Accenture eleita a empresa mais diversa e inclusiva do mundo

O primeiro lugar no "Thomson Reuters Environmental, Social and Governance Index" deve-se a medidas como a diversidade do seu conselho de administração, as iniciativas para alcançarem os 50% de mulheres até 2025, ou a aposta no desenvolvimento de talento.

Atingir a paridade de género até 2025 é uma das grandes metas da Accenture, que já conta com 41% de mulheres entre os seus colaboradores e 45% entre as novas contratações.

A Accenture foi eleita a empresa mais diversa e inclusiva do mundo pelo Thomson Reuters ESG (Environmental, Social and Governance) Index. Este índice, criado em 2016, é uma das métricas globais mais completas relativa às práticas de diversidade e inclusão laboral, avaliando a informação pública de mais de 7.000 empresas de capital aberto em todo o mundo.

As empresas foram analisadas segundo 24 métricas, separadas por quatro categorias principais: diversidade, inclusão, desenvolvimento de pessoas e notícias controversas. O índice foi calculado com base na relevância de cada métrica no mercado e na comparação entre empresas.

Entre as várias iniciativas que a Accenture implementou, o índice Thomson Reuters ESG destaca a diversidade no seu conselho de administração — que inclui pessoas oriundas de seis países e de quatro continentes; quatro são mulheres e uma delas é diretora-geral —; a promoção da igualdade no local de trabalho — a empresa quer ter 50% de mulheres entre os seus colaboradores até 2025; atualmente, elas representam 41% dos colaboradores e 45% das novas contratações —; o desenvolvimento de talento — investiu 935 milhões de dólares na aprendizagem e desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, durante o último ano, sobretudo em novas competências de áreas-chave como a cloud, inteligência artificial e robótica — e no compromisso com a transparência — a Accenture foi a primeira empresa de serviços profissionais a publicar, de forma voluntária, informação demográfica acerca dos seus trabalhadores, que inclui o sexo, origem étnica, portadores de deficiência e veteranos (nos EUA).

“O nosso compromisso começa no topo com a administração e estende-se a todas as dimensões da empresa”, comentou o CEO e Chairman da Accenture, Pierre Nanterme. “Abraçamos a nossa diversidade distinta como uma “cultura de culturas”, que também se define pelas nossas 449.000 pessoas que vivem e partilham os nossos valores comuns em todo o mundo. Paralelamente, cada um traz as suas competências e experiências próprias para dar o máximo contributo junto dos clientes e do negócio.”

Para Ellyn Shook, Chief Leadership e Human Resources Officer na Accenture, “a diversidade é fonte da inovação, criatividade e vantagem competitiva. Temos um compromisso sólido e inabalável com todos os colaboradores da Accenture, que não só definem a nossa política de inclusão, como marcam a agenda de diversidade através das suas ações diárias. Esta colaboração entre as nossas pessoas, clientes e comunidades, continua a acelerar o progresso e a fomentar uma cultura de igualdade onde todos podem crescer e prosperar.” 

Este ranking é o mais recente de uma série de distinções atribuídas à Accenture no âmbito da diversidade e inclusão. A empresa integrou vários rankings ao longo do último ano, entre os quais se destacam as 100 melhores empresas globais na área Corporate da Corporate Responsibility Magazine; o índice de Igualdade na campanha de Direitos Humanos da Equality Index; os 50 melhores empregadores de mulheres no Reino Unido para a revista The Times, e as 100 melhores empresas para mulheres na Índia da revista Working Mother & AVTAR.

Parceiros Premium
Parceiros