As empresas e organizações devem esforçar-se para refletir, nas suas estruturas, a diversidade natural da sociedade em que se inserem. A reflexão é de Pedro Pina, Global Client Partner da Google, durante a sua intervenção enquanto key note speaker da conferência de Mulheres na Tecnologia. “A diversidade é um facto: não é para discutir”, observa. Já a inclusão deve ser uma estratégia pensada. “O exemplo tem de vir de topo. Muitas empresas falam de diversidade mas veem-se muito poucas mulheres nos conselhos de administração, em Portugal.”
Pedro Pina partilhou alguns dos compromissos que a Google assumiu de modo a aumentar a diversidade de género entre os seus quadros e promover a colocação de mais mulheres nos boards de outras empresas e falou ainda sobre os mitos e preconceitos femininos que é preciso derrotar no caminho para a igualdade de género na vida profissional e na sociedade. “Abandonem alguns clichés como o multitasking, esta ideia de uma certa superioridade feminina. O conceito de supermulher é perigosíssimo porque significa que é preciso um esforço extra para compensar todas as desigualdades… e é reforçado pelas próprias mulheres.”
Recorde alguns momentos da intervenção de Pedro Pina na conferência Mulheres na Tecnologia, organizada pela Executiva, com o patrocínio da Accenture e da Nova IMS e o apoio da Siemens.