-se em tempo real à pessoa que está à sua frente era finita na sua essência humana. Felizmente, que a tecnologia veio mudar tudo. Foi isso que percebemos quando conhecemos a Are9Lyceum num evento de formação nos Estados Unidos. Vimos que o futuro tinha chegado e que tínhamos de ser ágeis. Decidimos fazer uma disrupção no nosso modelo de negócio. A aprendizagem adaptativa era a resposta de one million dollars que os nossos clientes (CEO, DRH e CFO) procuravam há anos! E nós também. Por isso, evoluímos.
O que traz de novo ao mercado?
Com a plataforma de aprendizagem adaptativa podemos colocar qualquer aprendizagem crítica para o negócio em formato adaptativo e garantir que todos aprendem, inclusive podemos colocar também cursos já existentes. Vimos muitas possibilidades e plataformas, mas apenas esta garante resultados tão significativos como 50% de redução de tempo de aprendizagem, 90% menos esforço na retenção do conteúdo e 100% de proficiência, garantindo que todos aprendem.
De que forma vem complementar a oferta da MTW?
Formação personalizada é completamente diferente de adaptativa. Por exemplo: a Amazon ou a Netflix utilizam a Inteligência Artificial para nos sugerir com base nas nossas preferências e perfil de comportamento, o próximo livro ou o próximo filme. Mas quantas vezes acertam? Poucas. Porque o ser humano tem diferentes comportamentos consoante o contexto onde está e torna-se emocionalmente imprevisível. Mas para a MTW Adaptive Learning esse desafio está ultrapassado, com o algoritmo mais avançado do mundo, que consegue prever, aprender e reaprender ao mesmo tempo que garante que o aluno aprende aquilo que realmente não sabe. E a isto, chama-se uma revolução da aprendizagem corporativa.
7 RAZÕES PARA O ADAPTIVE LEARNING
- Quando a ausência do posto de trabalho é significativa
- Quando os resultados finais têm consequências concretas
- Quando o público é heterogéneo
- Quando a rotatividade dos colaboradores é elevada
- Quando os cursos são repetidos ao longo do tempo
- Quando se procuram evidências de aprendizagem
- Quando a informação relevante muda frequentemente