Margarida Partidário: do desporto ao corporativismo

Margarida Partidário, que foi pivot de futsal, explica como o que aprendeu no desporto a ajuda hoje como responsável de Marketing em Portugal da Loop Unique Companies.

Margarida Partidário

Eu era pivot, tinha que marcar golos e dar golos a marcar durante os sete anos em que pratiquei futsal feminino. Foi nesta etapa que desenvolvi noções estratégicas e tácticas, coletivas e individuais, que se viriam a revelar fundamentais dentro e fora de campo, pela vida fora.

Numa modalidade extremamente rápida onde a execução acontece em frações de segundos, a lição verdadeiramente educativa foi o saber ocupar o meu lugar. Se a minha posição falha, se a tua posição falha, o nosso jogo falha; somos a peça que tanto pode bloquear como impulsionar a equipa, jogar e fazer jogar. Já a aprendizagem mais difícil foi levantar a cabeça e formular visão de jogo, mas a partir do momento em que o consegui passei também a jogar sem bola e isso fez-me mais completa. Recepção, intercepção, antecipação, desmarcação, compensação e marcação, num 4×0 ou num 3×1 eu era eficaz na disrupção que gerava em um para um, a finalização era sempre o foco na ponta dos meus pés; mas o desporto é muito mais do que quaisquer habilidades técnicas que se possam concretizar melhor ou pior, o desporto, seja ele qual for, é a grande escola da formação pessoal e interpessoal que solidifica os quatro pilares basilares do ser humano: mental, físico, emocional e espiritual.

Mentalmente, é treino após treino, jogo após jogo, a rematar cinco mil bolas que argumentas cada exato movimento, cada tomada de decisão, dificultando que o critério de qualquer um esmoreça facilmente o trabalho realizado. Acreditas em ti, é a repetição que aprimora a técnica e constrói a confiança.

Fisicamente, para além da atividade que só por si traz saúde, bem-estar e fortalece o corpo, para atingir um patamar superior de resultados percebes que a alimentação e o descanso são momentos chave para o teu desempenho. Trabalhas para ti, é a preparação o motor que traz as oportunidades e te permite agarra-las.

Emocionalmente, é neste grupo de pessoas genuinamente envolvidas em prol de um objetivo central que aprendes sobre espírito de equipa, sentimento de pertença, liderança, cooperação e competição (saudável), vitória e derrota; na prática, porque a teoria na prática é sempre outra. Potencias-te a ti, é a união que nos faz humanos e alcança conquistas épicas.

Espiritualmente, trata-se da busca de cada um por significado, propósito. É a tua história, o caminho que só tu podes trilhar, e todos queremos que nos recordem, deixar memória que motive e inspire os demais. Transcendes-te de ti, é a diferenciação dos que levam o coração nas mãos que atravessa a primeira linha da geração seguinte. Como é que queres que te recordem?

Já não jogo futsal, é certo, mas as balizas, essas, têm muitas formas, e eu, sou pivot.

Parceiros Premium
Parceiros