Maria Estarreja é diretora de marketing, com responsabilidades de Patrocínios, Águas, Sidras e Outras Categorias, no Super Bock Group, além de administradora da Newcoffee.
“A minha melhor resolução profissional foi mudar para Gestão, assim que terminei a licenciatura em Química Aplicada. Tinha entrado para a Procter & Gamble e fiz esta mudança enquanto estava a fazer investigação na área de Engenharia Genética no Instituto de Higiene e Medicina Tropical e era assistente na faculdade.
Hoje, olho para trás e percebo que foi uma volta de 180 graus na minha vida profissional. A P&G foi uma escola de Gestão que tive a sorte de ter usufruído como primeira casa profissional da qual tirei o máximo partido! Quer em Finanças, quer em Marketing ou Produção. Foi nessa altura que descobri a minha paixão pela Gestão e pelo Marketing, que nunca mais larguei… Já lá vão mais de 20 anos de carreira nessa área, em várias empresas como diretora de marcas nacionais únicas e extraordinárias, que sedimentei com um PhD em Gestão, especialização Marketing, pelo ISCTE, recentemente.
Acredito em abraçar novos desafios, confiando nas minhas capacidades, independentemente de ter ou não, logo à partida, conhecimentos técnicos para o fazer. Aprendi que não devemos nunca ter medo de entrar por terrenos desconhecidos, desde que tenhamos confiança nas nossas competências. Tudo se aprende e tudo se analisa para melhor tomarmos as nossas decisões a curto, médio e longo-prazo, pincelando o nosso trabalho com criatividade, diferenciação e uma grande dose de motivação. Só assim se consegue superar os objetivos e progredir no trabalho e nas carreiras. Sem medo e com muita convicção, energia e vontade é o segredo para se ser bem-sucedida! Hoje posso dizer que gerir negócios, criar e desenvolver marcas e produtos tornou-se numa paixão para a vida e é aquilo que verdadeiramente me motiva e me faz ser melhor todos os dias.
A satisfação do sucesso motiva a progressão e impele-nos a desafiarmos o status quo em tudo na vida. Sabe tão bem celebrarmos os sucessos com as nossas equipas, e continuarmos a pensar, todos os dias, no que podemos fazer de melhor e como podemos levar as nossas marcas, e os nossos negócios, ainda mais longe!
Identificarmos e conquistarmos novos mercados, desenvolvermos e lançarmos novas marcas, novos produtos, novas campanhas, desenharmos e implementarmos eventos memoráveis juntamente com parceiros ou darmos uma volta radical às Marcas existentes. Vermos as nossas equipas desenvolverem-se e crescerem profissionalmente, é tão gratificante, precioso e raro que considero que tive muita sorte na minha vida profissional e sinto-me cheia de energia para o que ainda está por fazer.”
Leia mais resoluções de executivas portuguesas aqui.