Como manter a produtividade no verão

Porque nem sempre verão é sinónimo de férias, conheça algumas estratégias que a podem ajudar a trabalhar de forma mais produtiva na estação quente.

Defina uma lista de prioridades e comece pelas tarefas mais importantes, deixando afazeres mais leves para o final do dia.

Quando o calendário chega aos meses de junho, julho e agosto, muitos são os que partem para os tão ambicionados momentos de pausa. Outros há, porém, que preferem ir de férias noutras alturas menos disputadas ou têm compromissos profissionais que requerem que se mantenham em atividade nesta fase. Se está incluída no lote de quem tem de trabalhar durante o verão, deixamos-lhe seis sugestões para que a sua produtividade não seja comprometida pelo ar da estação, mas antes se cumpra em harmonia com o tempo agradável que faz lá fora.

Comece o dia cedo

As manhãs são, regra geral, a parte mais fresca do dia, pelo que deve aproveitá-las da melhor forma, sobretudo se tiver de fazer deslocações ou realizar algum tipo de esforço físico. Caso sofra especialmente com o calor, nada como procurar libertar-se da maior parte das tarefas antes que as temperaturas comecem a subir e os níveis de energia a descer. Estabeleça também um plano de trabalho e dedique-se primeiro ao que for mais exigente, deixando afazeres mais leves para o final do dia.

Se estiver sentada em frente ao computador, aproveite para se levantar e realizar alguns alongamentos.

Faça intervalos regulares

Devendo ser evitadas em qualquer época, longas horas de trabalho sem pausas são particularmente desaconselháveis no verão. Não prescinda, por isso, de fazer intervalos regulares, mesmo que breves, e verá que, ao regressar, retomará o que estava a fazer de modo muito mais escorreito. Se estiver sentada em frente ao computador, aproveite também para se levantar e realizar alguns alongamentos.

Mantenha o ambiente fresco (q.b.)

A temperatura do seu local de trabalho pode ter influência direta na sua performance. Não há quem consiga manter a eficiência se estiver sujeito a temperaturas demasiado baixas ou demasiado altas, a menos que a sua profissão assim o exija e esteja devidamente equipada para isso. Quando o calor aperta, o ar condicionado pode ser um bom aliado da produtividade, mas procure não exagerar: o ideal é que o ambiente se mantenha entre os 20 e os 22º C.

Ingerir, no mínimo, um litro e meio de água por dia é essencial para trabalhar bem (e viver ainda melhor).

Beba bastante água

Importante durante todo o ano, a hidratação deve ser palavra de ordem no verão, quando o corpo perde mais fluidos. Sumos naturais ou infusões frescas são sempre uma boa opção, mas não deve dispensar totalmente a água: ingerir, no mínimo, um litro e meio por dia é essencial para trabalhar bem (e viver ainda melhor).

Cuide da sua alimentação

Sobretudo caso tenha seguido a primeira regra e iniciado o dia cedo, trabalhar depois do almoço pode constituir um verdadeiro desafio. Para evitar que se sinta pesada e sonolenta durante a tarde, nas horas de maior calor, privilegie refeições leves, nutritivas e fáceis de digerir: as saladas, por exemplo, são um must da estação.

Experimente, por exemplo, organizar reuniões de equipa ou realizar outras atividades no exterior.

Se possível, mude de cenário

O verão convida a sair à rua e quem está a trabalhar também pode tirar partido do bom tempo. Se o seu emprego assim o permitir, procure deixar para trás o escritório e experimente, por exemplo, organizar reuniões de equipa ou realizar outras atividades no exterior. O seu local de trabalho está localizado perto de um jardim ou parque: então do que é que está à espera?

Parceiros Premium
Parceiros