Marta Filipe: 7 erros
de um plano de negócios

Um plano de negócios é uma ferramenta fundamental do planeamento de qualquer empresa, a criar ou já criada, e que servirá como guia na estratégia que se pretende implementar. A diretora da Your Advisory, área de consultoria do grupo Your, alerta para os passos em falso a evitar.

Marta Filipe, diretora da Your Advisory, área de consultoria do grupo Your.

Um plano de negócios eficaz deve ser simples, objectivo, claro e completo. Há sete erros a evitar:

Na apresentação do plano

Erro n.º 1 

Elaborar um plano apenas para apresentação de proposta/candidatura, quer seja para obtenção de financiamento junto de instituições financeiras, quer seja junto de investidores. Os planos de negócios são essenciais para a estruturação da estratégia da empresa de forma a sustentar e otimizar o seu crescimento. Não devem ser elaborados apenas uma vez, com o simples propósito da sua apresentação ao exterior. Devem ser encarados como uma ferramenta fundamental de uso interno e de apoio à gestão, sendo dinâmicos ao longo das fases de implementação do negócio e acompanhando posteriormente a empresa na implementação e divulgação da estratégia pretendida.

Erro n.º 2

Plano demasiado extenso e pouco claro, tornando-se confuso e desinteressante para o leitor. Um bom plano de negócios mede-se pela sua facilidade de leitura e espirito de síntese. É essencial que o plano não apresente informação demasiado detalhada que não lhe acrescente valor, baseando-se sempre numa linguagem clara e objetiva.

Erro n.º 3

Ser demasiado otimista. Apesar de este poder ser um instrumento de venda, não deve ser irrealista na informação que apresenta. O excesso de confiança pode afastar potenciais investidores, razão pela qual não devem ser ocultadas as fraquezas do negócio. É verdade que estas não devem ser destacadas, no entanto, o facto de incluir medidas para amenizar as fraquezas, demonstra o potencial de sucesso da empresa e das forças do seu negócio. Adicionalmente, o plano financeiro apresentado não deve ser desajustado da realidade.

Na elaboração do plano

Erro n.º 4

Desconhecer o meio envolvente global. Para que um negócio tenha sucesso, é essencial que os gestores conheçam e percebam o mercado global em que este está inserido. Fatores como o ambiente politico-legal, os ambientes económicos, sociais e tecnológicos devem ser estudados com o intuito de se compreender qual o impacto que podem vir a ter na evolução do negócio.

Erro n.º 5

Desconhecer a indústria envolvente. Na elaboração do plano de negócios, torna-se essencial analisar de forma clara: os principais fornecedores o seu poder negocial; os principais concorrentes e a sua força no mercado; a existência de produtos substitutos e identificar ameaças de possíveis entrantes; por último, mas não menos importante, identificar a força negocial dos principais clientes. Desta forma, conhecendo a estrutura da indústria, torna possível avaliar a sua atratividade, prevendo assim evoluções futuras de forma a antecipar possíveis estratégias de mudança. Saber identificar claramente quais são os fatores críticos de sucesso em determinado setor e o que condiciona a competição, torna possível responder de forma clara ao que os consumidores querem.

Erro n.º 6

Não conhecer o processo produtivo é um erro vital na elaboração do plano de negócios. O gestor deve conhecer o processo produtivo como um todo, passando por todos os passos da cadeia de valor. Só assim será possível identificar quais as atividades principais e quais as atividades de suporte, assim como os recursos e competências necessários e disponíveis para fazer face às necessidades em cada momento.

Erro n.º 7

Não ter a equipa certa do seu lado. Em primeiro lugar, é essencial diagnosticar quais os perfis e competências necessárias em cada modelo de negócio. Posteriormente é necessário saber selecionar os recursos adequados que se enquadrem nos perfis identificados. São as pessoas e a forma como estas interagem que estão na base do crescimento do negócio. Desta forma, a escolha não só da equipa, mas também dos parceiros, é essencial para a criação de valor acrescentado em qualquer organização. Tão importante como os resultados financeiros por si só, é ser capaz de criar uma equipa de trabalho que esteja alinhada e se identifique com os valores e a missão da empresa.

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