Lígia Benfeito apresenta a two to woo

A falta de oferta de roupa confortável para usar durante a gravidez levaram Lígia Benfeito a lançar uma marca própria, a two to woo. Os desafios como empreendedora têm sido muitos, mas a sua experiência no marketing digital tem sido preciosa para promover a marca.

Lígia Benfeito é fundadora da two to woo.

O marketing parecia ser a área de paixão de Lígia Benfeito. Tem uma Mestrado em Marketing e Comunicação e já passou por várias empresas e setores, e trabalhou em Lisboa, em Seattle e no Porto, onde está atualmente. Foi a gravidez e a dificuldade em encontrar roupa para esta fase que fosse confortável e pudesse ser usada além daqueles nove meses que levaram Lígia Benfeito a lançar a marca two to woo, com leggings e saias. Conheça os desafios que tem enfrentado com o seu negócio e as principais aprendizagens que tem feito como empreendedora.

 

Existe uma Lígia Benfeito antes da criação two to woo. O que nos pode contar sobre ela?

Tirei a licenciatura em Ciências da Comunicação, em Braga, mas cerca de cinco anos depois acabei por ir para Inglaterra tirar um Mestrado em Marketing e Comunicação. A nível profissional o meu percurso começou na área da Comunicação Corporativa, trabalhei no Millennium BCP e no Portal SAPO, e tenho as melhores memórias destes anos. No entanto, acabei por fazer a transição para o Marketing e nos últimos anos trabalhei tanto na vertente online como na offline de marcas de diferentes sectores – banca, software, estética e bem-estar, houseware. Trabalhei em Lisboa e nos Estados Unidos, mas acabei por voltar para o Porto, onde já estou há nove anos.

O que a levou a trocar o marketing digital por uma marca de roupa de maternidade? 

Não foi bem troca. Continuo a trabalhar como consultora em vários projetos de Marketing e a two to woo acaba por ser mais um “cliente” que tenho, embora esteja a trabalhar para mim. Isto despertou quando estive grávida, senti que faltava oferta de roupa para o período da gravidez, nomeadamente de marcas nacionais, que apresentassem peças de qualidade, que durassem, que não fossem desconfortáveis e que não se estragassem ao fim das primeiras lavagens. A ideia surgiu daí. Não gosto muito do termo “roupa de grávida”, até porque a tendência é fugirmos do conceito de “uniforme” durante a gravidez. Prefiro dizer que criei uma marca com essenciais para o período da gravidez e que dão para conjugar com as peças que já temos no armário e para usar sempre, são intemporais. A primeira coleção-cápsula da two to woo apresenta uns leggings e uma saia lápis, produzidos com tecidos sustentáveis e de qualidade superior. São peças que se adaptam ao corpo e podem ser usadas mesmo após o período de gravidez, tornando-as num investimento para muitos anos.

 

É difícil encontrar os fornecedores e fabricantes que se ajustam às nossas necessidades e que cumprem os prazos!

 

Quais os principais desafios que teve de enfrentar aquando da criação da two to woo?

Apesar de ter tido familiares ligados à indústria têxtil no passado, neste momento isso já não acontece pelo que diria que o principal desafio foi mesmo entrar nesse universo. Existem diretórios e muita informação online disponível e de fácil acesso, mas é difícil encontrar exatamente os fornecedores e fabricantes que queremos e que se ajustam às nossas necessidades. E que cumprem os prazos! Eu tinha uma ideia do que queria e encontrar os parceiros certos sem qualquer contacto, foi e continua a ser o mais difícil.

A sua experiência na área do marketing digital revelou-se uma mais-valia neste novo desafio? 

Eu tinha uma ideia clara do posicionamento e imagem que queria para a marca. Trabalhei com uma agência que me ajudou na criação do site e no photoshoot inicial e com uma equipa de designers para a criação do logo e de alguns materiais. Mas todo o conteúdo do site, redes sociais, newsletters, e outros pontos de comunicação da marca foram desenvolvidos por mim. Acabou por ser uma mais valia, claro, porque é onde me sinto totalmente à vontade, é muito do trabalho que acabo por fazer para os meus clientes, e assim houve uma poupança de budget.

O conhecimento que trazia do Marketing Digital em concreto e a experiência em ecommerce foram úteis sem dúvida. Tinha conhecimento de como funciona o processo de compra e da necessidade que uma marca tem de estar em diferentes canais ao mesmo tempo para conseguir criar uma comunidade de pessoas que vão acabar por querer comprar os nossos produtos em determinada altura. Tinha também consciência dos orçamentos envolvidos em publicidade e por isso de todo o trabalho que está por detrás de uma marca pequena que precisa de ganhar visibilidade e clientes, mas com orçamentos curtos. É um trabalho de muita ciência mas também muita criatividade, é aproveitar (e inventar!) ao máximo os recursos que se tem disponíveis. Por isso, não tinha grandes ilusões de que bastava ter um site e puf! as vendas iam começar a cair. Acho que o meu background me deu expectativas bastante reais do que poderia esperar.

 

Sinto que com um ano de empresa, fiz um MBA intensivo! Aprendi a fazer muito a partir de pouco, sem grandes orçamentos ou equipas envolvidas.

 

Como montou o negócio, que aprendizagens fez enquanto empresária e que erros não voltaria a cometer?

Foi tudo investimento com capitais próprios, não recorri a nenhum tipo de crédito. Sinto que com um ano de empresa, fiz um MBA intensivo! Sempre trabalhei em ambientes corporativos onde tudo o que se fazia tinha de estar ótimo, não havia grandes margens para o “mais ou menos” ou o “está ok”. Aqui, o cenário mudou. Ter de visitar fábricas, pensar em novos produtos, fazer campanhas, atualizar o site, responder a clientes. Nem sempre se consegue fazer o “perfeito” e há que aceitar isso, senão perdemos o ritmo e ficamos no meio da estrada cheios de “pequenas perfeições” que não resultam em nada. Aprendi que pode não estar perfeito, mas por vezes tem de se avançar para manter a máquina a andar. E também aprendi a fazer muito a partir de pouco, sem grandes orçamentos ou equipas envolvidas.

Se tivesse de convencer uma nova mãe a comprar um produto da two to woo, o que lhe diria?

Vamos fazer contas? Uns leggings para grávida vendidos nas lojas mais conhecidas custam no mínimo, metade de uns leggings da two to woo. Estes leggings, depois de algumas lavagens, acabam por alargar, ficam com os elásticos duros, a cor gasta e após 9 meses, deixam de servir. São cerca de 25€ gastos para apenas 9 meses.

Já os leggings da two to woo são feitos de um tecido muito suave e super confortável, que traz muito bem estar no dia-a-dia, é como se sentíssemos o valor do que estamos a comprar. Depois do período da gravidez continuam a servir, adaptam-se perfeitamente ao corpo, não importa o tamanho da barriga que tinha quando estava grávida. O tecido não se estraga com as lavagens, mantém as propriedades ao longo dos anos, por isso se cuidados, são uma peça que pode deixar para a próxima geração. O que sai mais em conta?

 

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