Cinco regras para ter uma boa foto no LinkedIn

Não é apenas a informação que coloca no LinkedIn que conta. A sua foto é o primeiro contacto de quem procura o seu perfil. Por isso é importante que ela seja adequada à imagem que pretende dar de si.

Não há distrações no fundo e a imagem é profissional.

Cada vez mais recrutadores, potenciais clientes e fornecedores fazem pesquisas no LinkedIn antes de chegarem ao contacto físico ou telefónico com alguém. De tal forma que num primeiro encontro de trabalho já se perdeu o hábito de avisar a outra parte, com algo do género “Eu sou loura, estatura baixa, e vou levar uma revista Executiva para me reconhecer”. Por isso é fundamental que a sua imagem no LinkedIn corresponda exatamente à que quer passar profissionalmente.

Catherine Fisher, especialista em carreira no LinkedIn, partilhou com o The Zoe Report cinco regras para ter uma boa foto. E deixou um alerta: nem pense em deixar o perfil sem foto, pois ter foto aumenta em 14 vezes as probabilidades de o seu perfil ser visto.

Opte por um fundo liso

Se quer causar impacto e ficar na mente de quem vê o seu perfil evite distrações. Use luz natural, esqueça ambientes confusos e limite-se a ser fotografada com uma parede lisa como fundo.

Use a roupa adequada

“Escolha roupa adequada à função ou ao setor onde trabalha ou pretende trabalhar”, diz Catherine. Se ambiciona um emprego na indústria da moda faz sentido que escolha um look mais arrojado. Mas se o objetivo é um banco ou uma consultora, deve apostar em algo mais sóbrio.

O perfil do LinkedIn é como um currículo. Colocaria no CV uma foto na praia ou num casamento?…

Esqueça as selfies

Este tipo de foto funciona bem no Facebook ou no Instagram, mas no LinkedIn não é o que melhor resulta. Pode tirar uma boa foto com o seu telefone, mas peça a um amigo que o faça, para que o resultado final seja mais profissional.

Não use exemplos do seu trabalho como foto

O perfil no LinkedIn é o local ideal para se apresentar a si e aos seu trabalho, mas não misture as duas coisas. Deve ter uma boa foto sua e alguns exemplos (fotos ou videos) do seu trabalho, mas em separado. Só porque é uma expert em maquilhagem não faz sentido que coloque uma foto sua com uma maquilhagem arrojada. Da mesma forma, evite colocar uma foto sua durante uma apresentação a uma vasta plateia, se corre o risco de não se conseguir ver a sua cara.

Escolha um look profissional

O LinkedIn é um site profissional por isso tudo o que coloca no seu perfil deve estar de acordo com esse objetivo. Não faz sentido que a sua foto de perfil tenha sido tirada na praia ou num casamento – mesmo que lhe pareça ser a foto que mais a favorece. Deve passar uma imagem profissional e séria, que inspire confiança a quem vê o seu perfil.

Parceiros Premium
Parceiros