Carmo Sousa Machado preside à Abreu Advogados

Não é a primeira vez que a advogada assume um cargo de liderança na Abreu Advogados, mas desta vez o desafio é mais ambicioso. Desde abril que Carmo Sousa Machado é presidente do conselho de administração desta sociedade de advogados.

Carmo Sousa Machado lidera os 300 profissionais que integram a Abreu Advogados.

Foi a primeira managing partner de uma sociedade de advogados em Portugal e agora é a primeira mulher presidente do conselho de administração da Abreu Advogados. Formou-se há 27 anos e está na sociedade de advogados que agora dirige há 21, pelo que este novo cargo é um passo natural na sua carreira. Tem muitos desafios pela frente numa altura em que a advocacia enfrenta um período de mudança de paradigma e um deles é precisamente continuar a manter uma vida fora do escritório como tem conseguido fazer até aqui.

Qual o significado desta nomeação?
É a constatação que na Abreu Advogados fazemos o que dizemos que fazemos, e que somos uma sociedade verdadeiramente plural e aberta. Este desafio surge ao fim de um longo percurso na advocacia e na Abreu Advogados. Foi aqui que, ao longo dos últimos anos, assumi diversas funções de liderança, nomeadamente como managing partner e mais tarde no Conselho de Administração. Exerço advocacia há 27 anos e estou na Abreu Advogados há 21 e, portanto, encaro esta nova etapa de forma natural e muito positiva. É, acima de tudo, uma enorme responsabilidade e um privilégio poder assumir a presidência do Conselho de Administração de uma das maiores Sociedades de Advogados em Portugal.

Qual a sua principal missão do novo cargo?
É a implementação do plano de negócio e da estratégia de expansão da Abreu Advogados, em Portugal e também em alguns mercados internacionais, através das nossas desks, em Angola, Brasil, Cabo Verde, China, França, Moçambique e Timor-Leste, consolidando tudo o que foi feito até aqui.

Quais os principais desafios que a advocacia enfrenta actualmente?
A advocacia enfrenta um período bastante interessante em termos de mudança de paradigma. Enfrentamos, desde logo, desafios inerentes à crescente especialização do mercado e à sua exigência e ao aumento da concorrência, a que se somam os desafios impostos pelas novas tecnologias de informação, passando pela optimização da gestão do conhecimento e pelas estratégias activas de captação e retenção de talento.

O que distingue hoje a Abreu neste mercado?
Trabalhamos com a consciência que temos que dar o nosso melhor aos clientes, trabalhando activamente com eles, como parceiros, com vista à concretização dos seus objectivos, somos verdadeiros solutions providers. O apoio jurídico que damos tem subjacente uma partilha constante de conhecimento entre os grupos de trabalho e áreas de prática, oferecendo um serviço integrado aos nossos Clientes. Somos uma das maiores sociedades de advogados portuguesas, contando com mais de 200 advogados num universo de cerca de 300 profissionais. Para além dos escritórios de Lisboa, Porto e Madeira, a Abreu Advogados tem forte presença internacional e desks – Angola, Brasil, Cabo Verde, China, França, Moçambique e Timor-Leste.

Que mudanças este novo cargo irá implicar no seu dia-a-dia?
Uma agenda ainda mais preenchida, seguramente, e a necessidade de uma ainda melhor conciliação da vida profissional com a vida pessoal. E isto só é possível porque conto o apoio de uma excelente equipa.

Leia O Estilo de… Carmo Sousa Machado aqui.

Parceiros Premium
Parceiros