Milda Mitkute: a mão que fundou a Vinted

Para um problema de muitos - ter demasiada roupa - Milda Mitkute concebeu uma solução que agrada a mais de 50 milhões de utilizadores em todo o mundo: a Vinted, que já é o maior mercado online de roupa em segunda mão, de consumidor para consumidor, a nível europeu.

Milda Mitkute é fundadora Vinted.

Milda Mitkute tinha apenas 21 anos quando concebeu a Vinted. Uma ideia simples, baseada num problema pessoal em que muitos de nós nos revemos: ter muita roupa. Mais de 13 anos depois, a Vinted tem agora 50 milhões de membros registados em todo o mundo e é, na Europa, o maior mercado online internacional, de consumidor para consumidor, dedicado à moda em segunda mão.

Foi em 2008, quando alguns andavam de babydolls, mocassins e aqueles cintos largos — sim, em termos de moda, os anos que se seguiram ao ano 2000 não foram muito melhores —, que Milda Mitkute, ao mudar de casa, reparou pela primeira vez num problema. Era, na altura, uma jovem entusiasta de moda que se exprimia por meio dela e que se viu, então, numa pequena residência de estudantes, com demasiada roupa. Esta, em vez de guardada algures, precisava de ser usada. Foi então que lhe ocorreu esta ideia, que se tornaria uma solução para milhões de pessoas, em todo o mundo, e viria, uma década depois, a ultrapassar todas expectativas.


Tudo começou numa festa caseira

O conceito que daria origem à Vinted começou a desenhar-se quando Milda Mitkute conheceu Justas Janauskas numa festa caseira. Milda partilhou a ideia e Justas dispôs-se a ajudar e a construir um website para dar as roupas dela a amigos. Começaram então a experimentar várias possibilidades de plataforma em que dariam à família e amigos a oportunidade de vender e trocar peças de roupa.

“A Vinted começou como um projeto para mim e para um círculo restrito de amigos. Até o êxito interno na Lituânia, a nossa terra natal, era impensável. Para mim e para o Justas, a Vinted era um projeto tratado, ainda que apaixonadamente, como passatempo, em que podíamos experimentar coisas além dos nossos empregos, mas com que, ao início, não ganhávamos dinheiro. No entanto, a nossa plataforma despertou o interesse das pessoas e dos média na Lituânia, cresceu repentinamente e atraiu investimento nos anos seguintes, o que nos levou à expansão para outros países”, recorda a empreendedora.

 

Onde a tecnologia e a moda em segunda mão se encontram

A Vinted teve crescimento acelerado, mas Milda não cresceu como empresária. Ela e Justas eram duas estudantes normais com uma start-up. Perceberam que o mercado de artigos em segunda mão tinha realmente futuro quando o interesse na sua plataforma cresceu rapidamente, mesmo fora do seu país. Por todo o mundo, as pessoas procuram peças bonitas a preços apelativos, ao mesmo tempo que têm necessidade de vender os artigos de moda que já não usam.

“Nos primeiros três anos, a Vinted manteve-se uma pequena empresa. Não ganhámos praticamente nada, mas éramos nós a fazer tudo, com muita paixão, do desenvolvimento de funcionalidades às primeiras ações promocionais. Três anos volvidos, reunimo-nos com os primeiros investidores e estávamos determinados em fazer disto um grande projeto e uma missão mais global, acrescenta Milda.

A maternidade e a ascensão da Vinted a unicórnio

Depois de, durante anos, dedicar todo o tempo à empresa, Milda Mitkute percebeu que era chegada a altura de fazer uma pausa e de se centrar na vida pessoal. Sonhava com uma família grande e queria passar tanto tempo quanto possível com os filhos. Decidiu deixar a empresa, mas mantém-se muito próxima da equipa da Vinted até hoje.

Enquanto Milda se focava na maternidade, a empresa atingiu um valor superior a mil milhões de euros, o que fez dela o primeiro unicórnio lituano. A preocupação com uma moda mais circular está a ter um crescimento intenso, o que, até hoje, continua a alimentar a popularidade da aplicação. A Vinted opera atualmente em 15 mercados, da sua base em Vilnius, com escritórios em Berlim, Praga, Utreque e Amesterdão. No plano global, conta com mais de mil colaboradores e mais de 50 milhões de membros registados.

E Milda Mitkute? Nunca consegue ficar parada e tem muitas ideias quanto ao que quer fazer a seguir. “Tenho interesse em temas sociais, alterações climáticas, inteligência artificial, educação. Em como será o mundo daqui a 20 anos, quando os meus filhos forem crescidos. Se um dia me perguntarem “Mãe, que fizeste tu para melhorar o estado em que se encontra a nossa Terra?”, quero ter uma resposta para lhes dar. A minha consciência ambiental cresceu com a Vinted, e hoje faço o possível por trazer à minha vida quotidiana hábitos mais responsáveis”, conta. Retomou os estudos, tendo trabalhado em vários mestrados e aprofundado assuntos importantes, como a ligação entre as alterações climáticas e a sociedade. “Sinto que tenho muito trabalho de casa pela frente para ver que caminho tomar a seguir”, conclui

Conheça as histórias de outras mulheres empreendedoras aqui.

Parceiros Premium
Parceiros