Hábitos que a podem impedir de dar o máximo

Acha que têm todas as qualidades para ser bem-sucedida na sua carreira, mas sente que, por mais que se esforce, nunca consegue colocar o seu potencial todo em ação? A culpa pode estar em alguns hábitos que afetam a sua produtividade. Este artigo pode dar-lhe algumas pistas.

Evite as distrações fazendo pequenas pausas ao longo do dia.

Talvez aquilo que a impede de atingir o sucesso desejado sejam pequenos hábitos que pode trocar por outros mais benéficos. Deixamos-lhe aqui um breve levantamento de hábitos que podem prejudicar seriamente a sua produtividade e o seu sucesso profissional.

O perfecionismo

Um dos principais inimigos da ação é sem dúvida o perfecionismo. Padrões de auto-exigência demasiado elevados e o receio de errar, ou apresentar um resultado imperfeito, são ingredientes explosivos para nos demover de qualquer feito. A ansiedade pela perfeição torna-se ainda um círculo vicioso, pois bloqueia a sua capacidade de fruição e criatividade, tornando as suas tarefas mais difíceis, mais demoradas, e dão-lhe uma sensação pessimista das suas reais capacidades. Lembre-se que “Roma não se fez em um dia” e mesmo as grandes obras foram sendo sucessivamente retocadas e revistas. Seja como os grandes mestres e permita-se fazer coisas imperfeitas, faça rascunhos, esboços, que poderá sempre editar no final.

Distrações constantes

Está sempre a interromper o seu trabalho para ver as notificações no seu telemóvel, vaguear pela Internet, comer um snacks ou dar atenção à colega do lado? Estas interrupções constantes impedem-na de se focar verdadeiramente nas suas tarefas. Afaste de si todas essas distrações e esforce-se por se concentrar no seu trabalho, no mínimo, por uma hora. Imponha um pouco de autodisciplina e estabeleça períodos de pausa, onde poderá distrair-se sem prejudicar o que tem de ser bem feito.

 O snooze

São já vários os estudos a concluir que a opção do snooze, e aqueles 15 minutos prolongados na cama, longe de prolongarem o seu descanso, fazem-na sentir-se mais cansada, não sendo estranha para os adeptos do snooze a sensação de que não se dormiu nada (por vezes, de todo!). Para além da sua total ineficácia no capítulo do descanso, o snooze tira-lhe tempo que poderia ser empregue a fazer coisas que realmente são revitalizadoras, como exercício físico, tomar o pequeno-almoço com mais calma ou rever a agenda e planear melhor o seu dia antes de sair de casa. Levante-se com o primeiro toque do despertador e aproveite o seu tempo com atividades mais produtivas.

Deixar o mais importante para o fim

A maior parte das pessoas, excetuando aqueles com tendências noctívagas, está ao seu melhor nível de manhã, longe ainda dos níveis de cansaço ao final do dia. Por isso, é importante que priorize as suas tarefas, reservando as manhãs para as mais importantes. Não só estará no máximo das suas capacidades para as concluir, como ficará mais relaxada durante o resto do seu dia, sabendo que o mais importante já foi tratado. Esta é uma regra essencial se quer chegar ao final do seu dia com as suas tarefas cumpridas, e bem-feitas.

O multitasking

O mito do multitasking tem vindo a ser quebrado em vários estudos, como o da Universidade Stanford, que não só concluem que fazer várias coisas ao mesmo tempo é fisicamente impossível para o cérebro, como também que é uma opção muito menos produtiva e com sérios riscos para a saúde mental. É verdade, o multitasking é um mito: na realidade o cérebro só consegue processar uma tarefa de cada vez, pode é fazer context switching e alternar rapidamente entre várias. Porém, os estudos provam que esta abordagem não é de todo produtiva (cerca de 40% mais demorada e aumenta em 50% o risco de errar), pois obriga o cérebro a dividir os seus recursos pelas várias tarefas, levando por vezes a bloqueios mentais. Além disso, tem efeitos negativos sobre a memória a curto e longo prazo bem, causa depressão e até perdas de QI superiores àquelas causadas pela privação de sono e consumo de drogas. Concentre-se em fazer uma coisa de cada vez e estabeleça um horário para verificar o seu email, ver o telemóvel ou outro tipo de tarefas que irão alimentar os seus níveis de distração.

Sentar-se muitas horas seguidas

Se o seu trabalho envolve estar sentada à frente de um computador durante a maior parte do tempo, deve ter em consideração que o seu corpo se encontra numa posição altamente stressante. Quando está sentada, a sua coluna torna-se menos flexível, colocando maior pressão na parte inferior das suas costas, ombros e pescoço, e reduz o fluxo sanguíneo no cérebro e nos pulmões. Por isso, é importante que não passe mais do que uma hora seguida sentada, devendo mesmo fazer intervalos a cada 30 minutos, mesmo que seja só por segundos. Não se iniba em fazer alongamentos no trabalho, esses movimentos quase involuntários de nos esticarmos quando nos levantamos após longos períodos sentados, ou quando acordamos, não é “falta de etiqueta”, são movimentos naturais que o nosso corpo faz para corrigir a postura, entre outros benefícios.

 

O “hábito faz o monge” e é muito difícil conseguirmos mudar, ao mesmo tempo, vários dos nossos hábitos mais prejudiciais. Porém, se se concentrar em fazer pequenas mudanças de cada vez, irá sem dúvida beneficiar dos seus frutos.

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