3ª Grande Conferência de Liderança Feminina: Carolina Carvalheira

Carolina fundou o Nova Women in Business no 2.º ano da licenciatura e já trabalhou em projetos internacionais em parceria com organizações como a ONU. Será uma das oradoras no painel “Três gerações à conversa sobre liderança feminina”.

Carolina Carvalheira integra a equipa de parcerias da Uber Eats em Portugal.

Carolina Carvalheira faz um regresso à escola onde se licenciou em Economia, enquanto uma das participantes no trio de líderes da 3.ª Grande Conferência Liderança Feminina. Foi durante o seu percurso na Nova School of Business and Economics, que se começou a aperceber do reduzido número de mulheres em cargos de liderança. Por isso, em 2016 decidiu fundar, com a colega Rita Pereira, o Nova Women in Business, uma associação que pretendia pôr em contacto estudantes universitárias e mulheres em cargos de liderança, com as quais as alunas se possam identificar, mas que sirvam, simultaneamente, de inspiração para futuras decisões importantes de carreira ou vida.

Ainda durante o segundo ano do curso estagiou na consultora Deloitte, em Lisboa. No terceiro ano fez as malas e partiu para um semestre de intercâmbio em Seoul, na Coreia do Sul, durante o qual teve a oportunidade de representar o CEO da Findster, empresa portuguesa que vende dispositivos de localização de animais de estimação, no que tocava aos investimentos da empresa no continente asiático.

Foi a experiência no setor tecnológico que a fez candidatar-se a um mestrado na área da tecnologia e análise de dados, ingressando em Business Information Management pela Rotterdam School of Management, onde se graduou com mérito. Na Holanda integrou ainda a Enactus Erasmus, onde desenvolveu um projeto que visava a integração social de jovens holandeses com infâncias problemáticas, aliando plataformas digitais a atividades de voluntariado. O projeto chamou a atenção da Comissão Europeia, que a convidou a moderar um workshop na conferência “Digital Skills and Job Coalition”, certame onde se dá destaque a projetos na área do desenvolvimento de aptidões digitais para grupos sociais “digitalmente excluídos”.

Ainda durante o mestrado, integrou uma equipa de investigação científica que estudou fatores de estímulo ao investimento externo no setor do processamento alimentar na Zâmbia, trabalhando ao lado de organizações como a ONU e a Organização Internacional do Trabalho. Atualmente integra a equipa de parcerias da Uber Eats em Portugal, ajudando na expansão do serviço pelo país.

Na 3ª Grande Conferência de Liderança Feminina, Carolina fará parte do painel “Três gerações à Conversa sobre Liderança Feminina”, onde irá debater com Dulce Mota, CEO do ActivoBank, e Cátia Martins, CEO da L’Oréal em Portugal. A este respeito, quisemos saber quais os desafios que o diálogo intergeracional lhe tem colocado, enquanto jovem profissional. “Ao longo da minha curta carreira trabalhei sobretudo com pessoas que eram ou da minha idade ou apenas uns anos mais velhas e, por isso, nunca experienciei grandes dificuldades no diálogo intergeracional. Contudo, diria que a grande diferença entre a minha geração e as gerações mais velhas é o facto de darmos uma grande importância ao impacto que o nosso trabalho tem e de estarmos muito mais à vontade para levantar temas que achamos relevantes, mesmo que isso implique começar conversas difíceis. Dito isto, acredito que é deveras importante fomentar este tipo de diálogos intergeracionais, pois o cruzamento e a partilha das diferentes visões e expectativas de vida de cada geração enriquecem ambas as partes, independentemente da área em que trabalham.”

 

3.ª GRANDE CONFERÊNCIA LIDERANÇA FEMININA

22 novembro 2018  –  9h / 13h
Campus da Nova SBE, Carcavelos

 

9h00 | Abertura
Isabel Canha, diretora do Executiva.pt
Daniel Traça, dean da Nova SBE
Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade

9h30 | Mesa redonda Competências-chave e principais desafios da liderança do futuro
Vera Pinto Pereira, administradora da EDP
Paula Neto, diretora comercial da Liberty
Carla Rebelo, CEO da Adecco
Daniel Traça, dean da Nova SBE
Soledade Carvalho Duarte, managing partner da Invesco Transearch (moderadora)

10h40 | Intervalo

11h00 | Mesa redonda O poder dos role models – a importância de ser e de ter modelos inspiradores
Carmo Sousa Machado, chairman da Abreu Advogados
Isabel Barros, administradora Sonae MC
Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio
Paulo Ribeiro, partner da PwC
Sandra Perdigão Neves, diretora da Altice
Sara do Ó, CEO do Grupo Your (moderadora)

12h10 | Três gerações à conversa sobre liderança feminina
Dulce Mota, CEO do ActivoBank
Cátia Martins, CEO do L’Oréal
Carolina Carvalheira, fundadora do Nova Women in Business

13h00 | Final