Marta Araújo, 37 anos, é CEO da Castelbel, empresa que produz fragrâncias de luxo para corpo e casa. Doutorada em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, estava longe de pensar no mundo corporativo durante os anos que dedicou à Academia, sonhando com uma carreira dedicada ao ensino. Foi um convite inesperado para diretora comercial, há sete anos, que a fez abraçar este projeto que mudou completamente a sua vida.
A lógica por detrás do convite para promover e comercializar as marcas próprias da Castelbel no mercado global assentava na sua vivência internacional, fluência em línguas estrangeiras, conhecimentos de Química e Informática e a sua energia e determinação para passar das palavras ao atos. Mergulhou a fundo na nova missão sem ter tido tempo para fazer formação executiva – só conseguiu fazê-la no início do ano passado quando já assumira o cargo de CEO da empresa. Mas mesmo sem formação específica, Marta Carvalho Araújo ajudou as marcas próprias da empresa (Castelbel e Portugal) a ganharem muito mais protagonismo – valendo hoje cerca de 75% da faturação – e triplicou o número de mercados de exportação.
Como passou da Academia para o mundo corporativo? Quais os desafios que enfrentou? Que aprendizagens fez e como? Que resultados conseguiu? Que preocupações tem para formar novos líderes e desenvolver as suas pessoas?
Não perca a sua talk a 30 de janeiro, no 2.º Programa Intensivo de Desenvolvimento de Carreira: Como Chegar a Líder, que se vai realizar no auditório da Abreu Advogados. Veja o programa aqui.