A maquilhadora empresária

Depois de 16 anos a dar cartas na maquilhagem, como uma das profissionais preferidas das celebridades, Inês Franco dá os primeiros passos no mundo dos negócios. Quer lançar uma marca de produtos de make up, tem um blogue, dá workshops e prepara um novo livro.

Inês está cheia de projetos para concretizar como empresária

Inês Franco realça, com orgulho, que não teve a ajuda de um ghost writer para escrever o seu Guia Prático de Maquilhagem, o primeiro livro que escreveu “para quem não percebe mesmo nada do assunto”, e que foi um sucesso. “Fui eu que o estruturei e escrevi sozinha, deu muito trabalho mas tinha de ser. Recebia muitos pedidos para que ensinasse técnicas e dicas para uma maquilhagem bonita e apropriada a várias situações”. E que mulher não gosta de estar na posse de truques (ilustrados passo a passo) usados pelas figuras públicas, especialmente as da televisão para quem Inês Franco trabalha diariamente?

Disse à editora que o livro chegaria ao top da Fnac. Durante três semanas esteve nos topes não só da Fnac, como da Bertrand e de outras livrarias.

O livro vai na 7ª edição. O sucesso surpreendeu-a e ainda se lembra de que disse à editora, a brincar: “Ainda hei-de estar no top da Fnac!”. E esteve. Durante três semanas esteve nos topes não só da Fnac, como da Bertrand e de outras livrarias importantes do país. Mas esta não será a sua única obra escrita. Até ao Natal, Inês quer lançar o segundo livro, desta vez dirigido a um público que percebe mais de maquilhagem, que gosta de ver vídeos no youtube, e que quer aperfeiçoar as técnicas e os conhecimentos. Tomou o gosto pela escrita? Diz que não foi isso. É mesmo uma necessidade quase imposta pelas imensas seguidoras do seu trabalho diário, no facebook, no blogue, no atelier.

Há 16 anos que Inês trabalha em televisão, publicidade e fotografia. Iniciou a carreira no programa Herman 98 e não parou mais. Trabalhou em muitos programas de sucesso como a Operação Triunfo, Achas que Sabes Dançar, Ídolos, Gato Fedorento, Você na TV, Só Visto, Masterchef, onde foi responsável pela maquilhagem de muitas figuras públicas como as apresentadoras Sílvia Alberto, Tânia Ribas de Oliveira, Marisa Cruz, Iva Domingues e Cristina Ferreira. Trabalha a um ritmo frenético, diz que a cabeça não pára com tantas ideias e o tempo não lhe chega para tudo.

Chegou a hora da assinatura

Desdobra-se em trabalhos (apesar de estar a iniciar o último trimeste da gravidez) e um deles é ser responsável pela maquilhagem e cabelos da apresentadora Cristina Ferreira. Faz também parte da equipa do blogue Daily Cristina e da revista Cristina. Dá workshops de automaquilhagem no seu atelier na LX Factory, que abriu em 2014. Escreve e gere um blogue próprio, faz maquilhagem para noivas e eventos. A Lux elegeu-a personalidade do ano 2014, na categoria moda, superando a modelo Sara Sampaio que anda nas bocas do mundo desde que se tornou um dos anjos da Victoria’s Secret e imagem da Calzedonia.

O projeto mais recente é o lançamento de produtos com a sua marca. Depois de uma esponja, segue-se um kit de pincéis

Iniciou este verão o lançamento de uma série de produtos de maquilhagem com a sua assinatura: Inês Franco by Glams Secret. A sua última paixão profissional. Inês é realmente apaixonada pelo trabalho que faz, adora tudo o que se relaciona com maquilhagem e cabelos (o segundo livro também falará de penteados), investe em pesquisa e informação e não perde a última novidade.

Hoje dá por bem empregue não só as horas que passou “a fazer lábios vermelhos” como o dinheiro que os pais investiram no curso de maquilhagem profissional que esteve em risco, lá pelos 18 anos, por ser caro. Mas ela falou com a mãe que convenceu o pai e lá veio estudar para Lisboa. Não tardou muito para que começasse a estagiar no programa de Herman José, o que a deixou contente mas “numa pilha de nervos”. “É que eu estava mesmo no camarim da maquilhagem onde eles todos se maquilhavam!”. Agora a proximidade às figuras mediáticas não a impressiona e até diz que prefere trabalhar com pessoas “normais”, porque o mais bonito no seu trabalho é “ver as reações de cada uma ao espelho”.

Uma esponja em forma de coração

Inês Franco é uma mulher criativa e empreendedora, que não pára. Nunca pensou chegar onde já chegou e fazer das artes da maquilhagem (na adolescência gostava de pintura a óleo) uma carreira. Mas hoje constata que já construiu “muita coisa” e que ainda tem muito para dar. A maquilhagem é um mundo, profissionalmente saturado, mas tecnicamente em ebulição. Para Inês é uma carreira entusiasmante.

Só fala dos produtos que experimenta e de que gosta. No seu blogue também é assim.

Este verão inaugurou o primeiro produto da marca Inês Franco by Glams Secret com o lançamento de uma esponja konjak, que recebeu muitos prémios internacionais e que a convenceu. A dela destaca-se da concorrência por ter a forma de um coração, como que a provar o amor e o cuidado que põe em tudo o que faz. Em poucos dias vendeu 100 esponjas. Para que serve a esponja konjak? É uma esponja natural (konjak é o nome do produto de que é feita) que é usada para limpar e esfoliar a pele do rosto sem a ajuda de outro produto ou com um gel lavante. Resultado: faz uma micro esfoliação que deixa a pele muito lisa e suave, com os poros fechados, e é uma excelente preparação para a maquilhagem.

“Estou sempre muito atenta à escolha dos produtos porque basta uma única alergia para beliscar o meu nome”, explica. Inês está também a preparar o lançamento de um kit de pincéis com a sua marca – “oito pincéis que quero ter no meu kit para assegurar um excelente resultado” -, e uma aplicação para telemóvel que “parece magia” e permite, através de um scaner ao rosto, testar um sem número de escolhas em maquilhagem. E mais projetos que estão no segredo dos deuses e que não pode ainda revelar.

Só fala dos produtos que experimenta e de que gosta. No blogue que gere diariamente também é assim. Em breve vai a Itália em busca dos melhores pincéis e assegurar-se de que estarão à venda (em lojas) na altura do Natal. E para que no próximo livro, a publicar em breve, eles também já lá estejam fotografados.

Lado a lado com uma estrela

Com passos cuidadosos, aos poucos a sua empresa começa a crescer. Tem consciência de que foi a abertura da página de Facebook (mais de 100 mil seguidores) que lhe “triplicou” as possibilidades. Depois lançou um blogue e inaugurou um atelier de automaquilhagem, numa das zonas mais criativas de Lisboa, para acompanhar o público feminino que a segue (e algum masculino também).

É maquilhadora de Cristina Ferreira. Só folga ao domingo se a apresentadora não tiver um programa de televisão.

Mas a apresentadora Cristina Ferreira deu uma ajuda, e é Inês que o reconhece. Já trabalhava em televisão quando a super apresentadora se estreou e perceberam o potencial uma da outra. Cristina Ferreira passou também a chamá-la para outros trabalhos fora do grande ecran. Chamou-a para o blogue Daily Cristina e para a revista Cristina e Inês foi-lhe mudando a imagem e começou a estar quase diariamente na preparação da apresentadora para o programa Você na TV. E sempre que Cristina Ferreira vai para fora ela também vai. “Ponho-a à frente de qualquer trabalho. Esta mulher é uma inteligência”, confessa.

Os dias de trabalho de Inês chegam a ser esgotantes. Folga ao domingo se Cristina Ferreira não estiver nalgum programa televisão. Mesmo assim tem tempo para ir a casa de qualquer cliente seja noiva, acompanhante, ou alguém que simplesmente quer estar num jantar mais cuidado. Confessa que não lhe falta trabalho. E que também não faltam mulheres cada vez mais interessadas em aprender a cuidar de si próprias. E não é só por gostarem de maquilhagem. “Começa a ser uma imposição social. Já há muitos trabalhos onde não se deve ir com olheiras, com mau aspecto, com ar de quem acabou de acordar. As mulheres já começaram a perceber que a maquilhagem não é só para as estrelas e para as que aparecem na televisão. Nós também podemos ficar lindas como elas. E podemos mesmo”. Com os truques e a garra da Inês quem somos nós para duvidar?