Carolina Carvalheira: “Perante uma oportunidade, não hesitem”

A cofundadora do Nova Women in Business defende que é fundamental formar e capacitar as jovens que se preparam para entrar no mercado de trabalho, para que não hesitem no momento de disputar lugares de topo na hierarquia corporativa.

Carolina Carvalheira tem fibra de líder.

Atualmente a frequentar o segundo ano da licenciatura em Economia na Nova School of Business and Economics, Carolina Carvalheira não perde de vista os desafios do universo empresarial, como demonstrou na 5.ª edição da conferência TEDx FCT UNL, que decorreu a 17 de junho, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Sob o mote “Mind the (gender) gap”, a intervenção da jovem estudante partiu da experiência granjeada com a criação, no início de 2016, do Nova Women in Business, “o primeiro clube de mulheres de negócios no mundo universitário português”.

Tendo fundado esta associação universitária, que “pretende formar e transmitir competências de sucesso às futuras líderes de amanhã”, juntamente com Rita Pereira, colega do mesmo ano e licenciatura, Carolina Carvalheira argumentou que, com vista a “promover o papel das mulheres nas mais diversas áreas de negócio”, é necessário “ajudá-las a desenvolver capacidades de negociação, persuasão, ambição e liderança”. “Um dos fatores que afastam as mulheres de cargos de topo é precisamente o facto de essas competências tenderem a não ser tão estimuladas, como são no caso dos homens”, apontou.

“Quando há vontade e competência, tudo se consegue conciliar.”

É em função disso mesmo que a prioridade do Nova Women in Business é “atuar precocemente”, ao nível da formação das novas gerações de mulheres, contribuindo para inculcar “o mindset da liderança” desde os bancos da faculdade, explicou a estudante de Economia. Afinal, acrescentou, “se todos os dados mostram que há mais mulheres a frequentar o ensino superior, não faz sentido que isso não se repercuta na hierarquia das empresas.”

Com esse objetivo em mente, esta associação tem levado a cabo workshops, palestras, visitas a empresas e outras iniciativas, como “proporcionar o contacto entre estudantes e mulheres com carreiras já consolidadas no mundo empresarial”, que não só podem “inspirar” com o relato da sua experiência, mas também “dar conselhos e insights determinantes”, lembrou a cofundadora e copresidente do Nova Women in Business. E citou o seu próprio exemplo: “ao longo do meu percurso académico, recebi inputs de várias pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho que mudaram um pouco a forma como tenho vindo a moldar o meu futuro e isso é tremendamente valioso”.

A outras jovens que, como ela, estejam a preparar-se para iniciar o seu trajeto profissional, Carolina Carvalheira deixa ainda uma mensagem, em jeito de repto: “não se sabotem”. Além de procurar vencer as “barreiras exteriores” à paridade de género que “continuam a existir”, “é fundamental que as mulheres não coloquem entraves a si próprias”, sublinhou. “Perante uma oportunidade de progressão na carreira não hesitem: quando há vontade e competência, tudo se consegue conciliar.”

Parceiros Premium
Parceiros