Gloria Ortiz acaba de ser nomeada CEO do Bankinter, sucedendo no cargo a María Dolores Dancausa, que se tornou a primeira executiva deste banco espanhol, em 2010. Quem a conhece descreve-a como uma executiva muito experiente, transversal e colaborativa, segundo avança o elEconomista.
Gloria Ortiz, que assumirá a cadeira da presidência a 21 de março do próximo ano, a data da assembleia geral de acionistas, ingressou no Bankinter em 2001, como diretora de controle de gestão. Desde então, liderou diversas áreas-chave da entidade bancária, como a financeira e a digital, e está desde 2021 a comandar a banca comercial, tornando-se o braço direito de María Dolores Dancusa, que passará a ocupar o cargo de presidente não executiva, substituindo Pedro Guerrero nesta função, depois deste ter anunciado a sua intenção de abandonar o cargo. Ambas as nomeações aguardam a aprovação do supervisor.
Licenciada em Economia e Ciências Empresariais, Gloria Ortiz inicou a sua carreira na Coopers & Lybrand, como auditora, e na Ernst & Young, como consultora de seguros de entidades financeiras. Além das suas funções executivas, é ainda membro do Conselho de Administração da Fundação Bankinter Inovação e presidente do Conselho de Aadministração do Bankinter Luxemburgo.
Durante os mais de treze anos em que esteve à frente do Bankinter, María Dolores Dancusa posicionou-o como uma das entidades mais sólidas e rentáveis de Espanha em todo os rankings de supervisão, além de abrir as portas à sustentabilidade, divulga o El Confidencial.
Leia mais sobre carreiras de executivas.